Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Telescópios da NASA captam galáxias do princípio do Universo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Telescópios da NASA captam galáxias do princípio do Universo
notícias

Telescópios da NASA captam galáxias do princípio do Universo

Técnica de lente gravitacional permitiu observar as galáxias mais diminutas e distantes já descobertas

Ultima atualização: 10 de janeiro de 2014 22:11
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

70ecc3e9d65b98e8d7129cf32fa3a8c91527191915

O aglomerado de galáxias Abell 1689, cuja gravidade funcionou como lente revelando as distantes galáxias atrás dele
Créditos: NASA/ESA

Utilizando uma parceria entre os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, astrônomos puderam obter imagens de 60 galáxias situadas a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância. É uma imagem do Universo quando este tinha menos de 4 bilhões de anos de existência.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Os astrônomos explicam que mesmo o Hubble não conseguiria observar essas galáxias, pois são muito diminutas e apagadas. Contudo, elas são cerca de 100 vezes mais numerosas que as formações maiores e a fim de conseguir enxergá-las os cientistas utilizaram o fenômeno das lentes gravitacionais.

O Hubble fez mira sobre o aglomerado de galáxias Abell 1689, situado entre a Terra e a região alvo, e a gravidade do aglomerado funcionou como uma lente, distorcendo o espaço-tempo a seu redor e aumentando a luz das longínquas galáxias atrás dele. Trabalhando no espectro ultravioleta, o telescópio detectou 58 fracas galáxias do jovem Universo.

ESTUDANDO A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO

O estudo faz parte do projeto Campos de Fronteiras do qual já falamos, utilizando os telescópios Hubble, Spitzer e Chandra, a fim de estudar regiões muito distantes, quando o Cosmos tinha poucos bilhões de anos de idade. Brian Siana, da Universidade da Califórnia e líder do estudo, comenta: “Sempre houve preocupação com o fato de conseguirmos observar somente as galáxias distantes mais brilhantes e estas são somente a ponta do iceberg. Agora conseguimos localizar as formações menores e começar a ver o restante”.

Apesar de serem muito pequenas e de brilho fraco, pela quantidade muito maior delas no jovem Universo essas galáxias respondiam pela maior parte da formação de estrelas nessa época. O Cosmos também era preenchido por hidrogênio nesse início e as galáxias devem ter ajudado a remover elétrons desse gás, tornando o Universo transparente para a luz. Isso permitiu que os astrônomos de hoje passem a fazer essas distantes observações.

Assunto relacionado:  Astrônomo fotografa UFO avistado em três estados norte-americanos

Também foi anunciado por outra equipe um estudo independente, que detectou 4 galáxias mais distantes ainda, e bem maiores e muito mais brilhantes. Esses corpos aparecem como eram no momento em que o universo tinha somente 500 milhões de anos de idade, e são 20 vezes mais brilhantes do que o esperado.

Os astrônomos não esperavam ver galáxias tão massivas em uma época tão recuada e além de localizá-las com o Hubble, utilizaram Spitzer para medir sua luminosidade e estimar a massa de suas estrelas. Dessa maneira, a massa total das 4 galáxias pôde ser determinada, a primeira vez em que isso foi feito com objetos tão distantes. Essas descobertas irão proporcionar melhores estudos por parte do telescópio espacial James Webb, que deve ser lançado em 2018.

Site oficial do telescópio Hubble

Galeria de imagens obtidas pelo Hubble

Telescópios da NASA observam os objetos mais distantes do Universo

Saiba mais:

Livro: Terra Vigiada

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

TÓPICO(S):Edição 191
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up