Stephen Hawking, considerado uma das maiores mentes científicas de nosso tempo, provocou nova polêmica ao afirmar que a manipulação do bóson de Higgs pode levar à destruição do Universo. O cientista fez o alerta no prefácio do livro Starmus, uma coletânea de artigos de renomados astrônomos e astronautas. O bóson de Higgs, última partícula do Modelo Padrão a ter sua existência confirmada. Isso foi realizado com os experimentos levados a cabo no Grande Colisor de Hádrons (LHC), acelerador de partículas do Centro Europeu de Ciência Nuclear (Cern), em 2012.
De acordo com Stephen Hawking, se em futuras experiências o bóson de Higgs for manipulado em determinados níveis de energia, o campo que ele emite, responsável por criar a massa das demais partículas, pode ser alterado ou eliminado. Dessa forma, a matéria tenderia a se desfazer, a massa que cria a gravidade igualmente sumiria e o próprio espaço-tempo passaria a se expandir à velocidade da luz no que é chamado de vácuo verdadeiro. Contudo, para que isso ocorresse, Hawking calculou que seriam necessários 100 bilhões de gigaelétron-volts, e o LHC, para descobrir o bóson de Higgs, produziu somente 4.000 gigaelétron-volts.
O próprio Stephen Hawking afirma em seu texto que essa quantidade de energia está muito além do possível com a tecnologia atual e que um acelerador de partículas capaz de tal dispêndio deveria ser maior que a Terra. “É improvável que seja financiado no atual clima econômico”, brinca o cientista. O cientista afirma ainda que algo muito semelhante pode ter ocorrido há 13,8 bilhões de anos, no início do Universo com o Big Bang, e sugere que a melhor forma de investigar a questão é olharmos para trás com nossos instrumentos. Ao mesmo tempo, o colunista do jornal Folha de São Paulo, Salvador Nogueira, também autor do recém lançado livro Extraterrestres, sugeriu em seu blog Mensageiro Sideral que se pode especular se uma avançada civilização, vivendo há incontáveis bilhões de anos em outro universo, poderia ter realizado uma experiência semelhante à descrita por Hawking, dando origem à outra realidade, quem sabe nossa própria.
Stephen Hawking: \’Eles não são nossos amigos\’
Em busca da \’partícula de Deus\’
A primeira máquina do tempo no mundo poderia ser o LHC
Stephen Hawking afirma que buracos negros não existem
Apresentador diz que aliens podem ter visitado a Terra e não encontrado sinal de inteligência
Saiba mais:
Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira – Parte 2
DVD: Buscando Vida Fora da Terra
Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.