O ministro da Ciência da Malásia decidiu que a escolha do primeiro astronauta do país terá a participação do povo, que ajudará na decisão por meio de mensagens enviadas pelo celular. Segundo Jamaluddin Jarjis, a população poderá fazer sua escolha por meio de uma lista de astronautas pré-selecionados pelo governo. Os votos da população serão levados em conta quando os diretores da agência espacial do país tiverem de tomar sua decisão.
Aquele que receber mais votos – caso seja aprovado pela agência – fará parte de uma missão espacial russa que deve acontecer em 2007 e será o primeiro malaio a ir ao espaço. A idéia veio devido ao sucesso de programas de TV em que o público vota para decidir o futuro de competidores, como em reality shows.
A Malásia tem cerca de 11 mil pessoas com aspirações a ser astronautas. Dessa lista, apenas uns poucos serão pré-selecionados. A biografia dos escolhidos será colocada na internet para que as pessoas possam conhecê-los e decidir quem é o mais apto para partir em uma missão espacial. Se a idéia fizer sucesso, e o governo decidir cobrar pelas mensagens de celular enviadas, o dinheiro arrecadado pode até mesmo cobrir grande parte dos custos do programa espacial do país.
A agência espacial malaia já anunciou planos de um programa de pesquisa para mandar os alimentos preferidos da Malásia para o espaço, e o processo de seleção para escolher o malaio que irá experimentá-los em gravidade zero já está avançado. Até agora, apenas 200 candidatos conseguiram correr 3,5 km em menos de 20 minutos e receber aprovação em exames médicos, dois dos pré-requisitos para participar da seleção.