O incidenteEm março de 1997, sobre a cidade de Phoenix – capital do estado do Arizona -, cerca de 10 ou mais luzes anômalas estiveram presentes no céu por várias horas. Não estavam dispersas, formavam uma \’meia lua\’ bem aberta e houve muitas testemunhas que conseguiram delinear um enorme objeto entre as luzes, que na realidade estariam delineando a fuselagem do suposto UFO. A “coisa” se manteve parada no céu da cidade por bastante tempo, permitindo que os interessados tirassem fotografias à vontade e telefonassem para todos os aeroportos e bases aéreas da região em busca de informações. Obviamente, ninguém sabia dizer o que era… Os investigadores do caso conseguiram localizar várias pessoas que, posicionadas em pontos estratégicos no momento do fenômeno, afirmam terem conseguido ver o enorme objeto mais de perto, distinguindo a sua fuselagem e até janelas nele. Outras testemunhas relataram o aparecimento contínuo no céu, nos dias que precederam o evento, de vários objetos e luzes anômalas, tanto em tamanho quanto em comportamento.
Luzes de Phoenix. Moradores de Los Angeles, na Califórnia, estado vizinho ao Arizona, afirmaram também terem visto, um dia antes do ocorrido, uma formação muitíssimo semelhante rumando em direção ao complexo de Nellis – conjunto de bases militares que existem no deserto de Mojave, entre elas está a Área 51. Na realidade, disseram que não era uma formação, mas sim um objeto único, porque as luzes delimitavam uma área escura no céu, encobrindo totalmente as estrelas…
Noticiário. Diante de uma aparição desta proporção, sobre uma das principais cidades dos EUA, e diante de milhões de espectadores, o leitor poderia esperar uma reação bombástica da mídia, tanto em jornal e televisão. Também as pessoas, o cidadão comum na rua, não deveria ter outro assunto… Entretanto, adivinhem o que aconteceu: Nada!Uma breve nota apareceu em alguns poucos jornais dizendo que a força aérea tinha realizado exercícios na noite anterior e que “luzes de sinalização” puderam ser vistas nos céus de Phoenix. Uma mentira óbvia e ululante, já que “luzes de sinalização” não ficam paradas no céu em formação perfeita por várias horas. A CNN também publicou uma pequena reportagem apresentando a mesma explicação. O New York Times, alguns dias depois, fez um pequeno comentário numa reportagem de algumas linhas dizendo que “algumas pessoas” em Phoenix tinham confundido exercícios militares com UFOs…
Para quem esperava uma comoção nacional, foi um enorme “banho” de água fria e a situação fica ainda pior se levarmos em conta que quase ninguém na cidade deu atenção ao fenômeno. O cidadão médio, em geral, nem viu! E quem olhou achou curioso mas manteve o seu caminho, preocupado com a sua própria vida… Com a exceção de umas poucas pessoas, quase ninguém deu atenção ao ocorrido. O assunto foi rapidamente esquecido nos dias seguintes e assim se mantém até hoje!IntervençãoSe analisarmos de maneira realista, a suposta e esperada intervenção alienígena através do aparecimento de uma enorme quantidade de UFOs no céu tem tudo para ser um grande fracasso de audiência… Por acaso alguma coisa mudou no México depois da suposta revoada de UFOs que aconteceu ou acontece por lá? A vida das pessoas melhorou? Piorou? Ou continua a mesma coisa?
Se alguém acredita que a imagem de uma miríade de luzes pairando entre as nuvens vai mudar a vida das pessoas, digo que temos muitos motivos para crer no contrário. Eu mesmo já presenciei um \’show\’ pirotécnico oriundo de um UFO nos céus de Niterói e nem por isso houve uma ruptura na vida ninguém. Nem na minha e nem dos meus vizinhos, que não se deram nem o trabalho de olhar… O episódio de Phoenix, tão grandioso quanto ignorado, é um ótimo exemplo do que pode acontecer quando as pessoas se defrontam com algo que elas não querem ou não têm interesse em acreditar: Elas simplesmente desprezam! E não adianta nada ficar depois repetindo que aconteceu algo incrível nos céus da cidade. Porque, como não interessa a ninguém, todo mundo já terá esquecido o ocorrido!