O presidente e o ministro de C&T, Sergio Rezende, serão apresentados ao satélite sino-brasileiro de observação da Terra, montado e testado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, SPO presidente Lula e o ministro de C&T, Sergio Rezende, visitam o Inpe na próxima terça-feira, dia 13, à tarde, para conhecer o Cbers-2B, terceiro satélite da família Cbers – Programa de Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Naturais, a ser lançado de uma base espacial chinesa no segundo semestre deste ano.
Montado e testado nos laboratórios do Inpe, em São José dos Campos, o Cbers-2B deve ser embarcado para a China no final deste mês ou início de abril.O acordo espacial que deu origem ao Programa Cbers foi assinado em 1988. O Cbers-1 foi lançado da China em 1999, e o Cbers-2, em 2006.Estão ainda previstos o Cbers-3 e o Cbers-4, a serem lançados, respectivamente, em 2009 e 2011. O Cbers-4 poderá ser lançado do Brasil, se para tanto houver condições no Centro de Alcântara, no Maranhão.
O Cbers-2B deve preencher o tempo entre o fim da vida útil do Cbers-2 e o início do funcionamento do Cbers-3. A expectativa é que, com ele, o sistema sino-brasileiro de observação da Terra não sofra qualquer interrupção.O Cbers-2B é semelhante ao Cbers-2, com a diferença importante de que terá uma câmara pancromática (HRC) de alta resolução (2,5m).O Cbers é o projeto de maior relevância hoje do Programa Espacial Brasileiro. Nele o país investe parte substancial de seu orçamento em atividades espaciais.