
20.000 km Através
de uma Geografia Oculta
Pablo Villarrubia Mauso
Editora Mercuryo (SP)
328 pág., R$ 38,50 (LL-66)
Uma primeira viagem de quatro meses por todo o Brasil e uma segunda pelos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte permitiram ao jornalista Pablo Villarrubia Mauso ter uma nova visão da riqueza e variedade da fenomenologia ufológica em nosso território. O resultado dessa aventura – além de uma série de reportagens para revistas especializadas – foi o livro Mistérios do Brasil: 20.000 km Através de uma Geografia Oculta, de sua autoria, e a comprovação de uma correlação íntima entre UFOs, sítios arqueológicos e fenômenos paranormais.
Pablo Villarrubia Mauso descortina por meio de sua coletânea de relatos, os aspectos geográficos brasileiros que quase ninguém conhece, transpondo-nos aos lugares mais enigmáticos e curiosos do país. São quase 20 mil km percorridos das mais diversas formas, numa jornada de 120 dias, pelas extensões selvagens da Amazônia, desertos do Maranhão, chapadas e cerrados como os da Carolina, formações geológicas extraordinárias como as de Sete Cidades, no Piauí, montanhas escarpadas e vales áridos da Paraíba.
Através desta peregrinação, o jornalista descobriu marcas da presença de povos bíblicos no Brasil pré-histórico, astronautas retratados em pinturas rupestres, manuscritos perdidos, mortes de seres humanos supostamente provocadas por UFOs, o mistério de criaturas como o abominável homem das selvas, o lobisomem, os vampiros terrestres do Pará, as pedras no Rio Negro, as revelações arqueológicas dos fenícios no Amazonas e o enigma das dunas maranhenses.
Durante sua estada de dez dias em São Gabriel da Cachoeira – região remota do alto do Rio Negro, no Amazonas, onde se localiza o pico da Neblina –, Pablo presenciou uma intensa onda ufológica. Aquele setembro de 1995 foi marcado pela aparição de um “lobisomem” que, segundo os nativos, constituía-se numa espécie de luz voadora com pequenas dimensões que aparecia sobre as águas, perseguindo pescadores durante a noite. Sem aparente conexão, registrou-se no mesmo período o aparecimento de uma criatura monstruosa, com mais de dois metros de altura, semelhante a um símio e com uma boca na barriga, exalando odor insuportável.
O legendário mapinguari, longe de ser um animal conhecido, dava urros e deixava rastros de morte em meio às florestas. Se por um lado surgiu a “fera” no Rio Negro, a “bela” foi identificada como um anjo por uma adolescente, moradora de São Gabriel da Cachoeira. A menina afirmou ter visto um ser alado flutuando a poucos metros de altura da correnteza do rio e movendo a boca, como a dizer algo que ela não conseguiu ouvir.
Somente por esses relatos tem-se a base das inúmeras histórias sobre a rica casuística do Norte do Brasil, cujos paradigmas tornaram-se conhecidos pelo obstinado autor a partir de 100 horas de entrevistas gravadas com os maiores especialistas em arqueologia, antropologia, história, folclore e ecologia da região. Valendo-se do fato de que toda narrativa tem no mínimo duas versões, como se pode constatar em Mistérios do Brasil: 20.000 km Através de uma Geografia Oculta, Villarrubia também dá chance aos mais humildes e não menos importantes caboclos amazonenses e matutos nordestinos contarem seus inebriantes “causos” sobre aparições de objetos luminosos no céu, compondo assim mais de três mil slides que documentam a viagem.
Nada escapou de seu faro jornalístico e de investigador competente e ilibado, que há oito anos – embora sendo brasileiro, reside em Madrid, na Espanha – vem se dedicando a viajar por diversos países da América Latina, norte da África e Península Ibérica, sempre em busca de mistérios tão diversificados quanto os das civilizações desaparecidas. Pablo Villarrubia Mauso, que também é fotógrafo profissional, registrou todas as formas geográficas das 31 localidades que visitou, com o objetivo de desmitificar os fenômenos inexplicáveis que as rondam, sem contudo desmerecer as figuras de cada folclore.
Essas imagens fazem parte do rico acervo de ilustrações em cores desta obra, a primeira com esse tipo de abordagem e que serve como referencial para aqueles que quiserem percorrer os mesmos caminhos, com base num roteiro de viagens sugerido pelo próprio autor. Siga as indicações deste peregrino aventureiro, descobrindo você mesmo o que se esconde nas entranhas brasileiras, ou dê asas à sua imaginação com Mistérios do Brasil: 20.000 km Através de uma Geografia Oculta, à venda pelo encarte da Revista UFO.
ABDUÇÕES
John E. Mack
Editora Educare, São Paulo
460 pág., R$ 49,90 (LL-67)
Mais uma obra da Biblioteca Documento UFO, da Educare Brasil
O renomado psiquiatra de Harvard John Mack, vencedor do Prêmio Pulitzer de Literatura em 1977, pesquisou durante mais de quatro anos as conseqüências que se acometeram na vida de 13 abduzidos norte-americanos – de ambos os sexos e das mais diversas idades e profissões. Após recolher os relatos das experiências dramáticas desses indivíduos, Mack pôde perceber que o processo pelo qual passaram é incrivelmente semelhante entre eles: visitas constantes de seres com olhos negros, grandes e oblíquos; lapsos de tempo; transformação pessoal e men-sagens sobre o futuro da Humanidade. “Aparentemente, este livro toca algum tipo de nervo”, define o autor.
Em Abduções o autor procura responder às dúvidas sobre as perturbadoras marcas deixadas para todos nós por criaturas extraterrestres que capturam humanos, introduzem instrumentos, abusam sexualmente, causam profundos traumas e bloqueiam a mente do abduzido mesmo durante sessões de regressão hipnótica – como o próprio Mack pôde constatar. Estas vítimas, ou como alguns preferem, “privilegiados” enfrentaram o medo da humilhação, a rejeição e a ameaça que a revelação ao público lhes trouxeram.
Prefaciado pela respeitada ufóloga Irene Granchi, fundadora do Centro de Investigações Sobre a Natureza dos Extraterrestres (CISNE) e precursora nas pesquisas a respeito do Fenômeno UFO no Brasil, o livro apresenta toda a emoção vivida pelos abduzidos que fogem da suposta normalidade indo ao trauma decorrente de suas inesquecíveis experiências extraterrestres.
“A importância desta publicação, ao ser selecionada para nossa Biblioteca Documento UFO, deve-se principalmente em levarmos ao leitor brasileiro um estudo sistemático sem pos-sibilidades de deslizes e acima da dúvida dos eternos céticos da casuística ufológica”, escreve dona Irene. E como ela mesma declara: “É ler para se certificar da complexidade da vida extraplanetária
”.
RECEBEMOS E AGRADECEMOS
• Saf Bulletin, 01, março1997. Solna Astromiska Forening. Box 2238, S – 171 02 Solna, Suécia.
• Informativo Realidade UFO, 09, março de 1997. Centro de Investigação e Estudos Ufológicos (CIEU). Rua Doutor Rivota 1118, 97700-000 Santiago (RS).
• Boletim Informativo Conexão Inuz, 76, março de 1997. Conexão Inuz – Bases de Preservação e Pesquisas. Caixa Postal 3007, 85015-970 Guarapuava (PR).
• Contato UFO, 05, abril de 1997. Ari Mallmann Homem. Rua Carlos Chagas 684, 14090-190 Ribeirão Preto (SP).
• UFO News, 16, dezembro de 1996. Centro de Investigações e Pesquisa de Fenômenos Aéreos Não Identificados (CIPFANI). Rua Dorinato Lima 220, 32223-160 Contagem (MG).
• UFO, 19, janeiro a junho de 1997. Centro Italiano Studi Ufologici (CISU). Caixa Postal 82, 10100 Torino, Itália.
• Correio Extraterrestre, 22, maio de 1997. Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX). Rua Felipe Schimidt 515, 88010-001 Florianópolis (SC).