O primeiro caso de abdução da Era Moderna dos Discos Voadores aconteceu em Minas Gerais, no Brasil. O relato foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1965, na revista norte-americana Flying Saucer Review, porém, o fenômeno ocorreu no mês de outubro de 1957. Abdução é o nome dado ao seqüestro de humanos e animais realizado por seres não-humanos, geralmente são atribuídos a tripulantes de naves extraterrestres. Alguns acreditam que a prática é realizada há milhares de anos e seu objetivo é discutível.
Na década de 1950, após alguns avistamentos em sua propriedade, o fazendeiro Antônio Villas-Boas foi seqüestrado, examinado e obrigado a manter relações sexuais com uma bela alienígena loira. Conhecido como Caso Villas-Boas, o relato é um dos mais famosos da literatura ufológica mundial. Para Francisco Pires de Campos, que pesquisa o Fenômeno UFO em Botucatu (238 km de São Paulo), a narração do fazendeiro é o episódio mais importante do gênero. Em entrevista à Livraria da Folha, o ufólogo relata casos de objetos voadores não identificados e abduções na cidade e região. Ouça aqui.
Entre os ufólogos o tema é pesquisado com rigor, mas freqüentemente cai em descrédito. Pierre Monnet, por exemplo, foi alvo de críticas, principalmente sobre sua saúde mental e probidade intelectual, depois de escrever o livro Comunicações Extraterrestres. Com o passar dos anos, especialistas começaram a olhar com seriedade para as questões levantadas nesse exemplar. Do mesmo gênero, Primeiras Investigações sobre os Humanóides Extraterrestres traz, em suas primeiras páginas, a seguinte advertência sobre as fontes: Escrevendo também para informar o público, sobre um tema tabu, quisemos que cada um tivesse a possibilidade de verificar nossas afirmações.
Visite a estante da Livraria da Folha dedicada à Ufologia, clicando aqui. Saiba mais sobre o Caso Villas-Boas, aqui.