A Agência Aeroespacial do Japão pretende instalar uma estação espacial habitada na Lua até o ano de 2025, com o objetivo de colocar em funcionamento um sistema de satélites para prevenir desastres naturais. “Vamos incluir este projeto como um de nossos objetivos para o futuro dentro de nossa visão, a longo prazo, que proporemos ao Governo antes de finais de março”, explicou nessa semana um responsável da agência que pediu o anonimato.
Antes de 2015, a agência prevê pôr em marcha um sistema que transmita informações sobre as catástrofes aos telefones móveis, através de satélites. “Ainda estamos definindo nossa visão. Há um montão de coisas que queremos incluir”, disse. Segundo o jornal Mainichi Shimbun, o Japão planeja a construção de um robô para explorar a Lua em cinco anos e antes de 10 anos quer desenvolver tecnologias que permitam ao homem realizar longas estadias nesse satélite da Terra.
Dentro de 20 anos, Japão começará a fabricar uma estação espacial destinada à Lua para efetuar investigações científicas e com esta finalidade se propôs a criar uma nave espacial habitada, assegurou o jornal. Segundo um responsável da Agência Aeroespacial, que não quis comentar o artigo, as informações do Mainichi “não são todas falsas”.