A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão lançou com sucesso nesta segunda-feira (10) um protótipo de um jato supersônico que poderia revolucionar o transporte aéreo. O protótipo experimental japonês foi lançadode uma base em Woomera, no sul da Austrália. Os responsáveis pelo projeto esperam poder construir um avião para transportar 300 passageiros e viajar no dobro da velocidade do som. Os pesquisadores japoneses esperam poder lançar uma versão comercial do novo jato em até duas décadas.
Se tudo correr como o planejado, o novo jato supersônico teria uma capacidade maior e seria mais rápido que o Concorde, aposentado há dois anos. O novo avião também teria autonomia de vôo maior que a do Concorde, podendo voar por distâncias mais longas sem necessidade de reabastecimento. O protótipo testado nesta segunda-feira na Austrália era um modelo em escala de um propulsor de foguetes, não tripulado, lançado a uma altitude de cerca de 20 km.
A partir daí, o modelo entraria em velocidade de cruzeiro a Mach 2 – duas vezes a velocidade do som – antes de voltar para a Terra. O propósito do teste era avaliar a aerodinâmica de um novo desenho de asa. Os responsáveis pelo projeto esperam que o jato possa fazer um dia a viagem entre Tóquio e Nova York em menos de seis horas – menos da metade do tempo atual de vôo entre as duas cidades. O projeto, financiado pelo governo japonês, tem enfrentado problemas. Três anos atrás, um vôo de teste na base de Woomera terminou em desastre. Pouco após o lançamento, o protótipo começou a voar em espiral, fora de controle, antes de se espatifar no solo.