Ad imageAd image

Itália faz 1º teste com espaçonave não-tripulada

Equipe UFO

8576319e92bfeb23eda1ae1a61950ad01528232247

Créditos: Arquivo Ufo

O Centro Italiano de Pesquisas Aeroespaciais (Cira) anunciou nesta quinta-feira ter realizado com sucesso o primeiro vôo de teste estratosférico de um protótipo de nave espacial não-tripulada. A nave recebeu o nome de Castor.

Ad image

“O lançamento foi realizado com sucesso às 7h30 GMT (04h30 de Brasília) de 24 de fevereiro, do aeroporto de Tortoli, na Sardenha, e a missão foi concluída às 9H30 GMT (6h30 de Brasília), com a queda do USV (Unmanned Space Vehicle ou Veículo Espacial Não-Tripulado) em uma zona marítima assegurada”, divulgou a Cira em um comunicado.

O Castor, com 9,2 metros de comprimento, 3,7 de largura e peso de 1.250 quilos, ficou durante duas horas na atmosfera, graças ao uso de um balão estratosférico, até alcançar uma altitude de 31 quilômetros. “O objetivo da missão foi simular a fase de vôo supersônica de uma nave espacial durante sua entrada na atmosfera, o momento mais delicado devido ao aquecimento gerado pelo contato com a atmosfera terrestre”, assegurou o Cira.

“O programa USV, e em particular as duas primeiras naves, Castor e Pollux, representam um exemplar único de protótipos aeroespaciais atualmente operacionais no mundo”, acrescentou a organização. O programa foi iniciado em 2002 e se estenderá até 2012, o que significa um custo de 179 milhões de euros.

A missão foi realizada com a colaboração da Agência Espacial Européia (ESA), da Agência Espacial Italiana (ASI), do Conselho Nacional de Investigação (CNR), da Aeronáutica e da Marinha.

Compartilhe