Titã, a maior lua de Saturno, possui dunas similares às dos desertos da Terra. A existência das misteriosas dunas foi detectada na análise de imagens transmitidas à Terra pela sonda Cassini.
Segundo cientistas da Universidade do Estado americano do Arizona e do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês) da NASA, as dunas têm aproximadamente 150 m de altura e centenas de quilômetros de extensão, concentrando-se no centro de Titã. Até agora não se sabe do que são compostas as dunas, mas os cientistas acham que o mais provável é que elas tenham se formado por meio de sólidos orgânicos ou água congelada.
Segundo estudo publicado pela revista Science, a presença de dunas em Titã põe em evidência processos geológicos que deram origem a grãos da mesma forma que os de areia, assim como a ausência de um líquido que teria atuado como elemento de coesão. As dunas aparecem de leste a oeste e mostram padrões que sugerem sua formação como resultado de ventos e da influência gravitacional de Saturno.
Em artigo na seção “Perspectives” da revista, Nicholas Lancaster, cientista do Instituto de Pesquisas de Desertos em Reno (Nevada), afirma que o formato das dunas é similar às dos desertos da Namíbia e o de Rub Al-Khali, na Arábia Saudita.