Urano e Netuno não são gêmeos idênticos como parecem ser em cor natural, de acordo com as imagens do Hubble. As características atmosféricas de Urano e Netuno foram reveladas em imagens tiradas com o Telescópio Espacial Hubble. A fileira de cima revela Urano e Netuno em cores naturais, mostrando os planetas como apareceriam se pudéssemos vê-los pelo telescópio. Nas imagens de baixo, foram usados filtros de cores diferentes para descobrir as características que não podemos ver.
Foram usados filtros de luz vermelha, verde e azul para mostrar Urano e Netuno nas suas cores naturais. Outros filtros, incluindo do infravermelho-próximo, para visões aumentadas. As visões aumentadas mostram que Urano e Netuno são dois mundos diferentes. “Eu tive extraordinário cuidado de que as imagens de cores naturais fossem muito próximas do que um humano veria de uma astronave próxima a estes planetas”, disse Erich Karkoschka da Universidade do Arizona. “As imagens de cores aumentadas mostram como um instrumento com sensibilidade espectral diferente do olho humano pode mudar a visão. Há mais em tudo do que o olho humano pode ver”.
As novas imagens mostram como o eixo de rotação de Urano é inclinado quase 90° em relação ao eixo de Netuno. Os pólos sul de Urano e Netuno estão ambos inclinados ligeiramente para Terra. Urano mostra maior contraste entre seus hemisférios que podem ser causados por suas estações extremas. Faixas de nuvens e neblina estão alinhados paralelamente ao equador em ambos os planetas. As cores nas faixas mostram camadas de nuvens e neblina de altitudes e espessuras diferentes.
Algumas características das nuvens aparecem na cor laranja luminosa ou vermelho, causada pela absorção de metano na parte mais vermelha do espectro. Metano é o terceiro gás em abundância na atmosfera de ambos os planetas, depois do hidrogênio e do hélio. Os lânguidos anéis de Urano e vários de seus satélites são visíveis em uma visão mais larga de Urano. Estes incluem a lua luminosa de Urano Ariel e luas mais escuras Desdemona, Belinda, Portia, Cressida e Puck. Esta visão ampliada de Urano revela os lânguidos anéis do planeta e vários de seus satélites.
O brilho da área externa de Urano foi aumentado para revelar os anéis e satélites. O anel externo é mais luminoso no lado de baixo onde é mais largo. É feito de pó e pequenos eixos criam uma linha fina escura e quase vertical no lado direito de Urano. O satélite luminoso no canto direito mais baixo é Ariel que tem uma nevada superfície branca. Também podem ser vistos cinco pequenos satélites com superfícies escuras externamente aos anéis. No topo à direita estão: Desdemona, Belinda, Portia, Cressida e Puck. 14 de março de 2005