O telescópio espacial Hubble produziu uma visão da galáxia NGC 5866, inclinada de forma a mostrar sua borda quase que diretamente alinhada com a linha de observação: em vez da imagem clássica de galáxia, onde o disco é visto como se “de cima”, neste caso o que se vê é a beirada da estrutura.
Na imagem é possível notar uma linha de poeira cósmica bem definida, que praticamente divide a galáxia em duas metades. A foto revela a estrutura da galáxia, com o núcleo brilhante, o disco azulado de estrelas, paralelo à faixa de poeira, e um halo exterior quase transparente.
Esse halo exterior contém aglomerados de estrelas, cada um com cerca de um milhão de astros, presos gravitacionalmente à NGC 5866. A faixa de poeira mostra uma leve distorção em comparação com o disco de estrelas.
Essa distorção indica que a galáxia deve ter sofrido algum tipo de perturbação gravitacional no passado distante, talvez um encontro com outra galáxia. Isso é plausível porque esta é a maior galáxia de um aglomerado conhecido como o grupo de galáxias NGC 5866.