
O I Fórum Mundial de Ufologia não estaria completo se não fossem reverenciados, na ocasião, algumas das pessoas que mais contribuíram para o engrandecimento da Ufologia Brasileira e Mundial. Assim, a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e a Legião da Boa Vontade (LBV) decidiram prestar uma justíssima Homenagem a esses destacados pioneiros da Era Moderna dos Discos Voadores.
O saudoso general Uchôa, que promoveu o primeiro grande evento de Ufologia em Brasília, em 1979, além de ser o homem que propalou, em nosso país, a imprescindível união da espiritualidade à Ufologia, foi um dos homenageados do Fórum Mundial. Falecido em 1996, o General é até hoje intensamente lembrado por todos os ufólogos brasileiros. Foi dele a idéia da implantação sistemática das vigílias noturnas como forma de se estabelecer contato com UFOs. E ele teve êxito extraordinário nessa área, documentando seus contatos com UFOs e seres extraterrestres em várias obras obrigatórias para o entendimento da Ufologia.
A ufóloga carioca e grande “matriarca” da Ufologia Brasileira, Irene Granchi, também foi uma das homenageadas. Com 50 anos de investigações ufológicas completados justamente com os 50 anos da Ufologia, dona Irene ainda hoje está na ativa, embora já bastante limitada por conta de seus 84 anos. A história da Ufologia Brasileira se confunde com a vida desta dama, que sempre inspirou os estudiosos brasileiros com sua metodologia, sua persistência e tenacidade, Foi ela quem ajudou a solidificar conceitos e estabelecer parâmetros na pesquisa ufológica não só nacional, como mundial.
GRANDES PIONEIROS – Entre os ufólogos internacionais, o coronel reformado da Força Aérea Norte-americana (USAF), Wendelle C. Stevens, foi o grande homenageado. Sua trajetória na Ufologia é semelhante a de todos os maiores pioneiros dos anos 40 e 50, quando essa disciplina ainda engatinhava.
Seu interesse pelo assunto surgiu de suas próprias experiências com UFOs, tidas enquanto exercia sua função de militar aviador sobre o Alasca. Wendelle, hoje, é uma espécie de lenda viva da Ufologia. Do alto de seus 83 anos, ainda encontra energia para buscar respostas para um enigma que circunda a Humanidade há tantos séculos.
Por fim, a jornalista e radialista José de Paiva Netto, presidente da LBV, foi outro homenageado. A Legião da Boa Vontade tem um passado permeado pela preocupação com o Fenômeno UFO. Ainda nos anos 50, seu presidente anterior, Alziro Zarur, incentivava as discussões sobre o assunto e apoiava a Ufologia com a publicação de várias obras a respeita. Paiva Netto não só continuou sua obra como incorporou um modernismo à forma como a Ufologia deve ser encarada pela entidade. Foi com esse espírito, e sintonizado com os rumos que segue o planeta, que apoiou integralmente, desde o início, o projeto do Fórum Mundial, tendo em mente a urgente necessidade de se discutir em alto nível o assunto.