O ex-investigador especial da Força Aérea Richard Doty, o agente Falcon do especial de tv de 1988 UFO Coverup Live comandado por Mike Farrell, ganhou fama como agente de desinformação na campanha do governo para suprimir informações sobre OVNIs. Odiado por muitos, Doty agora oferece sua visão dos bastidores durante uma longa entrevista com o repórter investigativo George Knapp, gravada em 2019 na UFO Mega Conference, em Laughlin, Nevada.
Richard Doty é uma das figuras mais controversas da história da ufologia. Doty teve uma carreira de 20 anos na Força Aérea, incluindo anos como agente especial do Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea (AFOSI). Durante esse período, ele foi designado para conduzir a vigilância de um cientista, Paul Bennewitz, que inadvertidamente havia adquirido informações sobre um programa secreto da Força Aérea. Doty admite que passou desinformação para Bennewitz e outros pesquisadores de OVNIs, forjou documentos e confundiu o cenário.
Desde que deixou o serviço militar, Doty trabalhou como policial e foi alvo de inúmeros artigos e documentários. Ele tem sido considerado um garoto propaganda da desinformação dos OVNIs, isto é, informações falsas sobre os OVNIs disseminadas pelo Pentágono. Suas impressões digitais são vistas – justificadamente ou não – em quase todas as novas fontes de informações ufológicas que surgem.
Em 2019, Doty foi convidado para falar na UFO Mega Con, uma grande conferência de ufologia em Nevada. Em sua apresentação, ele reconheceu participar da vigilância de grupos de ufologia e disseminar informações falsas. Mas Doty sustenta que seu interesse pela ufologia é legítimo e que agora ele está livre para falar sobre certos programas que viu enquanto estava nas Forças Armadas, inclusive durante um período na base militar da Área 51 de Nevada. Depois de fazer suas declarações públicas, Doty deu uma entrevista exclusiva a George Knapp, do Mystery Wire.