Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Forças ocultas podem estar chegando à Ufologia
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Forças ocultas podem estar chegando à Ufologia
Artigos

Forças ocultas podem estar chegando à Ufologia

Manobras obscuras de ufólogos paulistas pretendiam levar à criação de um sindicato de ufólogos, sem que a classe tivesse chance de se manifestar

Ultima atualização: 1 de julho de 2002 14:11
Por
Vanderlei D'Agostinho
Envie!
Envie!
4a1986f46d003b58293792d0881007fa1528685891
Mário Rangel, consultor de UFO, esteve presente nas reuniões em que se tentou fundar o sindicato: Arismaris Baraldi Dias
Créditos: ARQUIVO UFO

A expressão “forças ocultas” nunca foi tão bem aplicada na Ufologia Brasileira como nos últimos tempos. Recentemente, fatos desagradáveis fizeram com que se retomasse a discussão sobre a ética na Ufologia. Imediata e automaticamente surgiu a proposta de criação do Código de Ética do Ufólogo (CEU), produto de exaustivo trabalho do pioneiro Arismaris Baraldi Dias, que apesar de ter sido lançado em meados da década de 90, ainda não foi realmente implantado. Cientes de que muitas coisas mudaram na Ufologia nos últimos anos, vários pesquisadores resolveram fazer uma revisão detalhada do CEU, incluindo, eliminando e alterando itens para adaptá-lo à realidade atual. Inesperadamente, no entanto, uma nova proposta dividiu a opinião de ufólogos e pesquisadores.

A iniciativa foi do grupo Ufo-Gênesis, de Piracicaba (SP), presidido por Francisco Henrique Conejo Cervello (que se apresenta como “professor Michel”) e coordenado em São Paulo por Clóvis Roque Xavier. Este último disponibilizou um espaço para a realização da primeira reunião do que se chamou de Comitê de Ética, através de convite aberto a todos os interessados via listas de discussão na internet. Areunião foi agendada para o dia 17 de março último. No entanto, numa “atitude abrupta”, conforme palavras do próprio Clóvis, somente em uma lista de discussão foi divulgado o Edital de Convocação para Assembléia Geral de Fundação do Sindicato dos Pesquisadores Ufológicos, publicado no jornal Diário de São Paulo. É interessante notar que apesar da frase “abaixo assinado”, constante no edital, o mesmo não era assinado por ninguém. Instaurou-se, então, verdadeiro alvoroço entre os ufólogos brasileiros.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

“Em princípio, sou contra a formação de um sindicato”, afirmou o jornalista e editor da revista eletrônica Vigília (www.vigilia.com.br), Jeferson Martinho. Para ele, é necessária a criação de uma entidade aglutinadora, mas, tendo em vista que a Ufologia não é uma atividade profissional, deve ser algo como os conselhos científicos de Física e Astronomia, por exemplo, para fiscalizar a conduta ética dos pesquisadores. “E até mesmo para isso precisamos amadurecer a discussão de métodos e procedimentos adotados na pesquisa ufológica”, ressalta. A rapidez com que foi imposta a idéia do sindicato e a despreocupação com a repercussão entre os ufólogos são, no mínimo, suspeitas.

Assunto relacionado:  Mudanças causadas pela presença extraterrestre em debate no UFOZ

“Isso está parecendo uma grande armação. Por que ninguém foi consultado?”, indagou Josef David S. Prado, editor do portal eletrônico BURN (www.burn.com.br). “Antes de se criar um sindicato, é preciso que sejam cumpridas outras etapas prévias, como por exemplo a revisão do CEU”, pondera o ufólogo Carlos Airton. E isso foi totalmente ignorado. Perguntas simples e objetivas como quem, quando, como, onde e por que se criar um sindicato foram repetidas vezes respondidas pelo senhor Clóvis com um simples e lacônico “não posso responder”. No dia 17 de março, doze pessoas compareceram à reunião, entre elas Arismaris Baraldi Dias, Mário Rangel, Cristiano Martinelli, Josef David S. Prado, Rodolfo Heltai, Laura Maria Elias, Paulo Aníbal e o senhor Clóvis. Onze delas refizeram pessoalmente as perguntas já feitas, obtendo sempre a mesma resposta: “Não posso responder” ou “não estou autorizado a responder”.

Após insistentes pedidos dos presentes, o senhor Clóvis concordou em suspender a assembléia do dia 21, assinando um documento com esse compromisso. Isso feito, retomamos as discussões a respeito do CEU. Mas as dúvidas ainda persistem. Que forças ocultas estariam por trás de toda essa manipulação? Com quais intenções foi convocada uma assembléia sem o conhecimento e à revelia de parte expressiva da Comunidade Ufológica Brasileira? Por que o tal professor Michel, na qualidade de presidente do grupo Ufo-Gênesis, agora diz não ter conhecimento dos detalhes dessa iniciativa e de quem faz parte dela? São perguntas que ainda estão sem resposta. Mas estamos atentos aos acontecimentos. Não podemos deixar, de forma alguma, que a Ufologia séria seja desmoralizada e perca mais pontos perante a imprensa, a opinião pública e até mesmo perante a legislação vigente.

Assunto relacionado:  Novas informações esclarecem o macabro Caso Guarapiranga
TÓPICO(S):Edição 80
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up