Os cientistas ficaram surpresos quando um par de minerais que eles “inventaram” apareceu em rochas espaciais que atingiram a Terra, levando o pesquisador B. P. Embaid a acreditar que os compostos poderiam ter sido criados por formas de vida alienígenas.
“A gênese desses minerais meteoríticos pode exigir um processo controlado e sofisticado que não é facilmente encontrado na natureza. Portanto, é importante ter a mente aberta e até provocativa para considerar a seguinte pergunta: esses minerais meteoríticos são amostras de tecnoassinaturas extraterrestres?”, disse Embaid, físico da Universidade Central da Venezuela. Ele sugeriu em um estudo – que ainda não foi revisado por pares – que os minerais poderiam ter sido criados por uma espécie diferente e, portanto, seriam evidências de tecnologia extraterrestre, ou uma “tecnoassinatura.”
Embaid disse que a brezinaíta e a heideíta, minerais extremamente estranhos com formulações e camadas únicas criadas em laboratório, teriam chances mínimas de ocorrer naturalmente. O físico, portanto, tem a hipótese que toda a brezinaíta e heideíta da galáxia poderia vir de um laboratório.
“Os sulfetos sintetizados mencionados não têm ocorrência natural na Terra e foram detectados como minerais em meteoritos anos depois da primeira síntese. O FeTi2S4 foi sintetizado pela primeira vez em 1968 e depois detectado em 1974 como o mineral heideíta no meteorito Bustee e, em 1995, no meteorito Kaidun. A estrutura de base do Cr3S4 foi sintetizada pela primeira vez em 1957 e depois detectada em 1969 como o mineral brezinaíta, com ocorrência no meteorito de Tucson”, argumenta Embaid.
Avi Loeb também acredita que alguns meteoritos possam conter tecnologia alienígena. Inclusive, irá liderar uma missão para investigar um bólido no fundo do oceano.
Fonte: GettyImages
No entanto, nem todos estão convencidos – embora os minerais sejam muito únicos, sempre há a possibilidade de que possam ocorrer na natureza além da Terra. “Estou muito cético de que esses minerais representem assinaturas tecnológicas”, disse Edward Schwieterman, astrobiólogo da Universidade da Califórnia, Riverside, ao The Daily Beast.
“E o fato de os minerais terem sido encontrados em meteoros apenas alguns anos após sua assim chamada invenção é, infelizmente, provavelmente apenas uma coincidência – os minerais provavelmente estão no espaço há centenas de milhões de anos e provavelmente podem ser encontrados em incontáveis pedaços de detritos espaciais em todo o globo”, conclui. O fato de que os cientistas nunca os notaram antes pode ser simplesmente atribuído ao fato de que eles não sabiam que os minerais existiam até serem recriados em um laboratório há apenas 60 anos. Se a hipótese de Embaid irá ou não provar a existência de alienígenas ainda não se sabe.