Nos últimos dias a polêmica se instalou devido a um vídeo gravado na cidade de Palotina, no Paraná. Na filmagem aparecem raios saídos do horizonte, onde o Sol estava se pondo. Devido ao fato de essa e outras imagen terem sido obtidas na semana do dia 21 de dezembro, alguns fizeram apressadas referências ao suposto fim de mundo predito pelos maias, que evidentemente, como todas as profecias apocalípticas, não aconteceu.
De acordo com as testemunhas, os raios de luz cruzando o céu puderam ser vistos mesmo com a noite avançada, por volta das 20h15. Contudo, nada há de misterioso ou extraordinário nos mesmos. Trata-se somente de um fenômeno atmosférico, conhecido como raios anticrepusculares.
Estes acontecem quando o Sol está por trás de nuvens ou outras formações, e seus raios são espalhados por chuva, neve ou poeira. Pela perspectiva do observador, claramente visível no vídeo, parece realmente que estão sendo emitidos pela estrela, motivando toda sorte de interpretações supersticiosas. A explicação foi rapidamente descoberta pelo consultor de UFO, Vanderlei D’Agostino.
Os raios se chamam anticrepusculares porque convergem até o horizonte oposto ao do Sol, pois embora os raios emitidos por este de fato caminhem em linha reta, os raios anticrepusculares são projeções circulares, já que o céu é curvo. Daí que percorrem todo o caminho até o horizonte oposto. Portanto, está explicada a visão que muitos moradores do Paraná tiveram, conforme noticiada no jornal O Paraná.
Saiba mais:
Livro: Perigo Alienígena no Brasil