PRÉ-VENDA
Ad image

LUTO: Falece A. J. Gevaerd, um dos maiores contribuidores da ufologia de todos os tempos

Faleceu hoje, 09 de dezembro, às 06h15, o ufólogo e editor da Revista UFO Ademar José Gevaerd. Sua contribuição para a ufologia brasileira e mundial foi inestimável, deixando uma lacuna imensa não apenas no estudo dos objetos voadores não identificados, mas em nossos corações.

Equipe UFO

e036d1a11725e8ccdbccc4938263d4f51670596073

Falece A. J. Gevaerd, um dos maiores ufólogos e pioneiro na divulgação do tema.
Créditos: Revista UFO

Faleceu hoje, 09 de dezembro, às 06h15, o ufólogo e editor da Revista UFO Ademar José Gevaerd. Sua contribuição para a ufologia brasileira e mundial foi inestimável, deixando uma lacuna imensa não apenas no estudo dos objetos voadores não identificados, mas em nossos corações.

A .J. Gevaerd faleceu hoje, 09 de dezembro, após sofrer um acidente doméstico, que o incapacitou e o levou a uma internação no hospital Pilar em Curitiba, Paraná, onde os médicos tentaram de tudo para que pudesse se recuperar de suas lesões.

Ad image

Gevaerd nasceu em Maringá, no Paraná, em 19 de março de 1962. Formou-se em licenciatura em química e lecionou até 1986, ano em que deu uma virada em sua vida e tornou-se ufólogo, assunto pelo qual era apaixonado desde os 10 anos. Aos 21 anos, em 1983, fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade sobre UFOs sem igual, que perdura até hoje, com mais de 2.000 associados, dentre eles membros importantíssimos da ufologia brasileira e mundial.

Em 1985 fundou a Revista UFO, a maior e mais duradoura publicação ufológica do mundo. Sendo a única no país e a mais longeva em circulação no mundo todo, a revista bateu recordes em tiragem e tempo de contribuição. A Revista UFO também possui o maior conselho editorial já visto em uma publicação do gênero, com mais de 400 membros. Antes, criou diversas publicações Ufologia Nacional & Internacional, Parapsicologia Hoje, PSI-UFO, Temas Avançados, Esotera e Contato. Em dezembro de 2017, criou o Instituto Brasileiro de Exopolítica (IBEXO), em Curitiba, no Paraná. Em 2018, foi um dos fundadores do International Coalition for Extraterrestrial Research (ICER), em Moscou, Rússia, que é hoje uma das maiores iniciativas para a abertura ufológica global, sendo seu diretor para as Américas do Sul e Central.

457a5f581b589209c3423f5ccb65418e
Gevaerd e membros do CBU sendo recebidos por representantes das Forças Armadas no Ministério da Defesa para tratar do acesso a documentos militares sobre UFOs, em 2013.
Fonte: Revista UFO

Foi editor de uma série de livros exclusivos sobre o tema, chamada Coleção Biblioteca UFO, que conta com cerca de 60 títulos de autores nacionais e internacionais, além de uma série de documentários em DVD, a Coleção Videoteca UFO, com 170 títulos; o maior acervo de ufologia em língua portuguesa. Publicou em 2021 seu primeiro livro, “Agroglifos no Brasil.”

Em sua jornada, foi convidado pelo doutor J. Allen Hynek, pioneiro da ufologia mundial, para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Foi diretor da Mutual UFO Network (MUFON) desde 1993, tornando-se diretor emérito no país. Buscando sempre trazer mais conhecimentos para todos, idealizou e realizou diversos congressos, tendo três deles de forma recorrente, que são Fórum Mundial de Ufologia, Fórum Mundial de Contatados e os Congressos Brasileiros de Ufologia. Foi durante 10 anos convidado da prefeitura de Peruíbe, São Paulo, para coordenar o Encontro Ufológico Anual de Peruíbe.

Foi o responsável pela campanha “UFOs: Liberdade de Informação Já” em 2004, acompanhado pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), fundada em 1996 e da qual foi criador e coordenador, para demandar ao Governo e à Força Aérea Brasileira (FAB) a abertura de seus arquivos ufológicos, além de requirindo que admitissem a participação civil no processo de investigação do tema em nosso país. Ato inédito no mundo inteiro, a campanha foi um sucesso, tendo a comissão sido recebida em 20 de maio de 2005 pela Aeronáutica e em 18 de abril de 2013 pelo Ministério da Defesa. Participou também de diversas campanhas pelo mundo pela abertura ufológica mundial. Graças a essa iniciativa, o Governo Brasileiro não apenas reconheceu oficialmente a existência dos UFOs como também abriu seus arquivos secretos e liberou cerca de 20.000 páginas de documentos ufológicos, enviados ao Arquivo Nacional para acesso de toda a sociedade. Sua busca por transparência e divulgação contou também com ações de cunho pessoal, localizando e convencendo militares de alta patente a revelarem suas experiências, mantidas em segredo até então.

153a2d9529d73bb676b12961c2729cd0
Acima, Gevaerd investigando um agroglifo surgido em Santa Catarina.
Fonte: Revista UFO

Especializou-se em casos ufológicos no Pantanal e na região Amazônica, descobrindo e expondo investigações e operações militares secretas ufológicas. Isso fez com que, em 1997, o coronel Uyrangê Hollanda viesse ao seu encontro para revelar ineditamente os detalhes da Operação Prato, a maior missão militar conhecida em todo o mundo para investigar o Fenômeno UFO oficialmente. Há 10 anos também investigava com afinco o fenômeno dos agroglifos, tanto no exterior quanto no Brasil.

Participou de diversas entrevistas, inclusive internacionais, como o programa Coast to Coast, conduzido por George Noory, além de outros como Chasing UFOs, do Discovery, UFO Connection, do National Geographic, Contacto Extraterrestre e Ancient Aliens, do History Channel, entre outros.

A. J. Gevaerd deixa um legado incrível de conhecimentos e de luta por transparência ufológica. Sua falta será sentida com muito pesar, especialmente em nossos corações. Gevaerd deixa dois filhos, Daniel e Pedro, e agora junta-se à sua filha Daniela, falecida em um trágico acidente de carro em 07 de março de 2015. A equipe UFO deixa suas condolências à família e honra com amor e gratidão esse incrível ufólogo, pai, avô e amigo.

22c14400f7c6f055e6183b87d615db03

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe