Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Extraordinários efeitos físicos
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Extraordinários efeitos físicos
Artigos

Extraordinários efeitos físicos

Ultima atualização: 4 de abril de 2013 01:26
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!
b0f7e5e368000221c41225c453ca78601528232342
O jornalista Biamir Siqueira e o fotógrafo José Ribamar dos Prazeres teriam visto uma nave emitindo forte iluminação azulada
Créditos: FOX

Durante a onda do chupa-chupa, especialmente em 1977, muitos fatos assombrosos viraram rotina na vida dos moradores das áreas atingidas, o que deixou os militares que conduziam a Operação Prato impotentes ante à gravidade do assunto. Somente na Baía do Sol, no litoral do Pará, centenas de casos foram registrados com grande intensidade entre o mês de maio de 1977 e o início de 1978. Nesse período, o jornal O Estado do Pará, de Belém, enviou o jornalista Biamir Siqueira e o fotógrafo José Ribamar dos Prazeres ao local, para cobertura dos acontecimentos. O resultado das vigílias dos profissionais foi publicado nas edições de 25 a 29 de junho de 1978. Várias das naves observadas tinham formatos estranhos e amedrontadores.

Alguns casos, embora mais raros, eram de humanoides vistos dentro e fora de luzes vampiras, como eram conhecidas. Os seres tinham cerca de 1,5 m de altura e feições asiáticas, com olhos oblíquos — algumas testemunhas, como a doutora Wellaide Cecim Carvalho, afirmaram que tinham cabelos loiros. Em 1984, o jornalista Siqueira e o fotógrafo Ribamar conversaram com o ufólogo e biomédico Daniel Rebisso Giese, autor do livro Vampiros Extraterrestres na Amazônia [Edição particular, ano 1991].

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Clarão de cor azulada

Seu relato é pungente. “Permanecemos 41 dias na região interiorana paraense, especificamente na ilha do Mosqueiro. Ao longo dessa temporada, observamos vários UFOs e tivemos a oportunidade de fotografá-los”, disse Ribamar. Ele contou ainda que os primeiros dias foram sem novidades, mas a partir do momento em que colocaram uma faixa vermelha, preta e branca sobre o capô do carro da reportagem, tiveram mais sorte nos avistamentos.

Assunto relacionado:  Vestígios de avançadas culturas na Amazônia

“Essa questão da faixa colorida nos foi indicada por um conhecido que na época trabalhava na Aeronáutica, junto com as equipes que formavam a Operação Prato”, disse o profissional. Ele contou a Giese que, segundo seu informante, as cores eram as observadas em alguns UFOs. “A primeira vez que vimos uma nave, estávamos no automóvel da redação de O Estado cochilando quando fomos subitamente acordados por um intenso clarão de cor azulada, tendendo para o cinza. Sentimos um forte impacto, como se aquela luz tivesse força”. A dupla saiu do carro imediatamente e pôde ver uma nave sobrevoando o local, a uns 20 m de altura, logo recolhendo seu feixe luminoso e desaparecendo.

crédito: FOX

O jornalista Biamir Siqueira e o fotógrafo José Ribamar dos Prazeres teriam visto uma nave emitindo forte iluminação azulada

O jornalista Biamir Siqueira e o fotógrafo José Ribamar dos Prazeres teriam visto uma nave emitindo forte iluminação azulada

Contou Ribamar: “Naquela noite não tive condições de fotografar o aparelho devido à surpresa e ao meu estado emocional”. Ele é autor de muitas das fotografias que circularam em livros e revistas no Brasil e exterior como tendo sido obtidas pelos militares da Operação Prato. Não foram feitas por eles, mas confiscadas das redações de jornais como O Estado do Pará e O Liberal, a mando do coronel Uyrangê Hollanda. Isso é um dos argumentos básicos que faz cair por terra alegações de que parentes dos militares que participaram da missão militar teriam fraudado fotos [Veja matéria nesta série].

O impacto do fenômeno sobre Biamir Siqueira e José Ribamar dos Prazeres foi realmente intenso, tanto que eles fizeram uma pausa nas observações e voltaram a Belém abalados. Mas estudiosos envolvidos na pesquisa do fenômeno chupa-chupa não obtiveram confirmação alguma — quer dos militares, quer de outras fontes — da eficiência do uso das faixas tricolores para a visualização de UFOs. Em 25 de junho de 1978, O Estado do Pará voltou a descrever mais casos envolvendo a dupla que o servia. Segundo o jornal, em 24 de maio daquele ano aconteceu algo inacreditável com eles na rampa de acesso ao mar da Baía do Sol, na Ilha do Mosqueiro.

Assunto relacionado:  A Operação Prato no I Fórum Mundial de Contatados

Foco em forma de tubo

A noite estava escura e não havia estrelas no céu. Às 02h00, abrigados no carro devido à forte chuva, os repórteres foram despertados por um acentuado foco de luz que inexplicavelmente ultrapassou a estrutura metálica do teto do veículo. Sobressaltados, saíram rapidamente e comprovaram, já um pouco distantes do veículo, que o foco em forma de tubo e com cerca de 25 cm de diâmetro era dirigido do alto sobre o teto do carro, simplesmente atravessando a chapa de metal. Tudo durou aproximadamente dois minutos e foi vivido com intensa emoção pelos observadores.


TÓPICO(S):Edição 71
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Documentário sobre Chupa Chupa, ganhador do DOCTV III, estréia no domingo

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura

Prosseguem relatos e avistamentos em comunidades do Pará

Equipe UFO
Por Equipe UFO
12 minutos de leitura

A Ufologia Brasileira é novamente destaque no History Channel

Equipe UFO
Por Equipe UFO
2 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up