PRÉ-VENDA
Ad image

Extração de DNA de possível Neanderthal

Equipe UFO

16a1936291dc7d87ba8c107b84904c291528311668

Especialistas britânicos tentarão extrair pela primeira vez DNA de um osso fossilizado que pode ser de um homem de Neanderthal, com o intuito de descobrir se este é o único exemplar desta espécie do gênero Homo encontrado na Grã-Bretanha.
Créditos: Portal Ciência

O projeto, que acaba de ser divulgado, está a cargo do grupo Ancient Human Occupation of Britain (AHOB), formado por arqueólogos, paleontólogos e geólogos do Museu de História Natural, além de especialistas do Museu Britânico e das universidades de Londres e de Durham – norte da Inglaterra.

Ad image

Os cientistas trabalharão com base em um dente de uma mandíbula superior, que até agora se acreditava que pertencia a um homem moderno que morou em terras britânicas há cerca de 35 mil anos.

O professor Chris Stringer, pesquisador de Origens Humanas do Museu de História Natural, afirmou que se trata de um teste muito importante com resultados históricos. O fragmento da mandíbula superior foi encontrado em 1926 em Devon, sudoeste da Inglaterra, e no início se pensava que era humano, mas os especialistas acreditam agora que pode ser mais antigo.

Stringer não descarta que o dente possa ser de cerca de 50 mil anos, o que seria algo “histórico”. Diretor do AHOB, Stringer afirmou que o “DNA de um Neanderthal é muito distintivo e apareceria claramente nos testes”. “A equipe está muito animada, mas necessitamos de um pouco de sorte, pois é possível que o DNA não tenha perdurado”, declarou o professor.

O Museu de Torquay, em Devon, que tem a posse do fóssil, concordou no início com do testes de DNA. Graças a uma análise de radiocarbono realizada em 1980 os cientistas estimaram que o fóssil tinha cerca de 35 mil anos, mas agora se quer estabelecer se é mais antigo e se corresponde ao homem de Neandertal.

Caso isto seja confirmado, estes seriam os primeiros restos de um Neandertal na Grã-Bretanha, pois os únicos descobertos até agora estavam na ilha de Jersey. O AHOB foi formado em 2001 com um fundo de 1,2 milhão de libras – cerca de 1,7 milhão de euros – da entidade beneficiente The Leverhulme Truste, que oferece ajuda para a educação e para a pesquisa.

O homem de Neandertal é uma espécie do gênero Homo que habitou a Europa e partes da Ásia ocidental entre 230 mil e 29 mil anos atrás, durante o período Paleolítico médio.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe