Explosão em Buenos Aires teria relação com gás e não bólido espacial

Paulo R. Poian
2 minutos de leitura
blo 514

Imagem do local onde houve a explosão
Créditos: AP

Furada geral – deu a louca nos noticiários

Por Frederico Luiz

Aos poucos, vão surgindo as primeiras pistas sobre a explosão que matou uma mulher e deixou oito feridos no bairro Esteban Echeverría, em Monte Grande (Grande Buenos Aires), na tarde desta segunda (26).

Segundo o jornal portenho La Nacion, a polícia deteve há pouco o rapaz que \”gravou\” e difundiu a imagem da suposta queda de meteorito na região, que foi usada por diversos veículos de comunicação do país. A divulgação teria gerado especulações sobre a possibilidade de um corpo extraterreste ter atingido o bairro.

O jovem era considerado a principal testemunha do acontecido. No entanto, segundo o jornal, o rapaz reconheceu que havia mentido, o que levou as autoridades de segurança a suspeitar de que a imagem não passa de uma montagem [Acesse a imagem clicando aqui].

Agora, a polícia foca as investigações na hipótese de explosão de gás. De acordo com o El Clarín, entre os destroços de uma das casa, foi encontrado um forno de pizza, que pode ter sido a origem da explosão. (Exame.com)

Notas de Frederico Luiz

a) Muitos órgãos da imprensa, alguns de alcance nacional, preferiram o factóide à apuração dos fatos. Foi o caso da Band, veja abaixo como a \”notícia\” foi veiculada em seu telejornal principal: b) Afinal, é o famoso conceito de \”valor-notícia\”. Segue que \”Bola de fogo cai do céu e mata moradores\” tem alto valor-notícia. Mesmo com o desmentido do astrônomo e prisão de quem a \”inventou\”. E \”Botijão de gás explode e mata\” tem pequeno ou quase nenhum valor.

c) A própria Exame – Abril caiu no \”conto do meteoro\”. O começo do texto acima começa como um revelador \”aos poucos, vão surgindo as primeiras pistas…\”. Além, é claro, do título que denuncia a imprecisão dos primeiros textos.

Compartilhe