Mongaguá, um pequeno município do litoral sul do estado de São Paulo, distante apenas 90 km da maior metrópole brasileira, tornou-se o mais recente cenário de aparição de UFOs, e as ocorrências evidenciam que toda região está passando por uma onda ufológica, que teve início em janeiro deste ano, no balneário Costa Azul. A testemunha deste caso, Rita de Cássia Neris, viu um estranho objeto voador a poucos metros de altura na madrugada de sexta-feira, 09 de janeiro. Rita observou pela janela dos fundos uma forte luz que vinha da direção de onde surgiu a marca encontrada no terreno “vi uma enorme claridade entrando pela janela e ouvi um ruído, parecia um holofote que vinha do alto, onde havia luzes coloridas, isso por volta de 00h30”. De acordo com o relato da testemunha, a janela fica uns 20 m de distância da marca circular, que possuía diâmetro de 1,25 m, tamanho equivalente ao de um guarda-sol aberto. Ao redor do círculo a vegetação estava aparentemente intacta, sem vestígios de corte ou rastro lateral, sustentando a hipótese da aproximação de algum objeto vindo de cima.
A casuística ufológica na região está sendo investigada pelo Grupo de Pesquisas Ufológicas EXO-X e pelo jornalista Marcelo Luíz, do jornal Expresso Popular, que tem feito um ótimo trabalho de captação de relatos ufológicos e encaminhado ao grupo. Um desses relatos ocorreu em 06 de junho, tendo o aposentado Waldir Rodrigues Alves como testemunha. Segundo Alves, por volta das 19h30, quando estava ao lado do portão de sua casa, observou uma estranha luz no céu, “ela mudava de cor e se encontrava na direção de Itanhaém, a uns 45º à direita”. A testemunha contou que foi possível identificar as cores branca, azul, vermelha e roxa. O que mais o intrigou foram os movimentos feitos pelo objeto luminoso, que descartam as possibilidades de avião, helicóptero e até mesmo balão. “No início ele ficou parado, depois desceu, até que saiu do meu campo de visão. Era algo muito estranho”. O aposentado chamou a sua esposa Ana Paula e os seus filhos para observarem o fenômeno.
Exatamente uma semana antes, um estranho objeto foi observado pela empresária Alexsandra Lopes da Silva, que estava na estrada em sentido Peruíbe-Mongaguá, por volta de 04h45, quando observou uma forte luz surgir no céu, na direção da praia, “parei o carro e fiquei observando o objeto, que fazia movimentos para os lados”. Dez minutos depois ela continuou trafegando pela rodovia Padre Manuel da Nóbrega e parou no posto da Polícia Rodoviária e contou o que viu a dois policiais que também testemunharam o mesmo objeto luminoso. Alexsandra fez uma ilustração de próprio punho do UFO. Devido ao horário e ao posicionamento do suposto objeto, o caso ainda está em análise, pois há a possibilidade de ter sido confundido com um fenômeno astronômico – o planeta Vênus, que estava excepcionalmente bastante visível e com intenso brilho. Mas, com base em seu depoimento, com a ilustração do objeto e com a participação dos policiais, o conjunto dos dados coletados realmente parece indicar tratar-se de um caso de natureza ufológica.
Recentemente, o grupo EXO-X recebeu para análise imagens capturadas durante a noite de um estranho UFO que surgiu no começo deste ano, município de Mongaguá. O fato adquiriu novos desdobramentos com o impressionante relato da empresária Simone Santos Ribeiro, que, por volta de 01h30 fotografou um misterioso UFO luminoso que sobrevoava a cidade. Seus familiares também presenciaram o fenômeno. Segundo o resultado das análises, nas imagens captadas por Simone não houve qualquer tipo de ou manipulação. De acordo com a empresária, ela e seus familiares estavam em um imóvel localizado no balneário Jussara quando viram o objeto, que seguia em linha reta e velocidade constante, “achamos que fosse apenas um balão, porém, ele ficou parado e percebemos que não era, pois teria incendiado”, declarou Simone. Neste momento ela aproveitou para tirar uma das fotos do objeto com a máquina no tripé – velocidade de obturador 0/1 – abertura do diafragma -F 3.5; velocidade ISO 400; distância focal de 72 mm; medição da fotometria média e resolução 3264 x 2448 – 1,15MB – e outras três sem o suporte, que saíram tremidas. Segundo a testemunha, o tal objeto fortemente iluminado pela luz alaranjado-avermelhada voltou a se movimentar fazendo ziguezagues e seguiu na direção do mar até sumir, “tenho certeza que era uma nave espacial, fiquei muito emocionada”.
Na sexta-feira, 26 de junho, o senhor Antônio Carlos, no quintal de sua casa, em Mongaguá, observou, por volta das 01h30, um objeto voador no formato de um triângulo que saiu da direção da serra, passou sobre a sua casa e sumiu no sentido para o mar, sem fazer qualquer tipo de barulho. O que chamou a atenção de Carlos foi o forte brilho avermelhado nas três pontas e em sua região central, com intensa luz que oscilava para alaranjada. A testemunha perplexa com a visão simplesmente ficou parada no local, sem pensar em mais nada, nem mesmo em chamar a esposa que estava dentro de casa.
Este tipo de UFO se repetiu no relato do pintor Hulgo Freitas, morador de Santos, que na madrugada de 02 de julho observou um objeto semelhante, porém, o seu formato foi descrito como de uma pirâmide. Por volta das 03h00, ao acordar para ir ao banheiro, que se localiza do lado de fora de sua casa, observou um “clarão” que chamou a sua atenção, “vi um objeto triangular que fazia movimentos rápidos para os lados, na parte de baixo ele tinha luzes vermelhas e nas laterais, eram azuis”, relatou Freitas. O objeto era totalmente silencioso e a testemunha acompanhou toda a sua movimentação, que chegou bem próximo das torres de transmissão de TV e rádio no alto do Monte Serrat.
De acordo com o ufólogo Paulo Aníbal, o EXO-X está acompanhando de perto todos esses incidentes. O pesquisado acredita que o litoral paulista está passando por uma onda ufológica e faz um alerta: “Achamos que esses UFOs estão fazendo algo específico em toda região, obviamente ainda não dá para saber o que é, mas, observem mais o céu, admirem os astros, e fiquem atentos para qualquer coisa fora do normal. Caso aconteça, entrem em contato com o EXO-X através do e-mail exo-x@exo-x.com ou pelo telefone (11) 9679-2160.