NATO – OTAN
Quarta-feira setembro 12, 2012
Press Release (2012) 111
Exercício \’\’ GEÓRGIA – 2012\’\’
O Centro de Coordenação de Resposta de Desastres euro-atlântico (EADRCC), realizará o exercício de conseqüência gestão de campo \”Georgia – 2012\” de 22-28 setembro 2012 em torno de Tbilisi, capital da Geórgia.
Equipes de 11 Parceria Euro-Atlântica (EAPC Conselho) nações estão planejando tomar parte no exercício e 13 países estão programados para participar enviando oficiais da equipe.
Ao todo, mais de 1.000 membros de equipes civis e militares da OTAN e os países parceiros com capacidade de lidar com diferentes aspectos de emergências vai participar no evento. Cerca de 60 observadores também são esperados. \”Georgia – 2012\” vai permitir que a NATO e os países parceiros para a prática de mecanismos de reacção a catástrofes e capacidades e reforçar a cooperação em situações de emergência.
O cenário para o exercício será um forte terremoto afetar a vizinhança de Tbilisi, resultando em um número elevado de vítimas e danos generalizados à infra-estrutura crítica, incluindo derrames de produtos químicos e um incidente radiológico.
Através deste exercício, os países da NATO e parceiro irão praticar procedimentos e capacidades, a fim de melhorar a capacidade das nações para responder a um desastre. O exercício também irá contribuir para reforçar a capacidade da nação atingida de efetivamente coordenar as operações de gestão de consequências.
O exercício consiste nas seguintes fases:
22-24 setembro 2012
Organização no local de Operações, a recepção das equipes, treinamento dos participantes e um exercício de Posto de Comando
25-26 setembro 2012
As atividades de campo nos locais de exercício.
27 setembro de 2012
Avaliação, dia VIP, demonstrações e uma cerimônia de encerramento.
Desde 2000, este é o décimo quarto exercício de campo realizado pelo Centro Euro-Atlântico de Coordenação Resposta a Desastres (EADRCC).
—————————————————————————————————————
Esperemos que este tipo de exercício, possa ser uma garantia de segurança que nunca seja utilizada.
Esperemos também que não seja um preparativo para resposta ao sistema HARRP, (que segundo um ministro japonês, é uma arma que já está na posse de várias potências e que pode ter provocado o Tsunami e o acidente nuclear) ou outra arma Dantesca que possa vir a ser utilizada.
Tempos difíceis. O melhor é estarmos preparados.