Pesquisa aponta erosão de água líquida na superfície do Planeta Vermelho
Os resultados do novo estudo sugerem que a formação de ravinas foi impulsionada por períodos de derretimento do gelo e pela evaporação da geada de dióxido de carbono (CO2) em outras partes do ano.
Além disso, os pesquisadores relatam que isso provavelmente ocorreu repetidamente nos últimos milhões de anos em Marte, com a ocorrência mais recente há cerca de 630.000 anos. Jay Dickson, principal autor do estudo e ex-pesquisador da Brown University e agora do California Institute of Technology, disse: “Nosso estudo mostra que a distribuição global de barrancos é melhor explicada pela água líquida ao longo dos últimos milhões de anos.”
“A água explica a distribuição da elevação das ribanceiras de maneiras que o CO2 não pode. Isso significa que Marte foi capaz de criar água líquida em volume suficiente para erodir canais nos últimos milhões de anos, o que é muito recente na escala da história geológica de Marte.” O artigo, publicado na revista Science, levanta novamente a questão fundamental de saber se a vida poderia existir no Planeta Vermelho.
Isso porque a vida, como é conhecida na Terra, anda de mãos dadas com a presença de água líquida. O Planeta Vermelho eventualmente se inclinará para 35 graus novamente, disseram os pesquisadores. James Head, professor de ciências geológicas na Brown e coautor do estudo, disse: “Poderia haver uma ponte, por assim dizer, entre o início de Marte quente e úmido e o Marte que vemos hoje em termos de água líquida?”
Head observou: “Todo mundo está sempre procurando por ambientes que possam conduzir não apenas à formação da vida, mas também à preservação e continuação dela. Qualquer microrganismo que possa ter evoluído no início de Marte estará em lugares onde se sentirá confortável no gelo e confortável ou próspero em água líquida. No ambiente gelado da Antártica, por exemplo, os poucos organismos que existem geralmente ocorrem em estase, esperando por água.”
Esta pesquisa ressalta a importância dessas ribanceiras em termos de alvos potenciais a serem visitados por meios robóticos ou humanos durante futuras missões de exploração no Planeta Vermelho.
Indícios do elemento da vida no Planeta Vermelho poderiam apoiar a presença, ainda que antiga, de seres vivendo lá? Saiba tudo nos livros Annunaki em Marte e Anunnaki: A Era dos Deuses, no combo promocional disponível na nova loja da Revista UFO!
Anunnaki: A Era dos Deuses, de Van Ted, faz uma reflexão sobre o que realmente aconteceu no passado e como isso nos influencia até a atualidade.
Annunaki em Marte: Uma reconstrução da história do planeta e sua civilização Anunnaki a partir de informações oficiais da NASA, indicando que a Terra tem muito mais a ver com o planeta vizinho do que imaginamos.