“Ainda há ciência a ser feita em Roswell”, disse Nike Pope, especialista aposentado em UFOs do Ministério da Defesa Britânico
“O fato de ainda estarmos falando sobre esses 80 anos, quase, após o evento mostra o poder duradouro desse mistério”, disse Pope ao “NewsNation Prime”. Cerca de 50.000 pessoas estão visitando Roswell neste fim de semana para assistir a filmes, assistir a shows, assistir a um desfile e ouvir ufólogos relatando o que foi um ano muito movimentado.
Já faz quase um ano que o denunciante David Grusch se apresentou com alegações de que o Departamento de Defesa tem operado um programa secreto de recuperação de UFOs. Apesar das repetidas negações, ainda há ceticismo de que a agência esteja sendo totalmente transparente.
Pope nos lembra que tudo começou em Roswell, não com uma reportagem da mídia ou de cidadãos. “Foram os próprios militares dos Estados Unidos que disseram ‘Recuperamos um disco voador’. Eles mudaram a história em 24 horas e disseram que era apenas um balão meteorológico”, disse ele.
Assista à entrevista completa, acionando legendas para português. Fonte: NewsNation
Apesar de décadas de negação, os militares ainda são a fonte dos avistamentos mais confiáveis atualmente – especialmente de pilotos militares, apoiados pela tecnologia à sua disposição. “Temos simultaneamente dados de radar, filmes de câmeras infravermelhas de visão frontal tiradas dos jatos e, às vezes, dados de satélite. Embora, é claro, muito disso ainda seja sectreto”, disse Pope.
Pope também observa a recente “hipótese criptoterrestre” publicada por pesquisadores de Harvard de que alienígenas podem já estar aqui, caminhando entre nós sem serem detectados. Ele considera “revigorante” que muitos cientistas e acadêmicos tenham se reunido para escrever um artigo chamado “Um caso para a abertura científica a uma explicação terrena oculta para fenômenos anômalos não identificados”.
“Isso é mais um experimento mental do que um ‘nós encontramos algo’. Alguns anos atrás, isso seria inconcebível. Agora, está em aberto”, disse Pope. “Esta é uma confirmação total para pessoas que, por anos, estavam definhando na periferia, pensando que tudo isso era teoria da conspiração. Agora, estamos tendo audiências no Congresso. Cientistas e acadêmicos estão ousando fazer esta pergunta ‘e se’.”
E, sobre a busca geral por respostas sobre UFOs, Pope coloca de forma simples: “Este é o maior mistério do nosso tempo, e já passou da hora de revelá-lo.”