Antigas imagens de um UFO voando perto de um avião sempre foi um elemento do debate acalorado entre os entusiastas da ufologia. Depois de tanto tempo, as discussões voltaram à tona, com especialistas afirmando acharem difícil que se trate de computação gráfica.
A filmagem de 19 segundos, que muitas vezes é considerada um clipe de um vídeo mais longo, mostra um objeto em forma de disco pairando perto de um avião e depois avançando, manobrando abaixo da asa da aeronave e voando para cima. Diz-se que é uma gravação de tela do vídeo real. A fonte mais antiga da publicação do vídeo é o YouTube. Ele foi postado por um usuário chamado “Frossani” em 06 de março de 2008, com a legenda “UFO from plane” (UFO visto de avião). O usuário descreveu que o UFO foi capturado da janela de um voo da Blue Panorama de Roma à Paris, em 29 de abril de 2006. Mas há outras fontes dizendo que foi filmado na década de 90 com a descrição: “Evidências claras de testes militares/reproduções de discos nos céus dos Estados Unidos em torno do deserto de Nevada. Esta filmagem é uma gravação do final dos anos 90, muito curta, já que o vídeo completo agora está offline.”
Essas duas versões da descrição do mesmo vídeo tornam muito confuso para os especialistas entenderem a verdadeira natureza do vídeo. Mas há mais para a história. Um usuário do Reddit, “usandholt”, fez uma pequena pesquisa e contatou Frossani. Ele perguntou ao usuário do YouTube sobre o vídeo e descobriu que ele não é o proprietário do vídeo. Segue a resposta de Frossani recebida por usandholt: “Foi uma grande surpresa descobrir todo esse hype e interesse sobre um vídeo que eu quase havia esquecido. Sou o proprietário do canal do YouTube, mas não o autor da filmagem. Eu tinha interesse em efeitos visuais como hobby e costumava coletar alguns vídeos inspiradores e fantasiar sobre quais técnicas permitiriam recriá-los.”
“A filmagem de seu interesse foi copiada de um Zip Drive pertencente a um amigo da universidade que conhecia meu hobby. Não estamos mais em contato e não tenho mais informações sobre a origem do vídeo (não sou um apaixonado por UFOs, para mim foi simplesmente uma provável fraude baixada da internet ou algum CD-ROM do início dos anos 2000). O único detalhe que pode ser útil para sua pesquisa é que o trabalho do pai do meu amigo era baseado em Aviano, no norte da Itália. A propósito, quando coloquei o vídeo no YouTube, não o editei de forma alguma; a única intervenção foi na descrição, na qual relatei os detalhes de um voo da Blue Panorama de Roma à Paris que me trouxera à França algum tempo antes (ele foi descartado alguns anos depois, para minha grande decepção). Lamento, mas provavelmente não estou fornecendo informações relevantes para sua pesquisa.”
Assista acima à filmagem “incrível demais para ser real” do UFO.
Fonte: frossani
Muitas pessoas que afirmavam trabalhar na área de aviação acharam o vídeo bom demais para ser real. No entanto, eles falharam em fornecer uma explicação válida para o vídeo ser falso. ” óbvio que muitos pensariam que isso poderia ser gerado por computador, mas alguns especialistas em CGI dizem que requer uma ótima configuração para criar tais efeitos, algo complicado para a época, se feito de casa. Além disso, muitos encontram uma discrepância no áudio do clipe, indicando que talvez tenha sido editado.
O usuário do Reddit “VCAmaster” explica que o vídeo é provavelmente uma gravação de segunda geração de uma reprodução de vídeo em outra tela, então ele encontra as principais possibilidades:
- O áudio é principalmente da câmera dentro do cockpit, reproduzido em um dispositivo, e gravado na câmera secundária (2ª geração).
- O áudio é principalmente da câmera dentro do cockpit, reproduzido em um dispositivo, combinado com o ruído de fundo adicional de tudo o que está acontecendo ao redor da pessoa que está filmando a reprodução do vídeo em segunda mão.
- O áudio é direto de dentro do cockpit, vídeo de 1ª geração.
Este vídeo foi estudado com muito cuidado por especialistas em aviação militar (como Chris Lehto) e especialistas em CGI. Lehto disse que a aeronave (de onde o vídeo foi feito) não é um caça a jato, alegando ser um avião de passageiros. No entanto, depois de examinar de perto, muitos concordam que poderia ser o avião da USAF T-43A. Para ele, especialmente na época em que foi feito, é difícil que seja computação gráfica. Já se sabe há algum tempo que as reuniões secretas do Congresso incluíam imagens de um UFO muito próximo da asa de um jato militar. Um tempo atrás, Lue Elizondo afirmou que há um vídeo de UFO de 23 minutos e mais um, onde o objeto está a 15m da cabine.