Depois de sugerir que deveríamos explodir Marte para “terraforma-lo”, Elon Musk, CEO da SpaceX, foi ao Twitter no domingo (18) para nos avisar que “uma grande rocha eventualmente atingirá a Terra e não temos defesa”.
Great name! Wouldn’t worry about this particular one, but a big rock will hit Earth eventually & we currently have no defense. https://t.co/XhY8uoNNax
— Elon Musk (@elonmusk) 18 de agosto de 2019
O aviso veio em resposta à personalidade de podcast, Joe Rogan, que compartilhou um artigo do The Daily Express, um tabloide britânico, sobre o asteroide Apophis (Apófis) alertando sobre um iminente ‘choque de asteroide’ – uma reviravolta sensacionalista de um evento cósmico inofensivo.
Apophis é um asteroide próximo a Terra, com 370 metros de diâmetro, descoberto pela primeira vez em 2004, que poderia atingir a Terra em 2029 – mas apenas com uma probabilidade bem abaixo de três por cento. No entanto, ele é categorizado como um ‘Asteroide Potencialmente Perigoso’ pela NASA e considerado um risco espacial improvável, mas preocupante.
A NASA havia discutido sobre o asteroide na Conferência de Defesa Planetária de 2019 em abril, observando que o Apophis “passará inofensivamente pela Terra, a 31.000 quilômetros) acima da superfície”, segundo um post no blog do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA).
Na verdade, vai passar tão perto que sua gravidade pode afetar a Terra. “É possível que ocorram algumas mudanças na superfície, como pequenas avalanches”, disse Davide Farnocchia, astrônomo do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra do JPL, no post do blog.
Enquanto o artigo do Express mencionava que “a NASA está se preparando para o ‘colossal Deus do Caos’” – uma manchete que poderia facilmente ser lida como se a NASA estivesse se preparando para o pior estilo de “Armagedom”, a realidade é substancialmente diferente.
Cientistas do JPL discutiram o envio de uma pequena espaçonave para encontrar Apophis enquanto ela navega. Marina Brozovi, uma cientista do radar JPL, disse em um comunicado em abril.
A aproximação do Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a ciência. Observamos o asteroide com telescópios ópticos e de radar. Com as observações de radar, podemos ver detalhes da superfície com apenas alguns metros de tamanho.
No entanto, isso não significa que Musk esteja errado. Seus comentários vêm, por exemplo, depois que um ‘assassino de cidades’, um asteroide de imensas proporções, passou zunindo pela Terra quase que completamente não detectado pelos astrônomos no mês passado.
Ainda assim, não somos tão indefesos quanto Musk sugeriu. Uma das próximas missões da NASA, por exemplo, está planejando impactar uma sonda em um asteroide distante para desviá-lo da Terra.
O plano é lançar a sonda a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 – o que é irônico, considerando a posição de Musk sobre o assunto – da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em 2021.
Fonte: Futurism
Saiba tudo sobre o UFO SUMMIT 2019 em www.ufosummit.com.br
O maior evento do ano da Ufologia Brasileira. Garanta a sua vaga!
Saiba Mais:
Assista aqui Gevaerd relatando todo o caso do voo da LATAM
Tom DeLonge: Todo mundo vai saber a realidade sobre UFOs em breve