por Equipe UFO
China é recordista mundial em número de ufólogos
Metade dos chineses acredita na existência de UFOs, segundo os resultados de uma enquete realizada pela Organização de Pesquisa do Espaço Exterior (OIEE). Sun-Shi li, ufólogo que dirige a entidade e professor da Universidade de Wuhan, disse que o alto índice de pessoas que acreditam na existência de discos voadores está vinculado à crescente popularidade de temas ligados ao sobrenatural. “A China é o país com maior número de associações de ufólogos do mundo”, disse Sun-Shi li [Foto]. A OIEE publica uma revista sobre o assunto – UFO Magazine –, que é comercializada apenas no país. Sua circulação ultrapassa a espantosa quantidade de 400 mil exemplares por mês.
Até o lançamento do processo de reforma e abertura impulsionada por Deng Xiao-Ping, no final dos anos 70, o governo e o povo chineses consideravam que os UFOs eram em geral aviões espiões enviados pelos Estados Unidos ou União Soviética. Esse panorama mudou muito de lá para cá. Atualmente, uma em cada 5 observações de discos voadores que ocorrem no país é investigada pelos estudiosos. “Os extraterrestres estão interessando a população da China, como ocorreu nos Estados Unidos, nos anos 50”, afirmou Sun-Shi Li, que é representante da Revista Ufo em seu país. O avistamento mais espetacular de um UFO que já foi registrado na China aconteceu em 1998, quando um caça da força aérea perseguiu um objeto voador não identificado durante mais de meia hora nas imediações da Base Militar de Changzhou. Ao piloto, que descreveu o veículo como “um disco voador de filme de ficção de Hollywood”, foi negada a solicitação para abrir fogo contra o intruso, cena da qual foram testemunhas mais de 100 pessoas.
100 bilhões de planetas naVia Láctea
Os astrônomos Charles Lineweaver e Daniel Grether, da Universidade da Nova Gales do Sul, em Sydney, Austrália, publicaram no Astrophysical Journal de dezembro de 2003 a nova estimativa para o número de planetas que deve existir em meio à quase 400 bilhões de estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea. Os cientistas já sabiam que cerca de 5% dos astros semelhantes ao Sol possuíam planetas ao seu redor, mas com o refinamento da tecnologia e a crescente descoberta de novos mundos, avaliam que a quantidade de planetas pode ser muito maior. A nova estimativa sugere que 25% das estrelas são orbitadas por planetas – o que eleva o contingente deles a quase 100 bilhões. Os astrobiólogos, que buscam sinais de vida noutros orbes, estão entusiasmados com a novidade. Já os astrofísicos dizem que a quantidade de planetas extra-solares descobertos só não é maior por causa da dificuldade de se detectar pequenos corpos rochosos, como a Terra. Aliás, se o Sol fosse um dos astros monitorados pelos cientistas, nenhum dos planetas que conhecemos no Sistema Solar teria sido encontrado. Os estudiosos estimam que deve existir uns 30 bilhões de planetas idênticos à Terra somente na Via Láctea.
UFOs em Ohio causaram o grande blecaute
Ufólogos norte-americanos acabam de divulgar informações segundo as quais um dos maiores blecautes já ocorridos nos Estados Unidos, de 14 de agosto de 2003, pode ter sido causado por uma revoada de UFOs sobre o Estado de Ohio, no centro do país. “Horas antes do apagão, muitas linhas de transmissão em Ohio estavam sobrecarregadas por grandes quantias de energia, bem acima dos níveis de normais. Isso obrigou ao desligamento automática da transmissão”, declarou um funcionário da American Electric Power (AEP), que fornece a energia. Segundo estudiosos, na região onde se suspeita que tenha sido o centro do blecaute – uma área que envolveu oito estados –, um objeto de enormes proporções aproximou-se das linhas de transmissão e sugou energia. “Foi tal como um buraco negro”, disse Pat Henlepp, porta voz da AEP. “De repente, a eletricidade destinada às cidades de Columbus, Cincinnati e outras ao norte do país simplesmente desapareceu”, completou. A queda de energia afetou 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos e Canadá, prejudicando o funcionamento de quase tudo nesses países. Curiosamente, estranhos objetos voadores de grande brilho foram vistos nós céus do nordeste de Ohio, antes e durante o blecaute. De acordo com o ufólogo George Filer, várias pessoas testemunharam a passagem dos pontos de luz. George Ritter chegou a filmá-los em 15 de agosto de 2003, segundo dia do apagão. Ritter registrou uma série de cilindros de tamanhos impressionantes sobre os Grandes Lagos. “Tinham pelo menos 300 m de comprimento cada e estavam a cerca de 350 m de altura”, disse.
Intrigantes fenômenos sobre Santiago
Testemunhas asseguram ter observado estranhas esferas na capital chilena. O ufólogo Rodrigo Fuenzalida explica que muitos casos ocorreram nas últimas duas semanas de novembro. Entre os dias 22 e 23 daquele mês, às 18h30, um grupo de universitários relatou o avistamento de um estranho corpo ovóide sobre a Ponte do Arcebispo, em pleno centro de Providência. Francisco Aravena, de 25 anos, é uma das seis testemunhas da anomalia e declarou que o objeto era branco e brilhante, e se deslocava lentamente do oeste para noroeste, para posteriormente dirigir-se rumo à Serra de Manquehue. “Chamou-nos a atenção que o objeto sobrevoasse a capital a baixa altitude, não mais de 1.000 m, apresentando alterações em sua estrutura conforme avançava”, disse Aravena. Para Fuenzalida, diretor da Agrupación de Investigaciones Ovniológicas de Chile (AION), o fenômeno anômalo descrito se compara a vários outros casos similares que foram registrados em muitas localidades do país.
“Em novembro e dezembro de 2003 foram retomados os relatos ufológicos do tipo esfera, apresentando como característica comum o chamado polimorfismo ou mudança de forma”. O Chile tem sido recordista em avistamento de UFOs desde 1996. Para Rodrigo Fuenzalida destacam-se os casos recolhidos em Cochrane, Rengo e Los Vilos, ocorridos nas 9ª, 6ª e 4ª Regiões [Estados], respectivamente.
Objeto filmado em festival na Inglaterra
O tradicional festival aéreo inglês Annual Goodwood Festival and Revival foi interrompido pela aparição de um objeto voador não identificado. O fato se deu no dia 05 de setembro passado. Simon Anderson, 29 anos, estava no recinto filmando as acrobacias quando teve uma surpresa ao registrar o UFO. “Aconteceu ao filmar a exibição de uma aeronave da Segunda Grande Guerra. Um rápido objeto apareceu atrás do avião e pude documentá-lo antes que entrasse nas nuvens”, declarou. Anderson usava uma filmadora JVC quando fez a imagem, que impressionou estudiosos e mostra o momento em que dois aviões confrontam um objeto em forma de disco numa manobra que poderia ter resultado em colisão. A qualidade da imagem é cristalina, com zoom para as aeronaves e o UFO, que tem cor castanha, é redondo e aparece na cena a uma certa velocidade. O objeto parecia flutuar no céu com movimentos de um lado para o outro. Ao brilhar contra o Sol, sugeria uma estrutura metálica. Depois de alguns segundos, o corpo começou a se mover para a direita, mudando de cor para marrom, mas mantendo a forma de disco.
UFOs de grandes proporções são fotografados
Brian Vike, diretor da entidade HBCC UFO Research, do Canadá, revelou fotos de um suposto objeto voador não identificado feitas em Minnesota, nos Estados Unidos, em 29 de novembro. Cinco pessoas foram testemunhas do evento. Segundo o relato das mesmas, o UFO veio do leste e ficou parado no céudisparando várias luzes e parecendo estar constantemente mudando de forma. Minutos depois, o veículo mergulhou lentamente na direção do horizonte.
Os verdadeiros Arquivos X
Durante os nove anos da série Arquivos X, o FBI respondeu de forma sistematicamente negativa todas as milhares de perguntas que recebeu sobre a existência de um departamento dedicado exclusivamente ao estudo de casos sobrenaturais, como retrata o programa. No período, todas as reportagens envolvendo a agência deixavam claro que o Arquivo X não existia, a não ser na imaginação do diretor Chris Carter e dos roteiristas do programa. Agora, o jornal San Francisco Chronicle revelou uma novidade que deve deixar os fãs de Mulder e Scully em êxtase: de fato, existe uma área do FBI onde ficam guardados casos paranormais e ufológicos. O problema, é que ele se chama Arquivos 0, onde são mantidos materiais que chegam ao bizarro, como relatos de pessoas dizendo que tiveram câmeras implantadas em seus olhos ou que estão sendo vigiadas através de magia negra. Por outro lado, nunca se sabe onde pode haver algo interessante e revelador, como a ignorada declaração de 1995, de que os muçulmanos haviam declarado guerra aos Estados Unidos e que a bomba na garagem do World Trade Center era só o começo. A agência descuidou-se disso, imaginando que fosse mais uma piada de seguidores do seriado. Não era.
Falta de recursos ameaça tesouro arqueológico e ufológico do Piauí
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, guarda uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, além de múmias e esqueletos humanos e de animais, como preguiças gigantes. Mas a falta de verba para manutenção da reserva parece ameaçar o patrimônio. O parque, que fica em São Raimundo Nonato, foi considerado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1991. Desde janeiro de 2003, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), criada pela arqueóloga Niède Guidon para estudar e mantê-lo, não recebe o dinheiro que o Governo Federal deveria repassar. Na região são comuns os registros de objetos voadores não identificados, observados nas mais diversas circunstâncias por moradores, turistas e estudiosos que lá permanecem. Mas o maior tesouro ufológico do Parque da Serra da Capivara são as ancestrais pinturas rupestres nas cavernas e paredões, onde até alienígenas foram registrados por nossos antepassados. A falta de verbas para sua manutenção colocará em risco também a preservação desses importantes tesouros.