por Alexandre Gutierrez
Ufólogos australianos pressionam o governo
Ufólogos australianos decidiram seguir o exemplo de colegas de outros países e se mobilizaram para forçar o governo a liberar informações a respeito de UFOs. O movimento começou com o pesquisador Keith Basterfield, da Associação de Pesquisas de UFOs (Auforn), e seu objetivo é saber até que ponto o governo daquele país tem documentos sigilosos sobre extraterrestres e discos voadores. Freqüentemente, iniciativas como essa surgem e são noticiadas em várias partes do mundo – geralmente sem resultados expressivos. Mas elas mostram que, bem mais que ir a campo atrás de UFOs, os estudiosos estão se unindo e lutando por direitos básicos, entre eles a liberdade de informação.
Ovniporto na Holanda
A construção de pistas de pouso de UFOs virou uma febre em todo o mundo e várias estão sendo executadas, inclusive no Brasil. Agora, soube-se que uma delas foi edificada na Holanda, nas margens da rodovia A-27, próxima da cidade de Houten. Trata-se de uma gigantesca área pavimentada em que se espera que discos voadores aterrissem algum dia. A construção é de responsabilidade de Martin Riebee, empresário da cidade de Breda, e contou com a colaboração da prefeitura de Houten. Sua intenção, segundo declarou, “…é permitir aos visitantes extraterrestres pousar com segurança seus UFOs nos Países Baixos”. Embora não haja grandes expectativas de que alguma nave alienígena realmente pouse ali, Riebee está satisfeito com o empreendimento.
Caminhões de lixo ameaçam Nazca
Pedaços das famosas figuras de um macaco e uma aranha, esculpidas no solo rochoso da Planície de Nazca, no Peru, ficaram irremediavelmente estragados depois que caminhões de lixo passaram a manobrar e a descarregar sua carga próximo do local. Segundo o jornal El Comércio, a prefeitura da cidade foi apontada como principal culpada e remediou a situação com a implantação de um aterro de lixo mais distante. Antes de mudar o local do depósito, no entanto, boa parte das enigmáticas e gigantescas figuras já tinha sido perdida. O absurdo foi constatado pelo próprio diretor de patrimônio do Instituto Nacional de Cultura do Peru, Rubén Garcia, que afirmou notar alterações significativas em algumas das linhas que formam as imagens. Apesar de ter recebido vários apelos para desativar urgentemente o aterro de lixo, o prefeito Daniel Mantilla ignorou até o último momento os protestos.
Astrônomos projetam o maior telescópio do mundo
Cientistas norte-americanos apresentaram um projeto para construção do maior telescópio do mundo, com 30 m de diâmetro. A Fundação Gordon e Betty Moore liberou 17,5 milhões de dólares para um estudo de viabilidade do telescópio, que poderá entrar em funcionamento em 2012. Os astrônomos afirmam que o instrumento permitirá uma visão mais detalhada de estrelas e galáxias distantes, o que ajudaria na busca por planetas fora do Sistema Solar. “As principais novas possibilidades criadas com o telescópio incluirão uma enorme coleta de dados para estudo da origem do universo”, afirma Chuck Steidel, porta-voz do projeto.
O telescópio tem características óticas e funciona também através de infravermelho. Ele será construído com um mecanismo que se movimenta de maneira controlada, para compensar a distorção que a turbulenta atmosfera da Terra provoca quando a luz das estrelas chega a superfície do planeta. O sistema resultaria em imagens pelo menos 12 vezes mais precisas do que as produzidas pelo telescópio espacial Hubble. “Esse projeto resgata as pesquisas astronômicas baseadas na superfície terrestre, que antes estavam quase todas voltadas para o Hubble”, afirmou Richard Ellis, diretor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).
Taken, de Spielberg, chega finalmente ao Brasil
Enquanto as grandes telas do cinema não dão muita atenção ao tema, dois clássicos invadem as televisões do país. A série Taken [Levados], dirigida pelo mega diretor norte-americano Steven Spielberg [Foto acima], já nasceu consagrada. Spielberg, que dirigiu Contatos Imediatos do Terceiro Grau e E.T., retornou ao universo da ficção científica conquistando vários prêmios com sua nova produção na 29ª edição dos Saturn Awards – entre eles os de melhor diretor, melhor filme de ficção científica e melhor programa de tevê. Vários anos após quebrar recordes de bilheteria abordando Ufologia, em 2001 o diretor aceitou ser produtor executivo de Taken, uma mini-série épica de 10 episódios que conta experiências de pessoas que afirmam ter sido abduzidas.
Lançada a partir da parceria da Sci-Fi Channel e do USA Network, a produtora Dreamworks, de Spielberg, produziu a série examinando reportagens de pousos de UFOs no Novo México, desde 1947. Cada um dos episódios tem duas horas de duração, totalizando 20 horas de excelente material ficcional sobre Ufologia. O orçamento do programa também é significativo: 40 milhões de dólares. Taken é uma grande história com múltiplos personagens, protagonistas e antagonistas, que, a exemplo de Contatos Imediatos, fará sucesso durante muitas décadas. De acordo com Spielberg, “…a série não é um documentário, mas parte do princípio de que os inúmeros relatos de abduções alienígenas que acontecem no mundo há mais de 50 anos, em sua maioria, são verdadeiros”. Os fãs brasileiros começaram a acompanhar no dia 16 de novembro, pelo canal de tevê a cabo HBO.
Alien em edição de luxo
Também em novembro chegou às locadoras o luxuoso lançamento em DVD da série Alien. Com 45 horas de material original e de bônus, além de duas versões inéditas de cada filme, a caixa com nove discos foi oficialmente lançada no dia 02 de dezembro. A coleção é importada e resultado de uma grande iniciativa para trabalhar a quadrilogia com os diretores Ridley Scott, James Cameron e Jean-Pierre Jeunet. Uma equipe especial coordenou a restauração dos filmes, reconstrução do áudio e de efeitos especiais. O trabalho visual dá aos filmes um aspecto totalmente novo e com muito mais recursos para satisfazer os fãs. O preço de lançamento da coleção varia entre R$ 300,00 e R$ 600,00. A série conta a história de uma nave espacial que, ao retornar à Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigar o local, um dos tripulantes é atacado por um horrendo ser e acaba levando para dentro da nave seu embrião, que passa a aterrorizar os demais passageiros.
Casuística
Objeto fotografado em New Hampshire
No dia 26 de novembro, em New Hampshire (EUA), Joy P. estava viajando de trem quando percebeu algo estranho no céu. Decidiu fotografar o estranho objeto que sobrevoava o local. Os dados foram divulgados por diversos meios de comunicação norte-americanos. Um fato interessante é que Joy pôde analisar as fotos durante a viagem. Ao mostrá-las para os demais passageiros, constatou que nenhum havia percebido a presença do artefato no ar. Apenas o identificaram nas imagens [Abaixo].
UFOs em formação
Uma esquadrilha de UFOs foi vista sobre Piracicaba, a 168 km de São Paulo, na madrugada de 04 de novembro. O céu se mostrava bastante estrelado e límpido na ocasião e o avistamento foi às 03h55. O bombeiro aposentado Valdemar Basílio Moura, 54 anos, disse ter visto inicialmente três objetos semelhantes, voando em formação triangular e em movimento retilíneo, em direção norte-sul. Seu brilho branco era constante. “Pareciam três pequenas estrelas se deslocando em altíssima velocidade, bem alto no céu”. Um quarto UFO, igual aos outros, apareceu no céu cerca de cinco minutos depois. Voava na mesma velocidade e fazia trajetória idêntica [Simulação ao lado].
Estranho corpo sobre o Golfo Pérsico
Situado no meio do Golfo Pérsico, o pequeno Bahrein foi palco de um inusitado incidente em 20 de outubro. Diversos meios de comunicação informaram o avistamento de um objeto muito rápido que despertou a atenção da pacata população local. Por um curto período de tempo várias testemunhas – entre elas Mohammed Jaffer Al Hajer e seus amigos – perceberam a presença do UFO no céu. Ele emitia uma estranha luz amarela que logo se transformou em duas e pouco depois desapareceram. Fontes do Aeroporto Internacional de Bahrein disseram que os radares não registraram nenhuma atividade anormal.
Foto de UFO no Canadá
Brian Vike, diretor do HBCC UFO Research, divulgou a foto de um suposto UFO em seu país [Ao lado]. A fotografia teria sido feita em 14 de novembro de 2001, mas só agora foi revelada. O objeto sobrevoou a Baía Resolute, no Canadá. Enquanto esperava seu vôo no aeroporto, o autor tirou várias fotos. Uma semana depois, notou um artefato na parte superior das imagens. “Eu não vi o objeto quando bati estas fotografias. Só mirei no final da pista de aterrissagem e disparei a câmera”. A identidade da testemunha foi mantida em sigilo enquanto se aguarda o resultado das análises.
Nave na Venezuela
Segundo o pesquisador Arturo Escalante, duas pessoas observaram uma enorme esfera luminosa sobre a área de Punto Fijo, no Golfo da Venezuela. O fato ocorreu quando José Jiménez pescava em Villamarina. Ela ficou no céu por poucos minutos.