por Alexandre Gutierrez
NASA Investiga Fenômeno
As fotos que registraram o objeto visto pelo astronauta Ed Lu, que está há mais de seis meses a bordo da Estação Espacial em companhia do russo Yuri Malenchenko, serão investigadas pela NASA. Detalhes como a direção que o objeto tomou e de onde teria surgido não foram informados pela agência. Entretanto, o jornal Florida Today publicou que é grande a possibilidade de que se trate de um pedaço da própria estação, desprendido dela por alguma razão desconhecida. A NASA pediu ajuda ao comando estratégico dos EUA para identificar o fenômeno. Uma coisa é dada como certa: se for confirmado que o objeto é mesmo um pedaço da estação, estará provado que, além das desculpas, outras coisas andam precárias no programa espacial norte-americano. Talvez fosse preferível admitir que seja mesmo um UFO!
Onda de Mutilações nos EUA
Mais uma onda de mutilações de animais é registrada, até agora com 65 vítimas. As características são as mesmas das anteriores: cortes com precisão cirúrgica, remoção e observações de luzes misteriosas. Entretanto, desta vez, o detalhe peculiar está na espécie dos bichos escolhidos: gatos. Nos casos anteriores, os animais atacados pertenciam às fazendas e, geralmente, eram de grande porte. E mesmo quando essa regra era quebrada, isso não acontecia aos caseiros e urbanos. As ocorrências têm acontecido principalmente nas cidades de Denver e Salt Lake City, e as autoridades já estão investigando o caso a fim de prevenir outras mortes, que até agora são tratadas apenas como suspeitas. Em alguns casos, os órgãos retirados foram deixados ao lado dos corpos. Até o fechamento desta edição não havia nenhuma nota ou registro de manifestação da comunidade ufológica norte-americana a cerca do caso, e alguns investigadores ligados à Sociedade dos Amigos dos Animais planejavam fazer autópsias nos animais, a fim de descobrir a razão das mortes…
Mais Uma Vez, Marte
Ao que parece, o Planeta Vermelho continua dando o que falar, ou melhor, o que pesquisar. Depois dos diversos lançamentos de sondas de vários países, que começarão a pousar em Marte em janeiro próximo, eis que os norte-americanos enviaram no dia 05 de junho mais um foguete. Desta vez ele carrega a sonda Opportunity, com uma agenda de experiências já realizadas anteriormente no solo do planeta, e alguns exames ainda inéditos. Junto ao lançamento, divulgou-se que Marte teria um local apropriado para abrigar vida, a cratera Russell. Existe a possibilidade de que haja água em seu estado líquido naquela região. Levando-se em consideração que coincidências não existem e que os norte-americanos não investem em nada que não tenha retorno certo, vale a pena perguntar: por que mais uma sonda em Marte?
Apólices Contra Abduções
“Do pior, tire o melhor”. O ditado está sendo levado muito a sério por algumas pessoas e empresas de seguro. Pequenas seguradoras dos EUA oferecem aos seus clientes opções bizarras de serviços, entre elas um seguro contra abdução. O motivo da oferta é simples e lógico. Como as empresas são pequenas e não podem pagar por propaganda, oferecem serviços insólitos que atraem a curiosidade pública. A publicidade gratuita tem dado bons resultados. Mas o que mais intriga é que há pessoas que realmente pagam por uma apólice contra abduções. A empresa norte-americana Saint Lawrence, pioneira no ramo, admite que está pagando a um assegurado, desde 1991, a quantia de 10 milhões de dólares, por ter sido vítima de rapto alienígena. Mas em suaves prestações anuais de um dólar.
Outro caso que não terminou bem foi o dos participantes da seita Heaven’s Gate, que se mataram em 1997. Todos possuíam apólices no valor de um milhão de dólares, mas nenhum de seus familiares pôde receber a quantia, já que não ficou provado que foram mesmo abduzidos. Os fanáticos foram levados a crer que suas almas iriam ser salvas caso se suicidassem, e resgatadas por um UFO que estava escondido na calda do cometa Hale-Bopp. Mesmo com todos esses contratempos, a seguradora Goodfellow garante que já vendeu mais de 42 mil apólices desde 1996. Como se vê, “há louco para tudo” é outro ditado em evidência.
Canadá, 483 Casos em 2002
O ano de 2002 foi um período muito importante para a Ufologia Canadense, já que todos os recordes de avistamentos foram quebrados. 2002 teve 30% a mais de registros do que 2001, e 25% a mais que em 1998. O ufólogo Chris Rutkowski, do grupo Ufology Research of Manitoba, explica que os avistamentos mais estranhos também ocorreram nesse período, como no caso de Inkerman, em que um objeto de grandes dimensões, com luzes que piscavam intensamente e janelas iluminadas, voou lentamente a baixa altitude. Segundo os dados, a Columbia Britânica, no oeste do país, registrou 176 casos, mais que Ontário e Quebec juntos. Agora é esperar para ver se a casuística canadense surpreenderá mais uma vez em 2003. Com esse painel, Canadá desponta como um expoente em casos, ao lado do Chile, México, Austrália, Argentina e, claro, o Brasil.
FBI Invade Casa de Ufólogo
Agentes do FBI teriam invadido o trailer de um fotógrafo aposentado na pequena localidade de Rachel, no Deserto do Nevada (EUA). Chuck Clark, 57 anos, é autor de um manual que ensina técnicas para obter boas fotos da super secreta Área 51, uma base localizada à 200 km ao norte de Las Vegas onde, supostamente, se guardariam destroços de discos voadores acidentados e até ETs vivos. O local é uma das áreas militares mais bem vigiadas do mundo. Tentar fazer fotos ou imagens a partir de determinada distância dessa base pode resultar na prisão do intruso. O FBI estaria interessado em fotos que teriam sido tiradas da Área, armazenadas num computador de propriedade de Clark. A notícia causou indignação na comunidade ufológica internacional. Clark, depois de se aposentar, mudou-se para Rachel, cidade de poucos habitantes que vivem em trailers, situada a alguns quilômetros da base militar. Ele conseguiu fotografar sensores eletrônicos que detectam a presença humana, existentes no entorno da Área 51, que, segundo Clark, existiriam aos milhares enterrados nas montanhas ao redor.
UFOs durante o aniversário da Ufologia
Há 56 anos, em 24 de junho de 1947, quando Kenneth Arnold avistou nove UFOs sobre as montanhas Cascade, no estado de Washington (EUA), iniciou a chamada Era Moderna dos Discos Voadores. De lá para cá, todos os anos, na mesma data, a Ufologia comemora seu dia mundial. Mas eis que 2003 surpreende e registra várias ocorrências próximas ou que aconteceram exatamente no dia de aniversário da Ufologia. Ao que parece, nesse ano, a humanidade não comemorou sozinha. Vejamos alguns casos:
Objeto Filmado na Espanha
Segundo notícias divulgadas, um UFO foi filmado, no dia 23 de junho, às 23h55, enquanto sobrevoava a cidade de Gijón, Astúrias, no norte do país. De acordo com as testemunhas, se tratava de uma bola de fogo que cruzou o céu, realizando movimentos estranhos. Ela se parecia com uma estrela gigantesca que voava muito rápido. As imagens podem ser baixadas do site: http://trapicheo.fateback.com/ovni/increible.avi.
UFO Brinca Sobre a Rússia
Na noite de 20 de junho, os moradores das cidades russas Yekaterinburg e Pervouralsk puderam observar um UFO que se movia por dentro das nuvens e produzia um brilho verde que iluminou o céu noturno. Em ambas as cidades, ele pode ser visto de vários ângulos. Há dois anos, em Yekaterinburg, um fenômeno com essas mesmas características foi registrado. A Defesa Aérea russa não comentou o assunto.
Fenômeno na Venezuela
Centenas de venezuelanos testemunharam, no dia 21 de junho, uma nuvem lenticular que parecia ter escondido em seu interior um estranho objeto em forma de halo. Isso ocorreu à 20 km de Caracas. Uma pessoa, que pretende se manter anônima, bateu algumas fotos do fenômeno. Elas foram analisadas e não se encontrou indício de montagem. Segundo os depoimentos, a nuvem rodava lentamente sobre seu eixo e foi vista no céu por três dias, antes de ser fotografada.
Objeto Esférico no México
No dia 23 de junho, às 13h10, um grupo de pelo menos quatro pessoas avistou um objeto no céu na região noroeste da gigantesca capital mexicana. Elas viram o fenômeno da janela de seus escritórios, enquanto trabalhavam. Era escuro e permaneceu estático em um ponto para, instantes depois, se afastar rapidamente em sentido contrário ao movimento das nuvens. A aparição durou poucos minutos. O México é mundialmente conhecido por sua rica e diversificada casuística.
UFOs Sobrevoam a Argentina
Não é só o estado da economia atual e os beijos pouco ortodoxos de Maradona que andam surpreendendo a população argentina. No dia 24 de junho, três UFOs foram vistos sobrevoando a cidade de Cachi, à 157 km da capital, Buenos Aires. Os objetos foram filmados pelo pesquisador Antonio Zuleta. Primeiro surgiu um gigantesco que se movimentava lentamente, sem nenhum tipo de barulho. Depois apareceram os outros dois, que também cortaram o céu velozmente, para depois ficarem estáticos. Tinham uma luz intensa, com freqüentes mudanças de cor até que desapareceram numa velocidade impressionante.
Luzes Também no Brasil
Em nosso país também foram registrados vários casos, que estão sendo compilados para uma apresentação mais completa numa futura edição de UFO. O país, é claro, não poderia ficar de fora.