Ufo em Nova Fase
Tenho gostado muito das matérias de Ufo, pois elas são abrangentes e não ficam somente no campo da Ufologia clássica, muitas vezes, entrando até no campo da religião. Entretanto, sinto falta de textos que falem sobre a possível visita de extraterrestres no passado, mostrando fotos convincentes de artefatos.
Roberto Pintucci,
robertopintucci@uol.com.br
Parabenizo o ilustrador Philipe Kling David pelo excelente trabalho realizado nas capas da revista. Cada edição é um verdadeiro impacto, fazendo com que os leitores sintam-se mais satisfeitos, além de estimular a curiosidade dos céticos.
Adalberto Tarcisio do Nascimento,
São Bernardo do Campo (SP)
Gostaria de esclarecer que não acredito em discos voadores, homenzinhos verdes, abduções etc. Mas, ao ler a edição 86, algo mudou. Confesso que a qualidade dos textos me surpreendeu positivamente. Tanto os artigos escritos pelos colaboradores, quanto os redigidos pela Equipe Ufo. Antes um cético completo, passei a administrar uma pontinha de dúvida a respeito dos assuntos tratados pela publicação.
Wagner Villela,
wagnerm25@yahoo.com.br
Os números mais recentes da revista apresentaram uma melhora visual quantitativa. As matérias e artigos sempre foram bons, mas em alguns casos pecam pela linguagem. Dentro do jornalismo científico, o grande desafio do profissional é escrever sobre um assunto complicado de maneira simples para o leitor. Este processo de amadurecimento, principalmente debatendo temas mais espirituais, traz mais imparcialidade e respeito à publicação. Hoje a revista conta com uma diagramação moderna, um sistema de impressão de primeiro mundo e um conselho editorial de primeiríssima. O que falta é uma equipe de cobertura jornalística de emergência, que faça uma ampla cobertura de assuntos que necessitem de apuração imediata.
Wendell Stein,
wendell@sumare.com.br
Morfologia Alien
Stabolito fez uma matéria primorosa ao apresentar todas as faces de um assunto tão delicado quanto a morfologia extraterrestre. Apenas não concordo com a divisão da matéria em duas edições: é difícil ter que esperar um mês para terminar de ler algo tão interessante.
Regina Maria Schum,
Videira (SC)
Embora o pesquisador Reinaldo Stabolito tenha tido o cuidado de apresentar todas os lados do assunto, no extenso artigo Como são Nossos Visitantes Alienígenas, é muito difícil acreditar nas classificações morfológicas dos alienígenas. O próprio autor afirma que as fontes para tais catalogações são testemunhas de contatos que, se não estão fantasiando o suposto encontro, podem estar contaminadas pelo medo.
M. N. Batalha Júnior,
mnbatalha@yahoo.com.br
Há muitos anos li o estudo de Jader Pereira sobre morfologia dos ETs, mas só agora, com uma apresentação concisa e didática do assunto na edição 86, pude finalmente compreender a questão. Parabéns ao Reinaldo Stabolito, que, pelo que entendi, é um dos novos consultores de Ufo. Que bom! A revista está ganhando um time de excelente quantidade.
Vilmar Menezes Alcântara,
Fortaleza (CE)
Ashtar Sheran
Realmente a Ufo está de parabéns! A qualidade continua em alta. A matéria Um Alien de Olho nos Humanos, de Rogério Chola, publicada nas edições 85 e 86, aborda de forma objetiva e clara um tema delicado da Ufologia. O Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) mostra mais uma vez como fazer uma revista com qualidade.
Rodolfo Heltai,
rodolfoheltai@terra.com.br
Achei excelente e equilibrado o texto de Rogério Chola sobre Ashtar Sheran, Um Alien de Olho nos Humanos. Interessante como ele cita a possibilidade de que, por trás desse fenômeno controverso, possam estar os interesses escusos dos que querem desacreditar a Ufologia.
Renato A. Azevedo,
renatoalaz@uol.com.b
Bob Pratt
Gostei muito do Diálogo Aberto da edição 86 de Ufo, com o pesquisador norte-americano Bob Pratt. Aparte da matéria que mais gostei é a que ele conta como começoua investigar os casos deUFOs e ETs aqui no Brasil, mesmo após se aposentar do jornal em que trabalhava. Isto mostra que ele tem força de vontade para tentar desvendar os mistérios ufológicos do país.
Fabiana Pompeu,
miipa@terra.com.br
Ao ler a entrevista do norte-americano Bob Pratt, não tive dúvidas de que ele fez mais pela Ufologia Brasileira do que muitos ufólogos de nossa terra. Que sirva de lição aos novos pesquisadores.
Juliana Castro Arruda,
Sorriso (MT)
Luzes Assassinas
A matéria de Pablo Villarrubia Mauso, O Mistério das Luzes Assassinas na Amazônia, de Ufo 86, só veio confirmar que algo muito estranho está acontecendo nos pontos mais remotos do Brasil. Um artigo muito interessante e esclarecedor, que deveria ser usado como alerta. Afinal, a situação apresentada por Pablo é muito grave, mesmo.
Aguinaldo Bataglin,
Campos (RJ)
Ao ler a excelente matéria de Pablo Villarrubia Mauso, minha idéia de que todos os tripulantes dos UFOs são invariavelmente bons e generosos mudou. Os relatos são assustadores e impressionantes. Essa impressão foi ainda mais solidificada com a entrevista a Bob Pratt.
Leguizamo Nuñes Arturo,
spaniard_arturo@ieg.com.br
Espiritismo e Ufologia
Sou espírita e creio na pluralidade dos mundos habitados. Não concordo com alguns dos conceitos defendidos pelos ufólogos, mas devo dizer que após ler o artigo A Intrínseca Relação do Espiritismo com a Ufologia, de Dante Labate, publicada na edição 86, repensei vários dos meus conceitos. Espero que a revista continue assim.
Irineu Mathias Feliciano,
São Paulo (SP)
A matéria de Dante Labate é muito interessante. A Intrínseca Relação do Espiritismo com Ufologia prima pela pesquisa e zelo ao tratar de forma ponderada dois assuntos tão apaixonantes. Só ufólogos obtusos ou espíritas carolas não vêem que UFOs e espíritos têm muito em comum!
Maria Christina Vega,
Londrina (PR)
Ombudsman
Sou leitora de Ufo e fiquei feliz ao ver Carlos Reis atuando como ombudsman. O papel lhe cai bem, devido ao seu perfil crítico e analista. Acompanhei seu trabalho como ufólogo e fiquei feliz com o seu retorno à atividade literária. Li seu livro, Os Portais do Santuário [BE-01], e me senti tocada por sua proposta de contribuir para a compreensão de que somos mais do que indivíduos de carne, preocupados apenas com a sobrevivência.
Clara Luz Celeste,
claraluzceleste@bol.com.br
Gostei muito da figura do ombudsman, mas prefiro que ele se atenha às avaliações da revista, que por sinal faz muito bem, sem emitir críticas ou tecer opiniões, deixando-as para artigos à parte. Creio que sua função exija uma certa isenção, pois periga confundir os leitores.
Aricildes de Moraes Motta Filho,
aricildes.filho@caixa.gov.br
Vídeos e Livros Ufo
O livro de Marco Petit é uma lição para os interessados no assunto. Poucas vezes li um livro com tanta vontade. O conteúdo é surpreendente, como toda a coleção da Biblioteca Ufo. Já adquiri meu exemplar de Perigo Alienígena no Brasil [LV-14], que com certeza será tão bom quanto os livros anteriores.
Ilma Baptista Moraes,
Sarandi (RS)
Os novos vídeos da Videoteca Ufo são fantásticos. Sou fascinado por Marte e sei muitas coisas a respeito, mas nada se compara com as imagens do vídeo As Civilizações Extintas de Marte [VD-32]. Sem dúvida, imprescindível para os interessados no assunto.
Amauri Sena Lisboa,
Santarém (PA)
O texto Como são Nossos Visitantes Alienígenas, de UFO 086, é sem dúvidas um dos melhores já publicados pela revista. Reinaldo Stabolito soube tratar um tema complexo sem se perder em divulgações inúteis. Trata-se de um artigo histórico.
Marica Célia Nunes,
Londrina (PR)
Perigo Alienígena no Brasil é mesmo um perigo. Para a crença daquelas pessoas pessoas que vêem em ETs anjinhos e irmãos cósmicos.
Irani Martins
Campos (RJ)