por Alexandre Gutierrez
UFO Próximo da Estação Mir
Sempre envolto por um manto de mistério, o programa espacial russo agora se agita com a recente informação de que mais um vôo espacial foi seguido por UFOs. Gennadij Strekhalov, ainda a bordo da estação espacial Mir, durante o vôo de 1990, observou da escotilha da espaçonave um objeto que chamou de “árvore de natal”. Strekhalov deu uma entrevista à imprensa mundial em que afirmou categoricamente que, em seus dois últimos vôos, viu algo inusitado junto do comandante da Mir, Gennadij Manakov. “Infelizmente – mas não é comum –, não pensamos em colocar um filme em nossa câmera rápido o suficiente para registrar o objeto”, disse Strekhalov. “Eu e Manakov olhamos para aquilo e vimos também que a atmosfera estava completamente limpa. De repente, um tipo de esfera apareceu. Poderia compará-la com uma decoração de árvore natalina, bonita, brilhante e reluzente”.
O cosmonauta observou o fenômeno por 10 segundos. A esfera surgiu da mesma forma que desapareceu. “O que era aquilo? Qual o seu verdadeiro tamanho? Não sei, mas sei que não existe nada comparável!”, completou. Ele garantiu também ter avisado o centro de controle da missão, mas, receoso, não disse ter visto um UFO, e sim um fenômeno incomum. “Tinha de ser cuidadoso com a escolha de palavras, pois não quero que alguém especule demais ou que me leve à mal”, concluiu o cosmonauta.
Peru Busca Tecnologia de ETs
Na edição de 28 de setembro do jornal The Miami Herald foi noticiado que a Força Aérea Peruana (FAP) está tentando aproveitar as descobertas sobre UFOs com vistas a usar tecnologia extraterrestre. O comandante Julio Chamorro, diretor do Centro de Investigação de Fenômenos Aéreos da FAP, declarou que seu escritório recebe centenas de chamadas que podem estar relacionadas com o fenômeno ufológico. “Algumas das quais descrevem situações que poderiam causar problemas para a aviação”, alega Chamorro.
Ele afirmou ainda que é importante provar a existência dos UFOs, “que é um tema que merece toda a nossa atenção, tanto em investigação como por questões de segurança aérea”. Mas o comandante também planeja usar a tecnologia dessas naves para proporcionar avanços tecnológicos para a FAP. Estas declarações são evidentemente polêmicas, mas partindo de um comandante militar, podem deixar transparecer alguma nova iniciativa com relação ao assunto. Militares norte-americanos tentam, há décadas, usar informações sobre UFOs como forma de aprimorar seus recursos tecnológicos. Sabe-se que naves acidentadas ou derrubadas naquele país, porém com poucos danos, foram restauradas e testadas por pilotos de provas. Nos Estados Unidos, nação de muita tecnologia e fartos recursos destinados às pesquisas bélicas de todos os tipos, isso pode ser possível. Mas no Peru, uma nação quase miserável, não se tem idéia de como isso seria feito.
Rússia Esconde Informações
Em sua edição de 18 de outubro, o jornal russo Pravda trouxe extensa matéria do investigador Nikolai Subbotin, em que denuncia a política de sigilo imposta à questão ufológica em seu país. Apesar da modernização por que a Rússia tem passado nos últimos anos, e a tentativa de acompanhar a Europa e EUA no que se refere à globalização, não se tinha visto até então denúncias tão pesadas contra o governo de Vladimir Puttin quanto ao assunto. Subbotin expôs as dificuldades por que passam os investigadores russos para obter documentos militares e do governo sobre o Fenômeno UFO.
Ele acusou a agência remanescente da KGB de sonegar informações à população. “Até nos Estados Unidos, onde o tema é mantido a sete chaves, há milhares de documentos à disposição dos ufólogos e de qualquer cidadão”, afirmou. Em seu artigo, Subbotin se refere a uma entrevista que fez com o ex-militar Eugeny Lutsenko, que participou de operações de perseguição a UFOs antes da extinção da União Soviética. “O tema é de interesse de todos e tem sido amplamente tratado até mesmo pela Academia Russa de Ciências, o Comitê Estatal de Hidrometeorologia e o Ministério da Defesa, mas os resultados são mantidos em sigilo”.
Luzes em Feira de Aviação no Chile
Objetos voadores não identificados causaram surpresa no Chile. Em duas gravações em vídeo, realizadas durante a última Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), em Santiago, surgiram estranhos fenômenos luminosos que pareciam interceptar as evoluções de um avião de caça em exibição. Não é a primeira vez que isso acontece. A FIDAE, uma das mais tradicionais e disputadas feiras de aviação do mundo, tem sido palco de observações de UFOs há vários anos. Dessa vez, em abril passado, não foi diferente. No dia 06, Cláudia Cabezas e seu irmão chegaram ao recinto da exposição, no Aeroporto de Los Cerrilos, equipados com câmeras de vídeo. Segundos depois da decolagem do caça, ambos viram um estranho brilho segui-los. O jovem, que já estava gravando tudo, tentou registrar a cena. Chegando em casa mais tarde, no entanto, Cláudia passou a fita quadro-a-quadro para ver se localizava o estranho brilho. Em várias passagens da gravação – que não dura mais de cinco minutos – pode-se notar uma série de faíscas luminosas que atravessam o quadro em segundos.
“Gosto muito de Ufologia desde pequena”, disse Cláudia aos repórteres. “Inclusive, meu primeiro avistamento aconteceu há 10 anos. Eu sabia que neste tipo de feira sempre podemos ver coisas estranhas. Por isso levei minha câmera”. Ela ainda pediu ao seu irmão para que revisasse inteiramente a fita gravada por ele, sendo possível encontrar na mesma vários outros objetos de origem desconhecida. Após uma análise preliminar no material, ficou completamente descartada a possibilidade de fraude. Mas a fita ainda deverá ser examinada em detalhes, para se apurar dados como o tamanho dos objetos, velocidade de deslocamento e comportamento. Nesse instante, os investigadores chilenos procuram saber se a força aérea fez algum registro da presença de UFOs naquele dia. No aeroporto de Cerrilos também existe uma torre de controle, de onde os funcionários podem ter observado algo estranho. Como se sabe, no Chile há uma relativa abertura deste assunto entre militares, que têm até uma comissão de pesquisas oficiais sobre o Fenômeno UFO. Mas ela ainda não se pronunciou a respeito.
Área 51 Pode Virar Filme
A Área 51, uma base de provas norte-americana ultra-secreta, localizada no Deserto de Nevada, sempre inspirou teorias conspiracionistas entre os ufólogos. Não é pequena a quantidade deles que acredita que a base, que tem apenas uma pequena parte acima da superfície e muitos andares subterrâneos, abriga naves extraterrestres – adquiridas à força ou não pelos norte-americanos – e seus tripulantes. Essa hipótese tomou corpo principalmente no fim dos anos 80, começo dos 90, após declarações do físico Robert Lazar, que alega ter trabalhado com vários modelos de UFOs na base, junto de outros cientistas. “Havia um tipo de nave que, por suas características, eu a chamava de modelo esportivo”, diz Lazar, referindo-se a um objeto pequeno. Muitos ufólogos daquele país acreditam em suas declarações, ao passo que os mais ortodoxos as consideram pura elucubração. Pois agora os mistérios em torno da Área 51 poderão ser revelados através do cinema, e novamente a façanha se deverá a Lazar. A história será baseada na experiência narrada por ele, com detalhes das atividades que desenvolveu naquele lugar. O físico teria firmado um contrato com a produtora inglesa Bluebook Films para tornar públicos os segredos da Área 51 sobre a manipulação de tecnologia extraterrestre. O fundador da produtora, Bruce Burgess, afirmou que “depois de Roswell, a história de Bob Lazar é o evento mais significativo deste gênero”.
Novas Fotografias Revelam Mais Mistérios na Superfície de Marte
Acabam de ser reveladas novas e intrigantes fotografias de uma área da suprfície de Marte que já vem sendo chamada por estudiosos de “Cidade Inca”, numa referência às semelhanças entre as estruturas no Planeta Vermelho – que se acredita serem artificiais – e Machu Pichu, no Peru. O escritor científico Robert Roy Britt, em artigo publicado no site Space.com, em 15 de outubro, informa que as imagens foram captadas pela sonda Mars Global Surveyor. “Elas revelam claramente uma estrutura circular de mais de 80 km de extensão, que tem nítidas características artificiais”. Britt informa ainda que há, inclusive, sinais de água dentro da inusitada construção. “Nas fotografias é possível ver paredes erguidas na região chamada Sirenum Terra, ainda que, apesar da claridade das evidências, os cientistas da NASA resistam em aceitar a possibilidade de existência de vida inteligente em nosso vizinho cósmico”.