Concurso para ET de Varginha
Varginha (MG) tem sido a grande divulgadora do Fenômeno UFO desde janeiro de 1996, quando se deu a captura de pelo menos dois ETs na cidade. Há poucas semanas, para comemorar o aniversário de cinco anos do caso, o prefeito eleito Mauro Teixeira (PT) resolveu cumprir uma promessa de campanha, anunciando que investirá todos os recursos possíveis para divulgar o caso que deixou a cidade tão famosa em todo o mundo. Um dos meios encontrados por Teixeira foi um concurso para se escolher o melhor desenho que caracterize os extraterrestres capturados, difundidos pela mídia como criaturas baixinhas, marrons e com três protuberâncias na cabeça. A prefeitura da cidade veiculou nos principais meios de comunicação da região comerciais de 30 segundos sobre o assunto, mas de forma séria e sem a ironia que marcou a atitude das autoridades militares envolvidas na captura.
O vencedor do concurso foi Henrique de Oliveira Matos, 20 anos, que fez o desenho mais impressionante, que será agora utilizado nas promoções e em toda a publicidade do município como garoto propaganda. Matos afirmou ter desenhado o ET levando em conta as características da criatura e de Minas Gerais. “Usei o triângulo de Minas e um ramo de café”, disse. Mas nem todos gostaram da idéia. Osmar Lúcio Nunes, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária local, não quer que a imagem substitua a já registrada por sua entidade como verdadeiro ET de Varginha. Polêmicas à parte, esta é a primeira vez em todo o mundo que uma municipalidade faz tal promoção, em caráter oficial. Com toda essa repercussão, o setor turístico da cidade foi, sem dúvida, o maior beneficiado. Tanto que o Centro Cultural local chegou a implantar um projeto de turismo UFO-ecológico intitulado Cidade Espacial, Cidade Especial, que já foi aceito e aprovado pela administração do município.
Disco Voador na Sibéria
Em 26 de janeiro o aeroporto da cidade de Barnaul, na região de Altai, sul da Sibéria, teve que suspender o tráfego aéreo durante uma hora e meia, devido à existência de um estranho objeto voador no local. O alarde foi dado pela tripulação de um avião cargueiro, Iliushin-76, que se negou a decolar alegando que havia um objeto luminoso acima da pista de decolagem. Pouco depois, pilotos de vários aviões também comunicaram à torre que não decolariam por causa de um UFO que sobrevoava o aeroporto. Segundo informou Ivan Komarov, diretor-geral da Companhia Aérea Altai, os passageiros do Iliushin-76 argumentaram que a presença daquele estranho objeto colocava em perigo a segurança dos vôos. Todos os aviões que pousariam no local tiveram suas rotas desviadas para aeroportos de outras regiões.
Somente após o objeto alçar vôo e desaparecer rapidamente é que o fluxo de pouso e decolagem do aeroporto de Barnaul foi normalizado. Incidentes como esse têm sido muito freqüentes em Altai nas últimas décadas. Contudo, desta vez, pode não ter ocorrido um evento ufológico real, segundo o que foi noticiado pela Imprensa no início de fevereiro. De acordo com policiais siberianos, o possível UFO não passaria de uma brincadeira despropositada de três aeromoças, que no dia de sua folga resolveram dar um susto na tripulação. Para isso elas teriam utilizado uma armação luminosa de metal. A informação não convenceu os ufólogos, mas, enfim, foi a declaração oficial já esperada para este tipo de ocorrência. Especialmente na Rússia, onde a campanha de desinformação ufológica mantida pelo governo é uma das mais fortes e sólidas de todo o mundo.
UFO sobre Vulcão no México
Em 22 de dezembro de 2000, o jornal mexicano Milenio publicou na primeira página uma fotografia do Vulcão Popocatépetl, na qual havia uma estranha luz descendo sobre seu cone. Ela parecia girar violentamente ao aproximar-se da cratera do vulcão. A fotografia está sendo estudada pelo investigador mexicano Daniel Muñoz. No entanto, nem todos se convenceram de que o acontecido tratou-se realmente de um evento ufológico.
Para Claudeir Covo, co-editor de UFO, aparentemente estaríamos diante de um acidente fotográfico. “Isso acontece quando o obturador da câmera fica aberto. Ao ser batida a foto ele se fecha, registrando qualquer tipo de luz onde normalmente a câmera se movimenta. Se isso acontecesse no claro, a foto teria sido velada pelo excesso da luz”. De qualquer forma, análises e investigações sobre o caso continuarão sendo feitas para apurar a autenticidade, ou não, da fotografia, e se o objeto mostrado nela trata-se realmente de um UFO. No México, nos últimos anos, discos voadores têm sido quase tão comuns quanto trágicas erupções vulcânicas.A combinação destas duas variáveis pode vir a ser uma explosiva fonte de estudos.
Luzes Não Identificadas Intrigam Campinas há Meses
Aparições de luzes misteriosas estão virando assunto polêmico em Campinas, cidade de um milhão de habitantes no interior de São Paulo, informa o consultor de UFO Jeferson Martinho, editor da revista eletrônica Vigília [www.vigilia. com.br]. Desde novembro passado o município vem recebendo a visita constante de objetos voadores não identificados. O fenômeno já começa a levantar dúvidas, dando pistas de que pode não ser o que parece. A ocorrência que deflagrou a onda de relatos foi registrada no dia 29 daquele mês, quando uma luz intensa brilhou no céu, numa aparição que pôde ser acompanhada por testemunhas em diversos bairros. No dia 21 de dezembro, a história se repetiu. Entre 22:00 e 22:30 h, moradores dos bairros Jardim Santana e Santa Genebra acompanharam as evoluções de uma luz branca que piscava e parecia deslocar-se de forma incomum. Sob o céu parcialmente encoberto, a luz inicialmente aparentava pouco ou quase nenhum movimento. Em seguida surgiram outros pontos de luz, que se deslocavam em direção ao solo.
A esta altura, a emissora EPTV, bem como a Vigília e a Revista UFO, além das listas de discussão na Internet, começavam a receber dezenas de relatos e confirmações das ocorrências, que não ficaram por aí. O fenômeno voltou a chamar a atenção no dia 01 de fevereiro passado, quando praticamente reproduziram-se as características dos relatos anteriores: uma luz maior descreveu uma trajetória mais lenta, com brilho variável, da qual saía uma luz menor que seguia em direção ao solo. Apesar dos muitos relatos, alguns dados começam a indicar a possibilidade de tratar-se, na realidade, de um balão. A tese ainda não tem comprovação definitiva, mas tem um forte defensor no astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas. Ele concontou que observou o fenômeno duas vezes na noite de 01 de fevereiro. A primeira por volta das 21:00 h, quando estava acompanhado de outros três astrônomos.
Lobo contou que inicialmente não conseguiu distinguir formas. Mas, em determinado momento, o objeto apagou-se e restou uma névoa alaranjada, visível apenas com a luneta. Uma indicação clara, na opinião dos astrônomos, de que se tratava de um balão. A luminosidade da tocha estaria propositalmente disfarçada pelo tempo nublado. Seus colegas deram-se por satisfeitos com a explicação e foram embora, mas Lobo insistiu em permanecer e esperar para ver o que acontecia. Aproximadamente à 01:00 h ele teve a chance de ver um balão subindo, desprendendo a tradicional “chuva de prata”. “Quando ele atinge uma certa altura fica praticamente estático”, descreveu Lobo. Pouco depois, foram acionadas o que o astrônomo garante ser as luzes estroboscópicas, que estariam fixas numa armação em forma de T do aparelho, alimentadas por uma bateria. “A gente só não sabe se é brincadeira de alguém ou objeto de alguma propaganda ou campanha promocional”, ponderou Lobo, que considera o caso encerrado. Contudo, sejam o que forem, as aparições em Campinas ainda continuam sem uma explicação definitiva e os acontecimentos vêm sendo apurados e confrontados com outras teorias.
Deputado Gaúcho Avista UFO
O deputado gaúcho Paulo Azeredo (PDT), afirmou ter visto um UFO durante uma viagem a Bagé (RS), na madrugada de 28 de dezembro passado. De acordo com a notícia, publicada no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), o avistamento teria ocorrido quando o deputado viajava sozinho. Inesperadamente, estranhas luzes coloridas emitiram sinais à sua frente. Ele teria esfregado os olhos, procurando se certificar de que não estaria sonhando. Olhou ao redor, nos campos que circundam a estrada, em busca de alguma explicação. Azeredo pensou que talvez pudesse ser alguma comemoração de final de ano com raio laser , mas não viu nada que indicasse festa nas proximidades. Afirmou ainda que o UFO pairava sobre seu veículo, ora mais à frente, emitindo sinais, ora à trás, seguindo o carro em total silêncio. Apavorado, o pedetista buscou abrigo na Polícia Rodoviária Federal, pela qual foi informado de que vários fazendeiros da região já haviam feito menção ao mesmo fenômeno. Decidiu, então, seguir viagem, mas “com um olho na estrada e o outro no céu”.
Com 44 anos, Azeredo está na vida pública desde 1988. Deputado desde 1994, atualmente é o 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do RS, o que confere importância ainda maior ao fato. “Se conseguimos chegar à Lua e a todo momento enviamos astronautas para estações espaciais, por que não seria possível que seres de outros planetas nos visitassem?”, declarou Azeredo ao pesquisador e autor Mário Rangel, do Conselho Editorial de UFO, que o contatou para confirmar as informações publicadas.