Pesquisador é abduzido
Nick Pope, o consagrado pesquisador britânico que por 3 anos esteve à frente do projeto de pesquisa ufológica do Ministério da Defesa da Inglaterra, pode ter sofrido uma abdução. Em seu último livro, The Uninvited [Os não convidados], ele descreve o fenômeno ocorrido em 1992 com duas pessoas que ele chama de Peter e Jenny. De acordo com o jornal London Sunday Times, de 7 de fevereiro de 1999, Peter seria, na verdade, o próprio Pope. O repórter que produziu a matéria, Mark Macaskill, não revelou como descobriu o fato nem que o pesquisador irá confirmar a história, somente disse que quis revelar a verdade. O inusitado nisso é que Pope é uma das poucas pessoas em todo o mundo a ter seu cargo de “ufólogo oficial” divulgado pelo governo que o contrata.
O caso teria ocorrido em uma estrada da Flórida, quando o casal descobriu estar a quilômetros de distância da rodovia que deveria percorrer. Eles não se lembram como chegaram até àquele lugar e, no livro, Pope afirma que Peter submeteu-se a uma sessão de hipnose que teria indicado que o casal havia sido levado a bordo de uma nave extraterrestre. Nela, eles teriam andado por corredores metálicos, mas sem ver qualquer alienígena.
Alguns cientistas britânicos ficaram surpresos com a revelação de que Peter e Pope seriam a mesma pessoa. “O que me choca é que ele nunca admitiu isso e me pergunto por que preferiu relatar o incidente como se tivesse acontecido com outra pessoa”, diz o ufólogo Jenny Randles. Segundo o Times, Pope estava preocupado em ser rotulado como um aproveitador do Ministério da Defesa (MoD) e com as implicações que sua mulher, na época sua namorada, poderia vir a sofrer. “Pope é extremamente sistemático, como convém a um bom inglês, e sua posição no MoD era bastante sensível para que admitisse uma abdução”, declara o editor de UFO A. J. Gevaerd, que conhece Pope há vários anos.
Hoagland sofre enfarte
O pesquisador Richard Hoagland, 53 anos, o mais famoso investigador da face na superfície de Marte e das estruturas do que seria uma cidade na planície de Cydonia, no planeta, sofreu um ataque do coração no dia 6 de março, em Miami, Flórida. Hoagland é um personagem polêmico e bastante conhecido no mundo ufológico. Embora muitos achem que fosse cientista da NASA, nunca passou de um cargo intermediário na agência, por não ter nenhum curso superior ou especialização técnica. Isso não o impediu de chefiar cientistas que pesquisam Marte.
Ultimamente, Hoagland estava sendo acusado por Amargi Hillier e Richard Motzer de ter creditado para si descobertas de manuscritos num templo em Abydos, Egito.Não é a primeira vez: suas polêmicas “revelações” no solo da Lua também são especulações de terceiros. Num exemplo mais recente da enrascada em que se meteu, o autor também está sendo acusado por Ralph Greenback, professor de Matemática da Universidade de Washington, por ter se responsabilizado pelo descobrimento de água em uma das luas de Saturno – uma descoberta que jamais foi sua. Seu estado de saúde é estável e, tão logo se recupere totalmente, deverá encarar seus acusadores.
Alce é abduzido por UFO
O National UFO Reporting Center (NUFORC) recebeu, em 1º de março deste ano, uma denúncia de um trabalhador florestal de Washington, costa noroeste dos Estados Unidos, afirmando que os madeireiros daquela região tiveram um avistamento no dia 25 de fevereiro de 1999. As testemunhas garantiam que um alce foi suspenso no ar e levado por um estranho objeto não identificado. O homem ligou novamente na manhã de 4 de março, reiterando o relato e fornecendo os nomes e telefones das pessoas que estavam presentes no local do incidente. O diretor da entidade, Peter Davenport, iniciou a investigação do caso, que depois foi conduzida por Robert Fairfax.
Fairfax descobriu que no dia do acontecido, três madeireiros que plantavam árvores nas montanhas viram um pequeno objeto discóide flutuar sobre um pico próximo. Eles chamaram a atenção de outros 11 colegas que estavam por perto e todos ficaram observando a nave por 4 minutos. De repente, o UFO começou a aproximar-se de uma manada de alces que, quando os animais notaram algo estranho, saíram em debandada. Entretanto, um deles separou-se do grupo e o objeto levantou-o no ar. A nave movimentou-se vagarosamente para cima e na direção leste, mas acabou colidindo com a copa de algumas árvores, o que a fez ir para oeste. No momento em que o alce entrou no UFO, este aumentou de tamanho, adquiriu maior velocidade e sumiu.
Esse caso encontra paralelos na literatura. Um fato semelhante foi o do bezerro arrebatado por um UFO na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, em 31 de outubro de 1970, pesquisado pelo pioneiro Victor Soares. O estudioso constatou que uma nave suspendeu o animal no ar e o fez levitar por mais de 100 m, até onde estava, e sugou-o para dentro.
Um ufoporto é construído na Amazônia
Considerada um pólo turístico em desenvolvimento, a floresta amazônica já está equipada para receber também visitantes extraterrestres. Acaba de ser construído um ufoporto para eventuais pousos de naves alienígenas. Brincadeiras à parte, a idéia é do staff do Ariaú Amazon Towers, um dos mais conceituados hotéis de selva da região, que construiu um local para vigílias e – por que não – eventual pouso de um UFO, ao lado de uma pirâmide para meditações.
A idéia é tão boa que foram publicadas matérias a respeito em revistas nacionais e internacionais, de Veja a Newsweek. O Ariaú é considerado um dos cartões postais de Manaus e é freqüentado por turistas de todo o mundo, que buscam emoções ao vivo na maior e mais diversificada floresta do mundo. A criação do ufoporto, segundo Aldo Lucena, responsável pela promoção e marketing do hotel, partiu da constatação de que a Amazônia é um palco de UFOs, como já foi publicado nesta revista.”Sabemos que no mundo existem pontos energéticos, tais como o Mount Shasta, o Kilimanjaro, o Himalaia e o Egito, por exemplo. A Amazônia está entre eles”, disse Lucena.
O Ariaú quer agora aliar-se a ufólogos e promover na selva eventos para debater o Fenômeno UFO. “Como nós estamos em um local especial para os aficcionados no tema, queremos aproveitar para oferecer uma forma nova para debater o assunto”, finaliza Lucena, acrescentando que outros temas também são bem-vindos. Os interessados podem procurar informações em www.ariautowers.com ou pelo fone (092) 800-5000.
Cresce onda na Itália
Entre os últimos meses de 1998 e os primeiros de 1999, Maurizio Baiata, do Notiziario UFO, e vários pesquisadores e investigadores confirmam que uma onda ufológica sem precedentes tem se alastrado sobre a Itália, atingindo várias regiões. Um relatório do Centro Ufológico Nazionale (CUN) descreve que a onda já resultou em centenas de observações noturnas e diurnas, vários pousos de UFOs e alguns casos de abdução, principalmente na Lombardia, Emília Romagna, Lazio e Sicília. Um dos incidentes mais impressionantes foi um encontro imediato do 3º grau acontecido no dia 19 de dezembro de 1998, às 23h00, em Stra, próxima à Veneza.
Nos meses de janeiro e fevereiro o número de casos aumentou ainda mais. Um dos focos de observações foi a cidade de Parma, perto do aeroporto e da base da Força Aérea italiana no local. Objetos foram relatados voando bem devagar. Em 27 de janeiro houve grande número de depoimentos de testemunhas de Brescia, região da Lombardia. Os UFOs também foram vistos em Bergamo e Ancona. Há indicação de que, com a guerra na Iugoslávia ali bem próxima da costa italiana, a incidência ufológica tenha aumentado ainda mais. Até o momento, a Itália é recordista de ocorrências neste ano.
Ufologia na Internet
Os leitores de UFO que estiverem plugados na rede mundial têm, uma importante ferramenta para discutir a problemática ufológica. São as listas de discussões ativas existentes na Internet, das quais qualquer pessoa pode tomar parte, sem custo algum. A pioneira nesta atividade foi a Terráqueos [www.terraqueos.trix.net] instituída por Roberto Herrera Arbo. “As listas têm a função de colocar pessoas que residem longe umas das outras em discussões sadias sobre Ufologia”, declara o owner da lista, como é chamado o proprietário. Mais de 500 pessoas já se cadastraram na Terráqueos até hoje.
Recentemente acaba de ser fundada mais uma lista, idealizada pelos consultores de UFO Eustáquio Andréa Patounas [socex@zaz.com.br] eThiago L. Thicchetti [thiagolt@opengate. com.br]. Trata-se da Ufobraz [www.onelist.com] e que já está funcionando. Segundo seus criadores, a lista é o início de um grande projeto para auxiliar ufólogos e pesquisadores brasileiros a debaterem mais a fundo a Ufologia. A idéia principal de Thiago e Eustáquio é criar uma central de informações através da Ufobraz, para coletar, divulgar e estudar o maior número possível de avistamentos e casos ufológicos por todo o Território Nacional. Maiores informações podem ser obtidas também pelo fax (061) 328-5637.
Esqueletos podem ser de extraterrestres
Dois esqueletos encontrados no Texas (EUA) podem ter origem alienígena. De acordo com o MUFON Journal, o primeiro é muito parecido com o humano e foi descoberto por um casal, que o entregou para os pesquisadores Lloyd Pye e Mark Bean. O outro esqueleto, quase completo, parece ser de uma pessoa de baixa estatura, com características anatômicas diferentes das nossas. Este foi encontrado por Richard Wallace e entregue a Robert Slaughter, professor de Paleontologia e diretor do Shuller Museum, da Universidade Metodista de Dallas. Em ambos os casos predominam mitos e lendas que sugerem ligação direta com os extraterrestres, mas nada está provado.