UFO em acidente de helicóptero
Deu na revista eletrônica CNI News [CNINews1@aol.com]. No dia 18 de fevereiro passado, o helicóptero da Marinha Americana UH-1D, que participava de manobras de treinamento em busca e resgate, caiu na Floresta Nacional da Sequóia, na Califórnia. Os cinco tripulantes morreram e seus nomes não foram divulgados. Uma testemunha, o tenente Mike Gutsch, disse que o helicóptero, que era baseado no Centro Naval de Armas de China Lake, 100 km a leste do Deserto de Mojave, pegou fogo antes de cair perto do Rio Kerner, na reserva florestal.
De acordo com o jornal Fresnobee, muitas pessoas viram um misterioso objeto brilhante na mesma região, às 23:00 h daquele dia, aproximadamente 12 horas após o acidente com o helicóptero. O delegado Ernest Cowan, uma das testemunhas, disse que a estranha luz causou certo alvoroço. “O objeto não era uma explosão. Era mais parecido com uma estrela cadente”. Outras testemunhas afirmam que o misterioso objeto exibia um movimento em forma de arco – e isso não é característica de estrela cadente. O fato não teria grandes repercussões caso o acidente não tivesse ocorrido justamente perto de China Lake, para onde foram transferidos quase todos os programas secretos antes sendo conduzidos na Área 51, que fica a 1.200 km a nordeste.
Em China Lake há várias instalações militares com acesso tão ou mais restrito que os da Área 51. Segundo ex-agentes que trabalharam na base ultra secreta, em China Lake há um portentoso complexo científico-militar com mais de 30 andares – porém subterrâneo, o que faria da instalação a maior já conhecida, ao lado de Manwith Hill (Inglaterra) e Pine Gap (Austrália). Parece que já vimos esse filme antes…
Abdução na Inglaterra
A lista Skywatch [skywatch@mail.phoenix.net] divulgou uma interessante nota que dá conta de uma abdução ufológica na Inglaterra no ano de 1942. A notícia surgiu apenas recentemente, através do ufólogo Richard Gall [mib@cyborg.force9.co. uk], que descobriu o fato, ocorrido em Newbigginon-Sea, Northumberland.
Segundo conta, numa determinada noite daquele ano, Albert Lancashire, na época com 27 anos de idade, passou pela experiência. Lancashire estava de sentinela numa estação de radar perto da costa do Mar do Norte, armado com um rifle de baioneta fixa. Repentinamente, uma luz surgiu no horizonte, atrás de uma nuvem. Em seguida, uma segunda luz amarela apareceu no céu, emitindo um facho de luz que parecia sair de um objeto arredondado que varria de um lado para o outro o horizonte.
Aquele objeto se aproximou e brilhou diretamente sobre a face de Lancashire que, sentido-se mal, teve a sensação de estar voando. O oficial largou seu rifle e levantou suas mãos para cima, antes de desmaiar. Ao acordar, minutos mais tarde, estava deitado a dezenas de metros do local de onde tinha visto a luz.
Em estado de choque, ficou ali por mais ou menos 10 minutos, antes de sentir-se forte o bastante para levantar e continuar sua vigília. Nos anos seguintes a este episódio, Lancashire teve estranhas experiências e sonhos anormais. Num deles, ele se vê a bordo de um objeto olhando para baixo, para o mar, através de uma grande janela.
Dentro deste objeto – um disco voador – um homem vestido de branco diz a ele por que tinha que ser levado a bordo. Noutro sonho, Lancashire, de novo a bordo do objeto, encontra-se com uma mulher com cabelo ruivo, vestida de acordo com a moda de 1942, que lhe entrega um par de óculos do tipo utilizado para natação. Nos anos seguintes, o militar se convence de que a melhor explicação para sua experiência seria a da abdução.
Seu relato, segundo estudiosos, é um dos mais antigos dos anais da Ufologia e segue um padrão psicológico comum no fenômeno da abdução. Uma de suas reações, por exemplo, foi ter-se convertido em fervoroso religioso após se dar conta de que o episódio que viveu foi uma abdução. No entanto, o caso ainda está sob estudo, sugerindo à Ufologia muitos outros de mesma idade.
Avistamento na Ilha da Madeira
O ufólogo e representante da Revista UFO em Portugal Joaquim Fernandes [j.fernan@esoterica.pt] informa uma observação ufológica na Ilha da Madeira, pertencente ao seu país e considerada um foco de ocorrências do gênero entre as ilhas localizadas no Oceano Atlântico. Segundo Fernandes, o Jornal da Madeira teria relatado a passagem de um UFO na noite de 31 de dezembro de 1997 sobre Funchal, capital da ilha. Naquela noite estavam ocorrendo as festividades de ano novo em Madeira, quando muitas testemunhas locais, dentre várias estrangeiras, observaram uma luz redonda acima da cidade.
Uma jornalista e seu marido já tinham observado esta estranha luz alguns minutos antes, sobre o horizonte, mas pensaram tratar-se de um barco de pesca. Ainda sobre Funchal, o objeto fez um movimento repentino, completando um círculo bem fechado no céu e retornando ao ponto inicial, de onde, poucos segundos depois, acelerou à grande velocidade desaparecendo logo em seguida.
Testemunhas espantandas com aquilo ligaram para o quartel general da Força Aérea Portuguesa (FAP), em Lisboa, perguntando se o avistamento poderia ser um helicóptero em movimento, o que foi descartado pelos oficiais, que ainda pediram maiores detalhes. Curiosamente, as testemunhas foram aconselhadas a entrar em contato com Joaquim Fernandes, numa atitude incomum do comando da FAP. Fernandes está analisando um vídeo que foi feito do misterioso fenômeno.
Os aliens estão chegando
Frank Drake, o famoso professor da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, fez audaciosas predições sobre nosso futuro contato com civilizações extraterrestres. Drake, um veterano que foi presidente e fundador do imponente projeto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), assustou a todos quando teve suas afirmações postadas na lista Ovnis Ufos [ovnis@ services.web.aol.com]. “Os ETs têm vida baseada em carbono e provavelmente estarão utilizando tecnologia avançada por mais tempo que nós”, disse o cientista, avaliando ainda que haverá grande similaridade entre eles e nós, tais como andar ereto, ter a cabeça com olhos para melhor visão, membros livres para manipular ferramentas, e os requisitos necessários para serem capazes de enviar e receber mensagens.
“Os ETs podem não parecer humanos, Klingons guerreiros ou seres gentis, mas são criaturas inteligentes que existem no Cosmo e os cientistas terrestres irão contatá-los dentro de 10 anos”, disse o estudioso em recente conferência. Drake também predisse que os primeiros a encontrar seres extraterrestres serão os astrônomos australianos, através de seus sofisticados telescópios. Drake afirmou isso após visitar a Austrália recentemente para uma série de palestras, quando lançou o Projeto Serendip, um novo programa de busca por ETs especificamente para o Hemisfério Sul. O projeto conta com recursos avançados da Universidade de Sydney, do Observatório CSIRO, e da Universidade de Berkeley (EUA).
Utilizando o radiotelescópio Parkes, os australianos irão, durante cinco anos, “escutar” 72 milhões de canais simultaneamente, na esperança de encontrar um padrão que possa indicar vida inteligente extrassolar.
Para quem imagina que o Serendip terá a morosidade do Projeto SETI, basta dizer que SETI vasculhou apenas cerca de 1,2% do céu, em profundidades que não ultrapassaram 76 anos-luz da Terra. Já Serendip irá vasculhar mais de 18% do céu, numa profundidade superior a 200 anos-luz. Maiores informações sobre o projeto podem ser encontrados no site http://www.search.com/infoseek/serendip.
Vingança cósmica na Rússia
Depois que Mikhail Gorbatchev dissolveu a KGB, em 1991, muito material antes secreto desta agência foi enviado para o exterior, em particular para a CIA, segundo informou uma revista canadense de notícias semanais. A mesma fonte ainda garante que a inteligência norte-americana obteve um arquivo de 250 páginas com informações de um ataque de um UFO a uma unidade militar na Sibéria.
O arquivo não só conteria muitas fotografias e desenhos, como também testemunhos de pessoas participantes nos eventos. Um dos representantes da CIA consultados referiu-se a este caso como “um quadro horroroso de vingança por parte de criaturas extraterrestres, uma situação que faz ‘gelar o sangue’ de qualquer um”. De acordo com os documentos da KGB, uma nave com forma de pires, voando baixo sobre a Sibéria, apareceu acima de uma unidade militar que estava realizando manobras rotineiras de treinamento. Por razões desconhecidas, alguém inesperadamente lançou um míssil terra-ar contra o objeto, atingindo-o em cheio. O UFO teria caído na Terra não muito longe da base, fazendo com que cinco pequenos humanóides com cabeças grandes e olhos pretos saíssem do objeto ainda vivos. Segundo declararam dois soldados que permaneceram vivos à vingança alienígena, os seres se afastaram dos escombros da nave, fundiram parte das ferragens num único objeto que adquiriu forma esférica e o usaram para atacar seus agressores.
Aquele objeto passou a zunir e a assobiar bem alto, quando então se tornou branco e brilhante. Em alguns segundos, aquilo cresceu tanto que explodiu lançando para cima dos soldados uma luz extremamente forte que teria transformado 23 homens em verdadeiros postes de pedra! Somente dois soldados que permaneceram em um lugar onde não ficaram expostos à explosão luminosa conseguiram sobreviver. O relatório da KGB diz ainda que os restos do UFO e os soldados petrificados foram transferidos para uma instituição secreta de pesquisa científica perto de Moscou.
Especialistas afirmam que uma fonte de energia desconhecida dos terráqueos mudou a estrutura dos organismos vivos dos soldados e imediatamente os transformou em uma substância cuja composição molecular não é muito diferente da de uma pedra. Um representante da CIA declarou que “se o arquivo da KGB corresponde à realidade, então este é um caso extremamente ameaçador. Se os alienígenas possuem tais armas e uma tecnologia que vai além de todas nossas suposições, eles podem revidar violentamente se atacados”. Esta notícia foi postada na lista Terráqueos [terraqueos @listbox.com], pelo ufólogo Gelson Rocha [gelson@mtec.com.br].
UFO quase colide com avião
Um fato ocorrido em 8 de março de 1957 só agora veio à tona. Trata-se da quase colisão de um UFO com um avião comercial que fazia o vôo 257 da Pan American Airways, que havia saído do Aeroporto Idlewild (hoje Aeroporto John F. Kennedy), Nova York, com destino a San Juan, Porto Rico. O fato foi publicado em várias listas ufológicas na Internet.
Quando o DC-6 se aproximava das Bermudas, o comandante Matthew Van Winkle recebeu a notícia pelo rádio de uma tempestade que se aproximava. Winkle avisou o Aeroporto de Hamilton que estaria mudando seu curso para oeste, perto da Flórida. Instantes depois depois, o vôo 257 estava a 240 km de Jacksonville, na Flórida, voando a 6.500 m sobre o Oceano Atlântico quando de repente o DC-6 foi iluminado por uma intensa e brilhante luz à direita do avião. Winkle descreveu o objeto voador como sendo “um enorme bola de fogo avançando a uma tremenda velocidade e com um barulho ensurdecedor”.
O objeto mudou seu rumo bruscamente, fazendo com que o comandante reduzisse os motores e puxasse o manche para cima. O motor deu um tranco e a nave aparentemente subiu e esquivou-se, para evitar colisão. “Fiz o que parecia natural”, disse Winkle. Na cabina do DC-6, passageiros, máscaras, bagagens, revistas, comissários de bordo e o co-piloto (que estava lá no momento), foram jogados para o alto, enquanto Winkle lutava para controlar o avião.
Um passageiro e um comissário de bordo feriram-se e foram depois hospitalizados. Outros três passageiros ficaram abalados. Mesmo assim, o vôo 257 aterrissou com segurança em San Juan e logo uma investigação foi iniciada. Quatro outros aviões próximos daquela rota viram o mesmo objeto por volta das 03:30 h. Todos o descreveram como uma coisa incandescente, com uma luz brilhante na frente e uma chama avermelhada ou gás na parte de trás. A explicação oficial dada para o fenômeno foi a clássica e surrada hipótese de um meteoro…
UFOs sobre a extinta URSS
Uma impressionante notícia foi divulgada pela lista UFO UpDates, de Toronto [updates@globalserve.net], postada por um dos mais ativos ufólogos virtuais da atualidade, o dinamarquês Stig Agermose [Stig_Agermose@ online.pol.dk]. Segundo a nota, só agora transmitida ao Ocidente, o governo russo estaria fazendo importantes revelações sobre UFOs.
A notícia foi publicada acompanhada da transcrição do programa radiofônico Voz da Rússia, levado ao ar no dia 23 de outubro de 1997. Nele, Boris Belitsky, correspondente de ciências da emissora, foi entrevistado pela jornalista Esther Winters. Suas revelações são bastante interessantes e dão idéia de como a ex-URSS tratava da questão ufológica e o que se faz a respeito do assunto na Rússia de hoje. Belitsky afirmou, entre outras coisas, que o Ministério do Interior de seu país recentemente liberou documentos sobre aparições de UFOs e contatos com ETs que havia herdado do antigo Ministério do Interior Imperial da Rússia. Estes davam conta de ocorrências oficiais antes da virada do século passado. “Dentre esses documentos existe um relatório feito pela Chancelaria do Tsar, nome como era conhecida a polícia secreta naqueles dias, que descreve efeitos de luzes extraordinários observados no céu por habitantes, a polícia e militares em Orenburg, na noite de 26 de dezembro de 1830.”, disse o russo.
Orenburg é hoje uma cidade com mais de 500 mil habitantes localizada em Bashkiria, a parte sudeste da Rússia européia, às margens do Rio Ural. “As observações registradas no documento indicariam o que hoje nós chamamos de avistamentos típicos de UFOs”, arrematou, informando ainda que um avistamento similar foi relatado na cidade de Ushtug, na Rússia Central, no dia 30 de janeiro de 1844. “E há ainda muitos outros relatórios datados de 1846 e 1847, o que indica claramente que UFOs eram avistados sobre a Rússia até a metade do século passado”.
Perguntado sobre acontecimentos mais recentes, Belitsky também foi positivo, fazendo referências a casos durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. O correspondente disse que o assunto UFO foi mantido como um tabu pelo governo há algum tempo, face às grandes ocorrências verificadas em todo o mundo. “Hoje, felizmente, há uma abertura maior para que se discuta o assunto com maior responsabilidade”.
UFOs filmados em Leeds
Dois UFOs sobre Leeds, uma das maiores cidades da Inglaterra, 220 km ao norte de Londres, foram filmados por um morador local, o senhor George Hickson. O avistamento ocorreu em 2 de fevereiro passado. Hickson informou que fez a filmagem mais ou menos às 17:30 h, quando percebeu um par de luzes brancas e brilhantes estacionadas a oeste da cidade. “Meu primeiro pensamento era de que fosse um avião cargueiro, com uma luz em cada asa. Eu as observei por uns 3 ou 4 minutos, quando percebi que era muito estranho não terem alterado sua altitude”, disse o inglês.
Hickson filmou as duas luzes até às 17:40 h, quando desapareceram por trás de York, 80 km a noroeste. O vídeo foi apresentado no programa Look North, da BBC, em 12 de fevereiro. Em outro lugar da Inglaterra, no dia 15 do mesmo mês, às 19:10 h, uma família dirigia pela Rodovia A-37, de Doncaster a Yeovil, 48 km a sudeste de Leeds, quando todos os seus membros viram uma enorme luz brilhante vindo por trás do carro.
O UFO virou para a esquerda e desapareceu. As testemunhas disseram que o objeto brilhava em verde e vermelho e tinha uma cauda. A informação foi passada por Graham Birdsall, representante da Revista UFO na Inglaterra [106151.1150@compuserve. com].
UFOs filmados em Israel
Barry Chamish [chamish@netmedia. net.il], representante da Revista UFO em Israel, acaba de informar novos casos ufológicos em seu país, ocorridos em anos passados e só agora tornados públicos. Segundo Chamish, por três noites, em setembro de 1996, Elad Niger filmou um UFO sobre as planícies costeiras da cidade de Kochav Yair, perto da cidade de Kfar Saba. Ele liberou os filmes para o ufólogo David Ronen, em março de 1997, que revelam os UFOs mais bonitos já filmados em Israel.
Já no ano passado, foram vistos e filmados UFOs em Rishon Letzion, 30 km ao sul de Tel Aviv. Em novembro, um filme feito em Gil Bar mostra nitidamente um disco elíptico registrado às 16:00 h, em plena luz do dia, sendo perseguido por um caça F-15 da Força Aérea de Israel. As manobras em alta velocidade do UFO, para escapar do avião, são verdadeiramente acrobáticas. Esse é o primeiro fato conhecido em Israel.
No dia 26 do mesmo mês, Nahum Shomroni filmou uma invasão de UFOs voando baixo sobre Tel Aviv. As condições de luz eram perfeitas e os objetos estavam a uma altitude estimada de somente 700 m. O resultado é uma visão de tirar o fôlego: três UFOs escuros, em forma de esponja, de um tipo nunca antes visto. Mas em 1997 Israel também teve algumas mutilações de animais associadas a avistamentos de UFOs. Tais fatos mantiveram um padrão que se iniciou na vila de Negev, em dezembro de 1996. Sylvia e Yitzhak Kadosh testemunharam um UFO aterrisar perto do curral de sua propriedade. A luz desapareceu ante seus olhos, sem exolicação, mas voltou duas noites depois, resultando na mutilação de dois burros.