DISCO VOADOR EM PORTUGAL
Na segunda-feira, dia 20 de janeiro de 1997, dois homens na cidade de Corvilha, na área montanhosa de Beira Baixa, em Portugal, viram um UFO enorme voando sobre a Serra da Estrela, logo após o anoitecer. Carlos Arruda e Sérgio Mendes notaram uma luz imensa no céu, perto do Pico da Estrela, movendo-se em direção ao Oceano Atlântico. “A luz era grande, redonda e sempre mudava de cor”, declarou Arruda. “Primeiro era branca forte, muito forte, e parecia estar atrás das nuvens. Sua segunda cor foi a vermelha. O objeto finalizou com a azul”, continuou.
Enquanto o UFO voava sobre Corvilha, Arruda pôde notar três cores em um círculo no céu que moveu-se rapidamente para o oeste. Os homens perderam o aparelho de vista assim que ele atravessou a Serra da Estrela, em direção à região de Lourosa. A serra, em Portugal, é bastante conhecida nos meios ufológicos, devido ao grande número de observações de UFOs. Há indícios de que no final de setembro passado uma pessoa teria sido abduzida no local. Há também casos de mutilação de carneiros na região.
CASO ENVOLVE UFOS E AVIÕES
Um avião de passageiros chinês foi forçado a fazer uma aterrissagem de emergência depois que o vidro exterior da janela da cabine de comando foi rachado por um objeto voador não identificado planando à 9.600 m de altura, publicou o Yangcheng Evening News. O objeto colidiu com o avião de passageiros Boeing 757-200 no dia 19 de dezembro, num vôo de Beijing, capital da China, para Wuhan, na província central de Hubei. O avião da Southern Airlines, pertencente à subsidiária de Hubei, fez uma aterrissagem de emergência com sucesso no Aeroporto Internacional de Beijing. Funcionários da companhia, contatados por telefone, não quiseram dar maiores detalhes. Fonte: The Reuters World Service, Individual Inc.
UFO FILMADO EM PLANTAÇÃO
Um homem, com a intenção de observar o terreno, em Wiltshire, onde os círculos ingleses têm sido feitos há vários anos por supostas máquinas alienígenas, conseguiu registrar imagens fenomenais das evoluções de UFOs sobre a região. O que reforça ainda mais a tese de que as marcas são realmente produzidas por fenômenos ufológicos.
A testemunha contou que ao ver uma pequena esfera esbranquiçada cortando o céu à sua frente, pegou uma câmera de vídeo para filmá-la. Nas imagens desse filme apareceram mais duas esferas brancas, vindas da direita e em movimento de arco. À medida que as esferas iam em espiral cruzando o campo, uma delas repentinamente se aproximou do solo e, em questão de segundos (como muitas testemunhas oculares têm relatado previamente), materializou na plantação uma complexa figura circular. Antes que toda a trajetória dos dois UFOs terminasse, um segundo par de esferas brilhantes fez a rota, arqueando-se em volta de um grande anel, fazendo com que mais círculos fossem surgindo na grama amarelada.
A seqüência das imagens filmadas, com somente alguns segundos de duração, está sendo devidamente analisada pelo pesquisador americano Colin Andrews. Ou esse é o filme mais incrível e importante sobre UFOs de todos os tempos ou representa mais uma bem arquitetada tentativa de fraude. Aliás, esta é uma das hipóteses com que os ufólogos ingleses trabalham: uma fraude bem elaborada que pode vir a denegrir o prestígio da Ufologia. Colin informou que o resultado das análises só será liberado para o público após sua conclusão.
TUMULTO NOS CÉUS
Mais uma vez o Cindacta se cala diante do Fenômeno UFO. Todos os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo sofreram alterações no horário dos vôos domésticos no dia 26 de fevereiro passado, atrasando a decolagem dos aviões em dez minutos. Esta ordem partiu do Cindacta I, em Brasília. Porém, de acordo com a gerência de navegação aérea da Infraero, no Rio de Janeiro, não houve o registro de nenhum acidente aéreo ou nos aeroportos que justificasse uma mudança tão repentina. O Cindacta esqueceu-se de informar que este procedimento é comum quando há manifestações do Fenômeno UFO nos céus e estas são captadas pelos radares do órgão.
MILITARES DISCUTEM UFOS
O grupo ufológico do Guarujá (GUG) fez uma palestra no final de 1996, na Base Aérea de Santos (BAST), em Guarujá (SP). Na ocasião, Edison Boaventura Júnior, presidente do GUG, explanou sobre o Fenômeno UFO abordando vários de seus aspectos, como erros de interpretação, fenômenos naturais e fraudes, avistamentos e contatos reais. Edison mostrou evidências de marcas físicas, fotos e filmes, contatos com pilotos e astronautas no espaço e apresentou diversos documentos e casos ocorridos, registrados e abafados, como por exemplo o SIOANI, a Operação Prato na Amazônia etc.
A iniciativa de realizar a reunião partiu do comandante da BAST, coronel aviador Marco Aurélio Ferreira da Gama. O evento durou a manhã toda e foi restrito a oficiais. Ao término da palestra, os espectadores manifestaram-se relatando alguns casos em que foram protagonistas. Dando continuidade, os membros do GUG conheceram as instalações da BAST, tais como o Departamento de Proteção ao Vôo (DPV), Seção de Meteorologia, hangares, torres de controle etc. “Elogiamos essa iniciativa e esperamos que seja seguida por outros comandos. O intercâmbio foi proveitoso para ambos os lados”, declarou Edison.
SATÉLITE ARTIFICIAL DESAPARECE
O satélite retransmissor de tevê, Telstar 401, de 200 milhões de dólares, lançado pela Lockheed Martin em dezembro de 1993, sumiu misteriosamente da órbita da Terra, em janeiro último. Até hoje ninguém sabe sobre as possíveis causas do seu de-saparecimento. Cientistas da NASA acreditam que ele foi afetado pela descarga da corona solar – nuvem de hidrogênio e hélio magneticamente carregada – que invadiu a atmosfera terrestre, liberando uma carga elétrica de um milhão de ampéres. Nenhum resultado concreto foi apresentado até agora, devido à recente descoberta de um fato intrinsecamente relacionado a esse acontecimento: a aproximação de um objeto grande e desconhecido, detectado pelos instrumentos ultra-sensíveis do Centro de Operações de Combate (NORAD), da Força Aérea Norte-Americana.
Conforme os equipamentos de controle espacial, ao passar rente ao Telstar 401, tal objeto teria causado não só o silêncio, mas a explosão do satélite. Na opinião dos técnicos, se tivesse ocorrido mesmo uma colisão, haveria fragmentos em órbita. Contudo, nem satélite, nem gases e muito menos destroços foram novamente captados pelos sensíveis aparelhos do NORAD. O Laboratório de Pesquisas Navais (NRL), da Marinha dos EUA, vai dar continuidade às pesquisas através de um moderno sistema de de-tecção, o Laser Ranging, capaz de captar objetos no espaço a até 20 mil quilômetros de distância. Caso nenhum seja detectado, o mistério definitivamente terá sido estabelecido, pois a primeira hipótese – a descarga da corona solar – não justifica a explosão do satélite, podendo somente explicar o seu silêncio.
LBV APÓIA UFOLOGIA
A Legião da Boa Vontade (LBV), primeira instituição não governamental (ONG) com cadeira na Organização das Nações Unidas (ONU), está patrocinando a realização do I Fórum Mundial de Ufologia, que será realizado entre os dias 7 à 13 de dezembro próximo, no auditório ParlaMundi, em Brasília. O evento, que deverá reunir pelo menos 40 pesquisadores de várias partes do planeta, abordará o assunto baseando-se em uma análise histórica, sociológica, psicológica, científica e governamental. A LBV se propôs a ajudar uma causa com a qual já tem intrínseca relação desde os anos 50, época em que lançou o livro A Vida no Planeta Marte. Para a Comunidade Ufológica Brasileira, essa união é fundamental e em tempo, pois enaltecerá as comemorações do aniversário de 50 anos da Ufologia.
TV ANALISA IMAGENS DE UFOS
Pela primeira vez o Sistema Jornal de Rádio e Televisão, de Limeira, cidade do interior paulista, apresentou cenas das evoluções de um UFO. “Como eram diferentes e interessantes, resolvemos estudá-las, inclusive por computador”, explicou o diretor da TV Jornal. Através delas, os telespectadores puderam ver nitidamente uma luz misteriosa, que permaneceu cerca de um minuto planando no céu, próxima à Igreja Luterana no Bairro dos Pires, no última dia 15 de fevereiro, às 20:30 h. Segundo os cinegrafistas Emiliano Bernardo Silva e Carlos Pancieri, que registraram as imagens, o objeto vinha até eles movimentando-se linearmente e depois recuava em altíssima velocidade.
“Por não saber onde ele iria aparecer logo em seguida, não aproximamos muito a lente da câmera filmadora”, justificou Emiliano. Quando as imagens passaram a ser examinadas pelo computador, o espanto foi geral, pois na verdade apareceram dois filetes de luz, e não apenas um. Ambos estavam em posição paralela e desprendiam grande luminosidade, o que instigou ainda mais a curiosidade dos telespectadores e as suspeitas de que eram realmente discos voadores hexagonais. O vídeo foi cedido também para as Emissoras Pioneiras de Televisão, de Campinas (SP).
Nos últimos meses, especialmente no Brasil, mas também em outros países, várias emissoras de TV têm conseguido filmar UFOs em pleno dia. Algumas dessas filmagens chegam a mostrar naves estruturadas à curta distância.