Revista UFO: Edição 50, Ano 12
Tenho o prazer de assinar o editorial desta edição de UFO, que marca dois importantes aniversários: o 50° número da revista e 12 anos de nossas atividades na área da editoração ufológica. Quando comecei essa “carreira”, em março de 1985, não imaginava nem por um instante que fosse durar tanto. Nas tardes e noites daquele mês, passei horas debruçado sobre máquinas de escrever e pranchetas – computadores eram impensados naquela época – para que a revista Ufologia Nacional & Internacional, edição 01, fosse finalmente para as bancas, com 10 mil exemplares.
Hoje, exatamente 12 anos depois, enquanto escrevo este editorial, as coisas são bem diferentes: tenho ao meu lado uma vasta e capacitada equipe de profissionais em Campo Grande, quatro co-editores e inúmeros consultores e colaboradores para fazer uma nova UFO a cada mês. Nosso escritório é equipado com modernos recursos de computadores, impressoras a laser e outros periféricos, tudo do que há de melhor. É assim que surge a UFO 50, em abril de 1997 – nem por isso com menos esforço ou entusiasmo, já que hoje ela sai bem melhor que suas antecessoras.
Nessa dúzia de anos, passei por muitos altos e baixos, alguns sozinho, outros junto à minha equipe – de quem tenho muito orgulho. Mesmo assim, fizemos juntos, ao todo, cerca de 104 edições de revistas ufológicas*, num total estimado em 2,2 milhões de exemplares, com milhões de páginas e milhares de fotos em artigos de mais de 200 dos melhores autores de assuntos ufológicos do mundo. Somente no Brasil, UFO tem em seu quadro de colaboradores e consultores cerca de 50 dos mais reconhecidos e dedicados ufólogos brasileiros – simplesmente 90% de todos os grandes pesquisadores desse assunto em nosso país, incluindo seus co-editores. No exterior, já temos representantes em 45 países, em todos os continentes.
Dificilmente outra publicação ufológica nesse planeta igualará nossas marcas – e olha que há algumas com tiragem de mais de 60 mil exemplares por mês.
Mas não é olhando as conquistas do passado que trabalhamos. Aqui na redação de UFO – que também é de UFO Especial – trabalhamos olhando sempre o futuro. Temos planos bem estudados e metas claras para cumprir daqui para frente, de forma a fazer UFO ser ainda mais eficaz em seu propósito – que é o de levar a você o que há de melhor e mais atualizado sobre Ufologia no Brasil e no mundo.
Para isso, estamos lançando mão de novos canais de comunicação que formalizamos com ufólogos de vários países, e reforçando nossos contatos também no país. Hoje, é indiscutível que a questão ufológica chegou a um ponto decisivo. Os UFOs aumentaram suas atividades no planeta há alguns anos e continuam a gerar um gráfico crescente de observações e contatos.
Isso faz com que surjam mais ufólogos para acompanhar a situação, aumentando nosso conhecimento do assunto – novos grupos são fundados a cada dia, novos talentos surgem a todo instante, juntando-se aos já consagrados e somando esforços. Por outro lado, os governos parecem estar dando os primeiros passos no sentido de oficializarem um reconhecimento da situação, o que é motivo de glória para a Ufologia. Até a Igreja tem mostrado um pouco mais de sensibilidade para a questão ufológica. Isso tudo sem falar na ciência acadêmica, que já começa, ainda que timidamente, a ver que há algo mais nos céus…
É nesse clima que UFO chega ao ano de 1997: às voltas com uma verdadeira comoção nacional e mundial que faz da Ufologia um tema para sérias discussões. Eu e minha equipe em Campo Grande, juntamente com cada um de nossos co-editores, consultores, colaboradores e representantes internacionais, temos a obrigação de fazer o melhor possível para levarmos uma cobertura eficiente, atualizada e aprofundada dos fatos do momento a você, leitor e assinante. E não tenha dúvida: nós estamos dispostos a tudo para cumprir esse objetivo, custe o que custar!
Hoje, no mês de abril de 1997, olho para trás e vejo que tenho condições de afirmar que nossa meta até então foi plenamente cumprida. É por isso que tenho tanta certeza – que nem sequer disfarço – de que temos plenas condições de fazer um trabalho ainda melhor no futuro. Graças a cada um de nossos leitores e assinantes. Graças a você, a quem pessoalmente agradeço em nome de toda a Equipe UFO. Muito obrigado pelo encorajamento, pela confiança, pelo apoio, pela amizade e pela compreensão!