UFO ESPECIAL 17
Pude observar na Especial 17 que o Caso Varginha não acabou. Muita água ainda vai rolar e tenho a certeza de que os pesquisadores estão prestes a chegar a uma conclusão definitiva sobre o acontecimento de Minas. Fico feliz por saber que o Brasil está repleto de pessoas dignas e que levam a sério seus trabalhos. Parabéns por esta edição à Equipe UFO, aos pesquisadores e, sobretudo, parabéns à Ufologia Brasileira — realmente, de um profissionalismo inigualável.
Carlos Augusto Ferreira
Lages (SC)
Achei muito bem elaborada a última UFO Especial, dedicada ao Caso Varginha. Após um ano de pesquisas, nós, que fazemos parte da população leiga, pudemos perceber que os ufólogos continuam pesquisando o fato e que objetivam, realmente, esclarecer-nos sobre não apenas o caso mineiro, mas tudo o que ocorre em nível mundial a respeito de Ufologia.
Maria Lúcia Neves de Lima
São Luís (MA)
Gostaria de parabenizar os pesquisadores do Caso Varginha e a Equipe UFO: a Especial 17 veio em boa hora. Depois de um ano de investigações é mais do que importante terem novamente abordado o caso, pois a polêmica em torno dos acontecimentos em Varginha e Campinas vai persistir por muito tempo e é imprescindível que a população se mantenha informada a esse respeito.
Amanda Peterson
Belo Horizonte (MG)
BEM-VINDOS À UFOLOGIA
Deparando-me com a UFO 48, vi o quão rica é a casuística de nosso país e como a Ufologia Brasileira está bem representada. As matérias foram pesquisadas e divulgadas de forma clara e exímia. Gostaria de oferecer boas-vindas aos novos ufólogos.
Clayton Rodrigues da Silva
Presidente Prudente (SP)
UFO 49
Gostaria de parabenizá-los pela excelente edição de fevereiro de 1997. Achei muito interessantes as fotos do T-27 da Força Aérea Brasileira (FAB). Como sempre, os militares chegaram ao fim das investigações sem esclarecer ao público o que realmente aconteceu. Como disse uma amiga minha: “…é balão meteorológico!”
Juliano Chavaglia de Almeida
São João da Barra (SP)
Meus parabéns por terem aceito o meu desafio e publicado meu manifesto na seção Opinião da UFO 49. Foi uma surpresa para mim. Vocês têm mesmo muita coragem, e provaram, com isso, que não estão para brincadeira – apesar do excelente editorial de Reginaldo de Athayde. Aliás, a UFO 49 está ótima!
Luiz Rhamom
Campo Grande (RJ)
Gostaria de parabenizar a Equipe UFO pela edição 49. Fiquei impressionada com a matéria de Alejandro Agostinelli, em que ele relaciona os problemas humanos à abdução. Não havia pensado nesta hipótese, mas é bastante válida — apesar de continuar crendo, óbvio, em vida extraplanetária. Tenho uma sugestão: aumentem o número de páginas.
Cátia Calado de Azevedo
Salvador (BA)
Cada dia que passa, sinto-me mais satisfeito ao constatar que a Ufologia Brasileira está tão diversificada. Não sabia que a casuística ufológica do Espírito Santo era tão rica, pois quase nunca se fala dela. Gostei muito da matéria da pesquisadora Almerita do Amaral, que nos deixou a par do que está acontecendo em seu estado. A matéria de Cláudio Suenaga, Vítimas de ETs em hospitais psiquiátricos, também é muito boa. Parabéns aos membros da Equipe UFO pela escolha acertada de uma linha de editoração mais abrangente.
William Leitão Cunha
Goiânia (GO)
UFOLOGIA E RELIGIÃO
Quero parabenizar toda a equipe desta conceituada revista, pelo esforço e seriedade no trabalho de divulgação deste tema tão importante e polêmico: os discos voadores – principalmente, num mundo onde o fanatismo religioso é predominante. Milhares de pessoas enraizadas dentro de suas religiões, involuntariamente, impõem limites a Deus. Levando em consideração as dimensões do universo, distâncias de uma estrela para outra, de uma galáxia para outra, tamanhos e idade, vemos que o Criador é ilimitado. Achei super interessante a edição especial sobre UFOs na Bíblia.
Heolando Sentorioni Filho
Santa Bárbara d’Oeste (SP)
NOVOS TELEFONES UFOLÓGICOS
Quero informar que os telefones publicados na seção Notícias da UFO 49 mudaram. O número do Arquivo X agora é (011) 5071-1025 e o Astro BBS (011) 5581-2009. Ambos à disposição 24 horas por dia.
Cláudio Tsuyoshi Suenaga
São Paulo (SP)
RELIGIÕES ESCONDEM A VERDADE
Tomei a liberdade de escrever, atendendo ao pedido expresso que li na Revista Especial: UFOs na Bíblia, de novembro último. Sou suspeita para críticas porque há muito venho esperando uma oportunidade de ler mais a esse respeito, pois o assunto é polêmico. Deixando o preconceito de lado, acho que temas deste tipo devem ser abordados sempre. A abertura das mentes depende muito do que se tem à disposição para ser lido. Apesar de todo o avanço da tecnologia e ciência, ainda muitos de nós não nos questionamos o suficiente para não levar ao pé da letra tudo o se refere às Sagradas Escrituras. Felizmente, os ventos são favoráveis às mudanças e, num futuro bem próximo, mais e mais pessoas terão condições de questionar as ditas “verdades indiscutíveis”.
Lígia Amoresi Gallo Gomes
Pindamonhangaba (SP)
POLÊMICA SOBRE FOTO
Parabéns pela matéria sobre a suposta foto de UFO na Austrália (UFO 48). Ela mostra que esta revista se preocupa com o que publica, checando suas informações até em países longínquos. Também li o boletim Fenômenos Aeroespaciais com a referida crítica à UFO, mas não perdi muito tempo com isso. O tom usado no tal boletim mostra que seu editor ainda é um principiante em Ufologia. Uma vez assisti a uma das poucas palestras dele, mas só até a metade: seu ego é muito maior que seu conhecimento no assunto.
Maria Elisabete Nunes
São Paulo (SP)
A tal foto realmente parece fraude. Mas é assim mesmo: quando a foto de um UFO não é nítida, os céticos dizem que a mesma não representa evidência da existência dos objetos. Quando é bem nítida, os céticos dizem que, por ser tão clara e definida, só pode ser falsa…
Professor Emílio Meyer Filho
João Pessoa (PB)
Lamentável a atitude do editor do boletim Fenômenos Aeroespaciais, ao criticar a UFO. Comparando as duas publicações, até acho graça o senhor Philippe van Putten (que até uns anos atrás chamava-se Peter Conway) dizer que é na UFO que existem “ingênuos, amadores e curiosos”. Conheço seu boletim e em suas míseras quatro páginas não há nada sobre Ufologia que eu não leia em jornais diários comuns. Já a UFO, com quase 50 páginas todos os meses, traz o que existe the hardcore na Ufologia nacional e mundial.
Eugênio Telles
Bom Sucesso (PR)
Parabéns pelo levantamento feito sobre a fotografia de um suposto UFO na Austrália. Isso é que é trabalho ufológico. O que os seus críticos têm a apresentar além de retórica e acusações? Aliás, permitam-me um comentário: pelo tom da crítica, isso me pareceu mais coisa de inveja por parte do editor do tal boletim. Como nunca o vejo se relacionando com os demais ufólogos brasileiros, cujos trabalhos sempre são publicados em UFO, e como seu nome nunca é citado em lugar algum, imagino que deva ser um anônimo.
Célia Maria Bittencourt
Nova Friburgo (RJ)
Editor – Lamentamos ter que gastar espaço em UFO para comentar as críticas do senhor Philippe van Putten. Preferíamos gastá-las com informações, que é o que nos move há 12 anos. Mas precisávamos alertar os leitores para esse tipo de desinformação prestada por gente periférica à Ufologia. Na verdade, há vários setores da chamada Ufologia Brasileira que se sentem melindrados com o sucesso da UFO – justamente por não conseguirem o mesmo com suas atividades. Nossa revista conseguiu o feito de unir 90% dos ufólogos brasileiros de expressão, de norte a sul. Este senhor não faz parte deste contingente. Tais ufólogos são pessoas cujos trabalhos admiramos e respeitamos, razão pela qual os convidamos para participarem de UFO. Aliás, são estas pessoas que chamamos de Equipe UFO (além dos 7 funcionários da revista em Campo Grande). O senhor Philippe faz suas críticas à revista porque, assim como alguns outros poucos ufólogos, não é convidado para dela participar. Preferimos ter em nossos quadros estudiosos que realmente conheçam Ufologia – e a pratiquem com competência e maturidade.
PARABÉNS PELO ANO DE 1996
Reconheço o esforço e ótimo trabalho desenvolvido pela Equipe UFO durante todo o ano passado, tão cheio de acontecimentos reveladores para a Ufologia mundial. Indiscutivelmente, vocês sempre estão um passo à frente quando se trata da divulgação séria em torno do Fenômeno UFO.
João Dácio de Almeida
Guarulhos (SP)
ERRATA
Na seção Notícias da UFO 49, que traz uma nota sobre o recente surgimento de escritórios de Ufologia no Brasil, publicamos errado o endereço do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), em Curitiba (PR). Portanto, retificamos que o NPU tem sua sede e atividades centralizadas no endereço: Avenida Senador Xavier da Silva 488, Conjunto 1101-A, 80530-060 Curitiba (PR); fone: (041) 223-1711. As correspondências podem também ser enviadas para: Caixa Postal 1366, 80001-970 Curitiba (PR).