AGENDA CHEIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1995
Os aficcionados por Ufologia certamente terão muita agitação e variadas opções para o segundo semestre desse ano. Os ufófilos mais assíduos a congressos e eventos ufológicos, no entanto, terão que estar em muito boas condições físicas para poderem acompanhar a repleta agenda que essa seção apresenta. Simplesmente, por alguma razão, grupos ufológicos e outros afins, de vários lugares do mundo, resolveram escolher os últimos 6 meses de 1995 para organizarem congressos vultuosos que, sem dúvida alguma, terão forte influência sobre os destinos da Ufologia.
Nunca, em anos anteriores, a Ufologia mundial viu-se com agenda tão cheia e tão diversificada. Para esse semestre há eventos de todos os tipos e para todos os gostos, desde os mais científicos, calcados em casuística pura, até os mais abertos, realizados em clima de nova era. De qualquer forma, todos contribuem de forma mais ou menos igual para o estabelecimento de um conhecimento público generalizado sobre o Fenômeno UFO. E com certeza o lançamento de todos estes eventos sofreu forte influência de um press release divulgado há algumas semanas através de jornais de todo o mundo, dando conta de que um filme legítimo do UFO e dos ETs acidentados em Roswell seria mostrado no segundo semestre, forçando o governo norte-americano a contar o que sabe [Editor: veja matéria nessa edição].
Os eventos sobre os quais já temos detalhes começarão logo em julho, com atividades sobre Ufologia voltadas mais para a discussão de metas para o estabelecimento de uma consciência planetária. Será o 1° Congresso Internacional de Consciência Cósmica, de 7 a 10 daquele mês e durante o qual se realizará também a 1ª Reunião Preparatória Ecomundi. Esses eventos, a ocorrerem em Brasília – capital mística do mundo –, terão de tudo um pouco, de Ecologia ao Xamanismo, da Ufologia à Parapsicologia, passando por Astrologia, Cibernética, Arquitetura Cósmica etc. A organizadora do evento é Maria da Glória Freire Meira, que já tem em sua lista de convidados nomes como Iara Kern, Octávio M. Ulysséa, Mário Amaral Machado, Henrique Rodrigues etc.
Elos de ligação – A Revista UFO foi convidada pela comissão organizadora desse evento para coordenar a parte de Ufologia do mesmo, e já efetivou convites para os ufólogos Jorge Alfonso Ramirez (Paraguai), Michael Hesemann (Alemanha) e Jorge Martín (Porto Rico). Além desses, falarão no evento os brasileiros Daniel Rebisso Giese, Rafael Cury, Marco A. Petit e A. J. Gevaerd. O evento será uma oportunidade ímpar para se verificar os pontos de ligação entre a Ufologia e outras áreas de conhecimento paracientífico, em especial a Parapsicologia. Maiores informações sobre o congresso estão no quadro da página ao lado.
Em seguida a Brasília, já no mês de agosto, a vez será da Cidade do México sediar um evento de grande porte. Será o Primer Congreso Internacional de Estudios de Los OVNIs, com palestrantes de todo o mundo. O evento será o primeiro a realizar-se abertamente naquele país desde o histórico congresso mundial de Acapulco, há 20 anos. Portanto, as expectativas estão voltadas para o México. No entanto, apesar de convidada, a Revista UFO ainda não recebeu muitos detalhes para serem publicados. O que se sabe é que o evento ocorrerá na segunda quinzena de agosto e são esperados os ufólogos Robert (Bob) Dean, Wendelle Stevens, Michael Hesemann, Tony Dodd, Don Ware, Hans C. Petersen, Jaime Maussan etc. Do Brasil já está confirmada a presença de Gevaerd.
Em seguida, no mês de setembro, o incansável ufólogo e atual presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB), Rafael Cury, realizará em Curitiba mais uma edição do seu já tradicional e muito bem aceito Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, que desta vez será anexo a um evento inédito no país: o 1° Encontro Internacional de Contactados. “O evento”, garante Rafael, “é preparatório para a realização, em março ou abril de 1996, do 1° Fórum Mundial de Ufologia, também em Curitiba”. Se alguém no Brasil tem condições de fazer um fórum desses, esse alguém é Rafael Cury, que conta com apoio total e irrestrito da Revista UFO.
O 13° Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, a acontecer de 7 a 10 de setembro no auditório da Ordem Rosacruz, também será paralelo a 3ª Conferência Internacional de Ufologia. Já estão confirmados os seguintes conferencistas internacionais: Anthony Dodd (Inglaterra), Michael Hesemann (Alemanha) e Bob Dean (EUA). Falta ainda confirmar o Dr. John Mack (EUA) e a cosmonauta russa Marina Poppovich. Entre os nacionais estão Ademar E. de Mello, Irene Granchi, Gilda Moura, Daniel Rebisso Giese, Marco Petit etc. Também já estão confirmados os contactados Giorgio Bongiovanni (Itália) e Sixto Paz Wells (Peru), sendo que ainda se espera os norte-americanos Whitley Strieber e Kathy Davies (essa é a personagem central do filme Intruders). Veja maiores informações na página 34.
Megaevento – No mês de outubro, dando continuidade à essa fantástica agenda, um megaevento sacudirá o mundo. Michael Hesemann, editor da revista Magazin 2000, fará realizar na Alemanha o 7° Congresso Mundial de Ufologia de Düsseldorf. O evento tem o sugestivo título de Diálogo com o Universo: Respostas para a Humanidade, e reunirá os maiores expoentes da Ufologia mundial sob o mesmo teto. Por exemplo, ilustres personalidades como os astronautas Gordon Cooper, Marina Poppovich e Vladimir Kovalionok (esse que teve encontro com UFO a bordo da Salyut), os escritores Erich von Däniken, Zecharias Sitchin e Jöhannes von Butlar, e ufólogos do porte de David Jacobs, Roberto Pinotti, Jaime Maussan, Bob Dean e Colman VonKeviczky estão entre os presentes. Do Brasil, já está confirmada a presença de Gevaerd, que apresentará fatos sobre as pesquisas secretas da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre UFOs na Amazônia. Veja quadro com maiores informações nessa página.
Mas a agenda ufológica de 1995 não pára por aí. De 25 de novembro a 3 de dezembro, o também incansável promoteur Robert Brown realizará mais uma edição do fantástico Congresso Mundial de Ufologia de Las Vegas, um acontecimento com nada menos de 60 celebridades de todo o planeta. Para esse ano são esperados algo perto de mil pessoas na platéia, para uma semana inteira de palestras, workshops e mesas redondas. Além disso, como ocorre todos os anos, Brown realizará paralelamente o 5° Festival Internacional de Filmes Ufológicos, premiando os melhores documentários ufológicos produzidos ao longo do ano. Como sempre a Revista UFO já está confirmada no evento. Entretanto, por termos poucas informações sobre o mesmo, somente em nossa próxima edição apresentaremos detalhes de sua realização.