O Tecido do Cosmos
Brian Greene
Companhia das Letras, 2005
Todos nós já ouvimos e lemos milhares de vezes o termo espaço-tempo e o aceitamos como uma definição da física para composição do “tecido” do universo. Mas o que é o espaço e o que é o tempo? E, afinal, o que significa espaço-tempo? Para nós, leigos que apreciamos ciência e, principalmente, para os ufólogos, compreender esses conceitos é fundamental para que possamos caminhar em nossa pesquisa e entendimento do universo em que estamos inseridos. Se não entendermos o espaço-tempo, como poderemos entender o que é um buraco de minhoca, por exemplo, uma das formas que podem estar sendo utilizadas por extraterrestres para suas viagens pelo espaço?
A evolução nas pesquisas da física quântica tem ajudado, e muito, a desvendar os mistérios do cosmos e de sua composição. A teoria mais aceita e pesquisada para explicar o arranjo cósmico é a conhecida Teoria das Cordas, assunto que a obra O Tecido do Cosmos explica e explora. Dimensões, viagens no tempo e o próprio tempo são discutidos de forma clara, para leigos que querem conhecer o assunto. Mas o livro vai adiante, propondo questões muito interessantes e que desafiam nosso entendimento do dia a dia.
Para todos nós o tempo é algo que caminha em uma única direção, coisa conhecida em física como “seta do tempo”. Pois bem, para todos nós a seta vai do passado para o presente em sequência e não há saltos e nem sentido contrário. Mas será assim na realidade última do próprio tempo? Einstein dizia que “o tempo é a mais persistente das ilusões” — e ele não está sozinho nisso. Muitos outros cientistas afirmam que o tempo pode ser mudado e que viajar ao passado ou para o futuro é algo que poderemos fazer um dia.
O autor, físico e professor da Universidade de Colúmbia Brian Greene é especialista no assunto e um dos mais reconhecidos e consagrados estudiosos da formação, evolução, estrutura e composição do cosmos. Em sua obra, após familiarizar o leitor com os conceitos básicos sobre a estrutura e a evolução do universo, Greene fala sobre os últimos desenvolvimentos da cosmologia e as teorias mais avançadas sobre o assunto — e faz isso de forma clara e simples, sem precisar recorrer a fórmulas matemáticas que leigos não entendem.
A importância dada aos estudos de Greene tem razão de ser. Caso sua teoria esteja certa, teremos encontrado o nível mais básico de composição da matéria e a porta de entrada para uma ampliação tecnológica sem precedentes.
50 Anos sem Respostas
Luis Vieira de Matos
Anunaki, 2015
Toda uma vida como pesquisador. Bem poderia ser este o título do livro de Vieira de Matos, reconhecido ufólogo que, nascido português, viveu por muitos anos na África e há anos residente no Brasil, sendo consultor da Revista UFO. O autor conhece muitos casos que não chegaram ao público e tem muitas histórias para contar, coisa que faz muito bem e com muitos detalhes. A experiência dos pesquisadores de campo é conhecimento básico para quem se dispõe a pesquisar Ufologia.
50 Anos sem Resposta narra alguns dos estudos e investigações que Matos realizou ao longo dos 50 anos que se dedica ao assunto. São 50 casos acontecidos em todo o mundo — onze dos quais com participação direta do autor. A obra apresenta seis episódios de abdução que o autor estudou conjuntamente com uma equipe médica, que lhe forneceram bases para afirmar que o fenômeno é verídico.
Matos também narra o aparecimento de naves de diversos formatos e tamanhos que presenciou, e suas conclusões de que o Fenômeno UFO se manifesta de forma diferente no Continente Africano, ao sul do Saara, quando comparado com outros locais.