Antonio Ribera: Ufólogo Número 1 da Espanha
Antonio Ribera y Jordá nasceu em Barcelona, Espanha, em 15 de janeiro de 1920. Seu pai, Ignácio de Ribera-Rovira, foi um escritor conhecido e também editor. Por isso, a infância deste que é considerado como o ufólogo número 1 da Espanha foi rodeada de livros e leitura, concluída com estudos que efetuou em diversas escolas espanholas: Instituto Técnico Eulalia, Instituto-Escola Ausías March e, por fim, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Barcelona.
Assim como seu interesse pela leitura, em especial pela investigação submarina (chegou a criar um centro de pesquisas neste campo), sua ligação com a Ufologia veio cedo, sendo que em 1958 criou uma das organizações mais respeitadas internacionalmente, o Centro de Estúdios Interplanetários (CEI). Três anos depois, escreveu sua primeira obra: Objetos Desconocidos en el Cielo.
Em poucos anos publicou vários outros livros, alguns tornando-se literatura obrigatória ao ufólogo. Entre seus principais títulos, estão: El Gran Enigma de los Platos Volantes (sua obra fundamental e traduzida para vários outros idiomas), Un Caso Perfecto (este juntamente com Rafael Farriols), De Veras los OVNIs nos Vigilan?, OVNIs en Iberoamerica y España, Proceso a los OVNIs, Platillos Volantes
Ante la Câmara, etc.
Ribera é conhecido mundialmente através de suas conferências e livros, e respeitado unanimemente. Como conferencista, tem temperamento sóbrio e firme, amparado por seu conhecimento e fluência em 6 idiomas. Como pesquisador, uma de suas grandes oportunidades foi a de apresentar seus trabalhos ante a famosa Câmara dos Lordes da Inglaterra (The UFO Study Group), formada per integrantes do parlamento britânico que, sob a direção de Brinsley le Poer Trench, também integrante da Câmara e pesquisador daquele país, investiga a questão dos UFOs. Como esperado, a participação de Ribera foi belíssima e indiscutivelmente brilhante.