UFO 193
Acho muito importante que a Revista UFO resgate casos históricos, como o de Frederick Valentich, tratado pelo novo coeditor Thiago L. Ticchetti, em UFO 193. É bom saber que os governos, como o australiano, estão se abrindo para a questão ufológica e dando satisfação aos seus cidadãos. Tenho certeza de que as verdades não tardarão a bater à nossa porta.
José Carlos Reis,
por e-mail
I Ufoz 2012
Não perderei por nada este grande momento da Ufologia Brasileira. Já fiz minha inscrição e quero participar de todas as atividades do IV Fórum Mundial de Ufologia, o I UFOZ 2012. Parabéns à Revista UFO por mais este ousado empreendimento e pela escolha de Foz do Iguaçu para sediá-lo.
Jussara Armada Santos,
Rio de Janeiro (RJ)
Estive no histórico I Fórum Mundial de Ufologia, em Brasília, no ano de 1997, e sou testemunha da força que a Comunidade Ufológica Brasileira pode alcançar quando se lança com tamanha dedicação a uma causa — foi assim com a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já e tenho certeza de que será assim também com a quarta edição do Fórum, em Foz do Iguaçu. Por isso, já estou inscrita e quero mais uma vez participar desse grande momento.
Lucimar Correia Neto,
Cornélio Procópio (PR)
Quanto ao IV Fórum Mundial de Ufologia, o I UFOZ 2012, quero parabenizar os organizadores e toda a Equipe UFO pelo evento que vão realizar. Mas, também, e principalmente, quero cumprimentar a cidade de Foz do Iguaçu, o órgão Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e a Itaipu Binacional por reconhecerem a importância da pesquisa ufológica e apoiarem o evento.
Rodnei F. Gomes,
por e-mail
César Reyes de Roa
Foi de extrema clareza e sensibilidade a entrevista com o pesquisador argentino César Reyes de Roa, na seção Diálogo Aberto da edição UFO 193, Extraterrestres Estiveram Aqui Há Milênios e Conviveram com Nossos Antepassados. O entrevistado mostrou que, ao contrário de muitos outros proponentes da teoria dos antigos astronautas, mais dados a desvarios, tem muita coerência e se apresenta defensor das teses certas na área. Parabéns também a Débora Goldstern e Paulo Poian, consultores da Revista UFO, pelo trabalho.
Irineu Montalvani,
Uberaba (MG)
Excelente a entrevista com César Reyes de Roa em UFO 193, Extraterrestres Estiveram Aqui Há Milênios e Conviveram com Nossos Antepassados. Sou plenamente favorável à ideia de que a humanidade vem sendo observada por outras inteligências cósmicas, e um trabalho sério como o do entrevistado pode dar peso à conclusão de que todas as fases da nossa história estão repletas de relatos da ação de seres extraterrestres, mas que eram vistos por nossos antepassados ora como astronautas, ora como anjos.
Juca Ceres Almeida,
por e-mail
Achei admirável que o entrevistado de UFO 193, César Reyes de Roa, tenha citado o prestigiado indigenista brasileiro João Américo Peret, que deu a conhecer ao mundo a lenda da tribo Kayapó sobre o mítico Bep-Kororoti. Isso mostra respeito para com as descobertas alheias, que vi como uma das muitas qualidades de Reyes de Roa. Também fiquei surpresa ao ver a coerência com que trata a tese dos antigos astronautas.
Maria Helena Faria,
São Paulo (SP)
Caso Ilha da Trindade
Muito boas as colocações do coeditor da Revista UFO Marco Antonio Petit na seção Em Foco de UFO 193, Caso Ilha da Trindade Usado Para Promoção Pessoal e Devaneio Cético. Petit, que considero ser o maior conhecedor deste fantástico caso ufológico, tem toda a razão ao comentar que grupelhos céticos — e todos sabemos a quem ele se refere — tentam lustrar sua corroída imagem apontando este e outros episódios como falsos. A eles devemos devolver a expressão de Carl Sagan, que tanto cultuam, mas com umas modificações: “Para acusações extraordinárias, apresente-nos provas para comprová-las”.
Nestor Garrido Júnior,
Cariacica (ES)
Sabem o que é pior em toda esta história de os céticos atacarem casos importantes da Ufologia Brasileira, como o da Ilha da Trindade, a Operação Prato e o Caso Varginha? É que eles se repetem nos mesmos erros, a começar pelo fato de que sequer se dão ao trabalho de irem aos locais dos acontecimentos, conversar com as testemunhas e checar os dados in loco. Eles se limitam a criticar e atacar o que leem! O coeditor Marco Petit foi muito feliz em sua manifestação na seção Em Foco de UFO 193, Caso Ilha da Trindade Usado Para Promoção Pessoal e Devaneio Cético.
Gustavo Bustamante Bill,
São Paulo (SP)
Caso Frederick Valentich
Parabéns ao ufólogo e mais novo coeditor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti por seu texto Caso Frederick Valentich: Tragado por um UFO, na edição 193. Apesar da reticência do governo australiano — que entregou seus documentos a respeito e nada comentou a título de conclusão ou desfecho do incidente —, fica absolutamente claro que Valentich teve um infeliz contato com uma nave alienígena, que o levou deste mundo. Isso serve de alerta a muitos pesquisadores que pensam que os ETs são sempre bonzinhos.
Fernanda A. Schlizten,
Florianópolis (SC)
Fiquei comovido ao ler o ótimo texto do coeditor Thiago Ticchetti, por causa da parte em que menciona o pai do piloto Frederick Valentich, desaparecido depois de relatar um avistamento ufológico no sul da Austrália. Estou com o senhor Guido Valentich em duas coisas. Primeiro, quando diz que “é estranho que algo tão importante, até mesmo como evidência de um suposto acidente aéreo, possa ser descartado assim tão simplesmente”, como fez o governo australiano quanto ao caso. E, segundo, quando afirma que seu filho foi mesmo raptado por extraterrestres e espera um dia reencontrá-lo. Torço para que isso ocorra.
Celso Amoroso Costa,
por e-mail
Extremamente interessante o texto Caso Frederick Valentich: Tragado por um UFO, de autoria de Thiago L. Ticchetti e publicado na edição UFO 193. Achei o artigo muito informativo e bem detalhado, apresentando muito mais do que fatos técnicos sobre um episódio ufológico tão significativo. Ticchetti foi além e mostrou o lado humano envolvido no acontecimento — coisa que muitos ufólogos esquecem de fazer.
Marineide Oliveira,
por e-mail
O governo australiano está de parabéns por tomar a atitude corajosa de abrir seus arquivos ufológicos sobre o incidente envolvendo o piloto Frederick Valentich, como se viu no artigo de Thiago Ticchetti em UFO 193, Caso Frederick Valentich: Tragado por um UFO. Muitos outros governos deveriam seguir o exemplo e fazer o mesmo com seus documentos secretos. Não é cabível que escondam da população mundial fato tão importante quanto a realidade ufológica.
Igor Sebastian Filho,
Caxias do Sul (RS)
Flotilla em Assunção
O artigo Esquadrilha de Esferas Luminosas Registrada Sobre Assunção, do correspondente internacional da Revista UFO Ronald R. Maidana, publicado em UFO 193, dá bem a dimensão da gravidade do Fenômeno UFO e de sua aproximação do planeta. No texto de Maidana se vê que estas naves podem sobrevoar até mesmo capitais de países sul-americanos — como também ocorre em Santiago, Lima, Buenos Aires, Brasília etc, apenas para citar algumas — a qualquer hora do dia ou da noite.
Dorival C. Magalhães,
Salvador (BA)
Muito interessante o registro do sobrevoo de uma flotilla sobre Assunção, conforme relata o correspondente internacional de UFO no Paraguai Ronald Maidana, em seu artigo na edição UFO 193. Finalmente temos um ufólogo no país vizinho acompanhando a rica casuística ufológica local, coisa que antes não ocorria. Agora falta a Bolívia.
Humberto C. Henriques,
por e-mail
UFOs na Patagônia
Não é apenas nos arredores de Bariloche que temos alta incidência ufológica, como bem reporta o conselheiro especial de UFO Wallacy Albino em seu artigo Na Patagônia, UFOs São Vistos Tanto nos Céus Quanto nas Águas, de UFO 193. Estive em muitas regiões do sul do continente e pude atestar que toda a vasta área, apesar de pouco habitada, é palco de incontáveis ocorrências.
Manoel Albano,
por e-mail
Gostei bastante do artigo Na Patagônia, UFOs São Vistos Tanto nos Céus Quanto nas Águas, de Wallacy Albino, publicado na edição UFO 193. É interessante ver que, além da constante presença de UFOs na área, a localidade argentina também tem eventos que envolvem objetos submarinos não identificados (OSNIs). Mas daí a se falar em monstros marinhos no lago Nahuel Huapi vai uma certa distância…
Elaine Vilhena Couto,
Brasília (DF)
Curiosity chega a Marte
Finalmente vemos o tão esperado e festejado rover da NASA alcançar o Planeta Vermelho, conforme nos mostra Renato A. Azevedo em seu texto Curiosity Chega a Marte, Mas Por Enquanto Nem Sinal de Marcianos, de UFO 193. Assisti ao pouso da sonda e tenho acompanhado as notícias que saem na imprensa especializada. Mas, curiosidade mesmo — para copiar o nome do rover — tenho em saber se a agência espacial norte-americana vai algum dia revelar tudo o que sabe sobre a existência de vida no vizinho.
Gilmar Maranhão Filho,
Guarulhos (SP)
E daí que o rover Curiosity chegou a Marte? Todos já sabemos o desfecho da missão, ou seja, que a NASA não vai revelar nada realmente contundente sobre o Planeta Vermelho. Ou alguém ainda tem a ilusão de que a agência espacial vai um dia contrariar o governo invisível da Terra e mostrar o que sabe?
Márcia A. Gasparini,
por e-mail
Revista UFO Especial
Estou acompanhando a nova série paralela à Revista UFO, da qual sou leitor há décadas, e gostando muito de cada edição. Os textos são bastante interessantes, verdadeiramente instigantes. Parabéns pelas revistas e espero que continuem em frente com tamanho repertório de casos.
Joanita Pereira Dias,
Sumaré (SP)
Desde que a série UFO Especial voltou a circular, há dois anos, não perco um só número. Acho que a revista é uma ótima fonte de consulta e também uma leitura muito atraente, que vai fundo na questão ufológica e expõe a realidade da presença alienígena aqui na Terra.
Eunice Cabral,
por e-mail
Extraterrestres no Passado
Gosto muito do canal History Channel, principalmente do programa Alienígenas do Passado, e quero parabenizar o editor A. J. Gevaerd e o coeditor Marco Antonio Petit por levarem nossa Ufologia ao reconhecimento internacional na recente série Semana do Desconhecido, exibida em setembro. Fico muito feliz por um canal como este se interessar pelo trabalho dos brasileiros — ainda mais por se tratar de uma emissora séria. Parabéns também à Equipe UFO.
Elpídio Dalla Neto,
por e-mail
Leitores comentam
Quanto se fala em abertura de documentos ufológicos, penso que esta revelação nunca iria desencadear pânico na população. Nossos visitantes extraterrestres são muito adiantados em tecnologia e poder e, se tivessem a intenção de fazer algum mal a nós, já o teriam feito milhares de anos atrás.
Nelson L. Santos,
por e-mail
Concordo com o leitor José Augusto Soares Ferreira, cuja carta foi publicada na edição UFO 192. Os leitores podem ficar sem os comentários ideológicos contrabandeados em artigos de temática ufológica, e foi isso que vimos no texto Russos Teriam Mostrado a Fidel Castro um UFO e o Corpo de um ET, de Jorge Martín, publicado em UFO 191. Já o entrevistado James Carrion mostrou, na mesma edição, o papel da CIA em campanhas contra governos não favoráveis a Washington e como a agência participou ativamente de atentados contra Castro. Isso sem contar o boicote a Cuba promovido pelos Estados Unidos, que dura décadas e estrangula a economia da ilha.
Humberto Capellari,
por e-mail
Parabéns à Ufologia Brasileira! Chega de mesquinharias e de agir como adolescentes quanto a esta questão. UFOs são uma realidade neste universo criado por Deus. Confirmo isso todos os dias quando acesso o site da Revista UFO, o Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br].
Padre Tadeu Luiz Fernandes,
por e-mail
Quero parabenizar o brilhante trabalho da Revista UFO e de toda a sua equipe. É indescritível a minha felicidade ao ver tantos materiais sobre o tema disponibilizados por vocês para consulta e compra, com conteúdos de elevado valor e visando contribuir para a difusão da rea-lidade ufológica.
Rodrigo Lopes Marcelino,
por e-mail
Marcelo Gleiser
O astrônomo doutor Marcelo Gleiser precisa ser melhor compreendido em sua forma de analisar a questão ufológica [Uma Resposta ao Ceticismo Destrutivo e Desinformado de Marcelo Gleiser, na Mensagem do Editor de UFO 180]. O cientista se encontra no topo da astronomia mundial. Para alguém desse nível é difícil admitir que aquilo que ele aprendeu na universidade pode não ser exatamente assim. Com o tempo ele entenderá que o que pensamos ser o máximo da ciência é apenas o início de um novo patamar. ETs nos visitam e nos monitoram constantemente há milhares de anos — só não vê quem não quer.
Jair José Teston,
por e-mail
Um notável capricho da natureza
Um amigo meu, o jornalista Ricardo Acedo Nabarro, fotografou a Pedra do Sal, em uma praia do Piauí, e a imagem revelou-se muito interessante. É claro que se trata de um efeito óptico, de luz e sombra, bem como a imagem tem características da erosão da pedra, mas mesmo assim a foto é fantástica. Encaminho para os leitores da Revista UFO conhecerem.
Hélio C. Martins Júnior,
por e-mail
Luzes misteriosas em Portugal
Portugal tem sido alvo de constantes manifestações ufológicas. Penso que tal incidência pode estar ligada à sequência de incêndios que ocorrem no país, pois os UFOs aparecem por todo o território e ainda na Ilha da Madeira sem nenhuma explicação após os fogos. No mês de julho, estava olhando para as estrelas com meu filho — eu lhe dizia “olha, aquilo que não cintila é um planeta e o que cintila é uma estrela” — quando vimos uma luz ao longe que apareceu e desapareceu. Mas não liguei para o fato até que vimos a mesma luminosidade em um ponto diferente do céu, onde fez um zigue-zague e depois uma espiral, desaparecendo em seguida. Era verão no país e o céu estava limpo. Assim, não penso que seja algo relativo ao clima ou um efeito meteorológico, como dizem alguns cientistas quando não têm explicação para o que desconhecem. Reparei que existem na internet imagens e vídeos que portugueses registraram, particularmente no final de junho e meados de julho de 2012.
Nuno Miguel Monteiro,
Lisboa, Portugal
TERMÔMETRO DA EDIÇÃO ANTERIOR
A Revista UFO se supera a cada dia com textos fascinantes e muito atraentes, enfim, informação de qualidade. Gostaria, no entanto, que tivesse mais páginas, porque mal ela chega ao fim e já fico com vontade de ler mais…
João Freitas Neto,
por e-mail
Além de ser uma publicação cara para os padrões brasileiros, a Revista UFO peca por veicular informação de baixa qualidade, histórias de supostos UFOs sem qualquer comprovação. A Equipe UFO deveria mudar seu padrão editorial e adotar uma linha mais séria.
Olga Schimdt,
Blumenau (SC)