Por Thiago L. Ticchetti
Piloto avista e fotografa objeto estranho em Minas Gerais
Em uma tarde de maio de 2012, o representante comercial e piloto civil Antônio Monteiro estava fazendo o trajeto entre Governador Valadares e Belo Horizonte com seu avião Sêneca quando, sobre Ipatinga, a cerca de 2.800 m de altitude, algo surgiu no céu. Monteiro fotografou um objeto voador não identificado que estava em ângulo de 90º à sua direita. “A princípio aquilo estava entre nuvens do tipostratocumulus,subindo na vertical e em baixa velocidade, quando foi possívelfazer uma segunda foto. De repente, desapareceu a uma velocidade extraordinária, que nunca havia visto”, relatou o comandante. Apesar de a Equipe de Análise de Imagens da Revista UFO ter concluído que as fotos registraram reflexos, o editor A. J. Gevaerd esclareceu que “isso em nada invalida o relato, porque é muito comum alguém ver algo e, ao tentar fotografá-lo, captar uma coisa que não é — mas parece — o que se viu, especialmente em caso de reflexos”. O acontecimento ainda está sendo investigado mais profundamente.
Pilotos militares se deparam com UFO também no Chile
Em22 de março, um avião do Exército Chileno realizava um treinamento noturno com paraquedistas perto da cidade deCopiapó. Durante a operação, os pilotos observaram, a oeste, uma estrela um pouco diferente no tamanho e na cor das demais no céu. “Eram 22h03 e os três pilotos na cabine começaram a analisar cuidadosamente sua estranha forma. Depois de um minuto, a suposta estrela, originalmente branca, ficou vermelha e com tons de laranja. Daí aumentou de tamanho duas ou três vezes, mudando de branco para vermelho e laranja, e retornando definitivamente a ser branca amarelada”, disse o major e piloto militar Rodrigo Bravo Garrido, consultor da Revista UFO. Após o incidente, os militares relataram por rádio o que viram e preencheram o relatório do Comité de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA), entidade da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), no centro de operações do Aeroporto de Atacama. O pesquisador Juan Castillo Cornejo disse ainda que “o objeto observado poderia ser um eventual perigo para a operação que estava sendo feita, já que distraiu o pessoal que realizava o lançamento dos paraquedistas”.
Intrusos próximos a foguete
Em 16 de junho a China lançou sua nova espaçonave Shenzhou 9. Mas, para a surpresa de todos, a TV estatal do país divulgou imagens em que aparecem dois UFOs logo após a decolagem. Uma câmara que opera em infravermelho e gravava o evento também registrou a presença de “dois pontos velozes que pareciam estar voando próximos da espaçonave”, segundo observadores. De acordo com informações da imprensa, quem estava presente ao lançamento não viu os objetos, mas quem assistiu pela televisão, sim. Levantou-se a possibilidade de os artefatos serem pássaros, mas o astrônomo chinês Wang Sichao, do Observatório da Montanha Púrpura e ufólogo há mais de 40 anos, descartou a explicação. “Para serem captados pela câmera de infravermelho, teriam que ser extremamente quentes”, disse Sichao. Zhang Yunhua, da Beijing UFO Research Society (BUFORS), disse que a mesma coisa aconteceu nos lançamentos das missões Shenzhou 5 e 6.
UFOs e helicópteros nos céus ingleses
O inglês James Lescott divulgou na internet a foto que fez sobre sua casa em Westshire, em 18 de junho, que mostra dois helicópteros e um estranho objeto próximo deles. “Por volta das 10h40, eu estava no jardim com minhas crianças quando ouvi o barulho das hélices. Ao olhar para o céu, vi um helicóptero de cor preta e amarela — cores das viaturas da polícia de West Midlands. De repente, surgiram dois helicópteros do Exército Britânico”, relatou. Naquele momento, Lescott notou a presença de um estranho artefato prateado e cilíndrico no céu, sem se mover, apesar do vento. Foi então que pegou sua câmera e tirou cinco fotos — segundos depois, as aeronaves aceleraram e sumiram, assim como o UFO.
Nave surge na Turquia
Cihan Rose aproveitava um piquenique com sua família em Bitlis, na vila de Geçitbasi, quando registrou algo inusitado. Ele tirou fotos a tarde toda, mas, quando foi baixá-las em seu computador, notou que havia algo mais do que a belíssima paisagem. Acima das montanhas e próximo de algumas nuvens apareceu um objeto discoide que ele afirma não ter visto quando obteve a imagem. “Ninguém viu nada na hora e só percebi quando passei as imagens para o meu computador. Como isso é possível?”, questionou. Rose disse ainda que o UFO aparece em três fotos, mas que em uma ele é mais nítido — as imagens estão em seu poder aguardando que algum grupo ufológico queira analisá-las. “Não posso guardar isso só para mim. Tenho que saber se é real e, se for mesmo, quero que seja de conhecimento público”, afirmou.
Policiais falam de avistamento ufológico pelo rádio
Segundo o jornal norte-americano Hoquiam News, do estado de Washington, uma transmissão entre dois policiais foi interceptada por radioamadores e surpreendeu muita gente. A conversa mostra um deles perguntando ao outro se está vendo luzes de cor laranja em movimento no céu. “Estou na Rua 5. Elas parecem estar convergindo e mudam de cor, do rosa para o laranja. Se você estiver em algum lugar mais escuro, poderá ver melhor”, teria dito o primeiro policial. O outro parece que não se manifestou, mas cerca de cinco minutos depois o serviço 911 — equivalente ao nosso 190 — solicitou que viaturas se dirigissem para a Rua Emerson, pois moradores estavam assustados com estranhas luzes no céu. Já no final das gravações, a atendente do 911 perguntou ao primeiro policial se ele ainda estava vendo os objetos — ela o chamou por duas vezes, sem respostas. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Polícia de Hoquiam.
Agroglifo encontrado no Irã causa discussões
Foi divulgado em 12 de junho o primeiro caso de agroglifo no Irã. Apesar de o fenômeno já ser rotineiro em muitos países, ele nunca havia chegado à terra de Mahmud Ahmadinejad. O pictograma foi encontrado em Sarvestan, na província de Fars. Pelas imagens pode-se dizer que a formação tem entre 50 e 60 m de comprimento, mas ainda são poucos os dados quanto à sua origem e veracidade das fotos. Ainda assim, algo dessa natureza no Irã é inédito e merece atenção da Comunidade Ufológica Mundial.