Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Edição 186 – MUNDO UFOLÓGICO
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Edição 186 – MUNDO UFOLÓGICO
Seções

Edição 186 – MUNDO UFOLÓGICO

Fatos da Ufologia Brasileira e Mundial

Ultima atualização: 4 de maio de 2018 21:19
Por
Equipe UFO
Envie!
t58592505
Envie!

Por Renato A. Azevedo

Telescópio Kepler encontra planeta habitável e anima cientistas

No começo de dezembro passado, a NASA anunciou a descoberta do exoplaneta Kepler 22b, situado a 600 anos-luz da Terra e orbitando uma estrela similar ao nosso Sol. Com raio de 2,4 vezes o do nosso planeta, o novo mundo deve ter temperatura superficial da ordem de 22º C. No mesmo anúncio, a Agência Espacial Norte-Americana também confirmou que o Telescópio Kepler, responsável pelo achado, também apontou mais 1.094 “candidatos” a exoplanetas. No total, o aparelho já detectou mais de 2.300 possíveis mundos — dos quais os cientistas esperam confirmar pelo menos 80%. Entre esse total de candidatos, 207 têm tamanho similar à Terra, outros 680 são um pouco maiores do que ela, caindo na categoria de “superterras”, e os que ocupam a região habitável de seus sistemas estelares totalizam 48.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

O Kepler precisa flagrar três trânsitos — a passagem do planeta diante de sua estrela — para apontar um candidato, que é então confirmado por observações subsequentes em grandes telescópios baseados na superfície. O Observatório Espacial Spitzer também tem sido usado com essa finalidade, trabalhando no espectro infravermelho — o Kepler funciona na luz visível. Lançado em março de 2009 ao custo de 600 milhões de dólares, o Kepler mantém vigilância sobre milhares de estrelas entre as constelações de Cygnus e Lyra. Os fundos para sua exploração estão garantidos até novembro de 2012, mas em janeiro a equipe deverá pedir para à NASA que a missão seja estendida. A um custo de 20 milhões de dólares anuais, o Kepler terá capacidade de operar por pelo menos seis anos, se o novo financiamento for aprovado. O investimento está valendo a pena: em meados de dezembro, o número de exoplanetas estava em 708.

crédito: NASA

A cada dia os cientistas se animam mais com as novas descobertas

A cada dia os cientistas se animam mais com as novas descobertas

Cientistas anunciam estar próximos do Bóson de Higgs

Os cientistas do Centro Europeu de Ciência Nuclear (CERN), que operam o gigantesco acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons (LHC), anunciaram em 13 de dezembro estar próximos de localizar o festejado Bóson de Higgs, apelidado de “Partícula de Deus” e cuja existência é prevista pelo Modelo Padrão da Física de Partículas. O tratado, proposto por uma equipe de cientistas em 1964 — que incluía o escocês Peter Higgs —, postula que a massa das partículas atômicas se deve ao Bóson. Sem ele, elas simplesmente disparariam pelo universo após o Big Bang, impossibilitadas de formar átomos e matéria. Dois dos experimentos do LHC — os detectores Atlas e CMS — procuram por sinais do Bóson de Higgs de formas diversas, e ambos chegaram a resultados similares. Os gráficos dos cientistas informam que pistas da partícula foram localizadas no intervalo de massa entre 124 e 125 GeV (giga elétron-volt), aproximadamente onde o Modelo Padrão postula que esteja o Bóson. O LHC ocupa um túnel circular de 27 km na fronteira franco-suíça e custou 10 bilhões de dólares. Funciona acelerando prótons até próximo da velocidade da luz para fazê-los colidirem — o que “desmonta” a matéria e permite que os cientistas analisem partículas que de outra forma não poderiam alcançar, recriando as condições do início do universo.

Assunto relacionado:  Edição 263 - IMPRENSA UFOLÓGICA

Novo rover da NASA parte para explorar Marte

Em 26 de novembro de 2011, da base de lançamento de Cabo Canaveral, a NASA lançou o robô Curiosity em direção a Marte. O veículo, também conhecido como Mars Science Laboratory, é o maior já enviado ao mundo vizinho e deverá pousar na Cratera Gale, de 160 km de diâmetro, em agosto de 2012. Paralelamente, cientistas da Australian National University anunciaram que extensas regiões de Marte, imediatamente sob a superfície, têm alto potencial de conter água e ser “confortáveis” para micróbios terrestres — e possivelmente para os marcianos também. Os australianos afirmam que na Terra existe uma biosfera sob a superfície que se estende até 5 km de profundidade. Em Marte, seus modelos apontam que uma biosfera similar poderia se estender a até 30 km sob a superfície do planeta. Os cientistas, que pertencem ao Instituto de Ciência Planetária, declaram que a melhor forma de procurar por vida em Marte é escavar seu solo. O artigo que assinam, sob o título An Extensive Phase Space for the Potential Martian Biosphere [Um Estudo Extensivo para a Potencial Biosfera Marciana], foi publicado na revista norte-americana Astrobiology.

Paul Allen financia sistema de lançamento espacial

Após apoiar o projeto da Spaceship One, a primeira nave de uma empresa privada a chegar ao espaço, e de financiar o Allen Telescope Array do Projeto SETI, o bilionário Paul Allen, cofundador da Microsoft, apresentou sua nova empreitada. Ele acaba de anunciar a fundação da Stratolaunch Systems, companhia que planeja lançar cargas ao espaço a partir de um avião. Associado ao criador da Spaceship One, o genial projetista Burt Rutan, Allen deve produzir um gigantesco avião de fuselagem dupla, com 118 m de envergadura e 544 toneladas de peso, que levará um foguete até uma altitude de 10 km, similar a dos aviões de carreira. Daí, o foguete será disparado e seguirá para a órbita terrestre. O primeiro voo de teste está previsto para 2016. A projétil deverá ser capaz inclusive de lançar a nave Dragon da SpaceX, que possui versões cargueiras e tripuladas. O enorme avião tem desenho similar ao White Knight II, da empresa Virgin — que desenvolve a Spaceship Two para voos turísticos suborbitais ao espaço, também projetada por Rutan. E a primeira nave da frota da Virgin chama-se VSS Enterprise.

Assunto relacionado:  Edição 63 - MUNDO UFOLÓGICO

Lua de Júpiter, novo alvo da busca por vida extraterrestre

As recentes descobertas sobre o satélite de Júpiter Europa [Veja seção Mundo Ufológico de UFO 185] fizeram com que a NASA retomasse os planos de exploração daquele mundo. Um dos projetos envolve duas sondas para pousar na tal lua, a fim de investigar sua superfície coberta de gelo e procurar por sinais de vida com espectrômetros de massa, sismógrafos e câmeras. A missão poderia ser lançada em 2020 para chegar ao sistema jupiteriano seis anos depois. Mas, a fim de manter os custos na faixa de 800 milhões de dólares, os dois landers seriam leves — de uns 320 kg — e teriam pouca proteção. Diante da forte radiação emitida pelo planeta, a expectativa é de que a exploração dure uma semana. Outra missão sendo considerada, dependente das cada vez mais reduzidas verbas da Agência Espacial Norte-Americana, é uma sonda para entrar em órbita de Europa, a Jupiter Europa Orbiter (JEO). A ideia é de que a nave investigue a espessura da crosta de gelo daquela lua, locais onde ela seja mais fina e como de fato seria o oceano subterrâneo de Europa. Diante da crise econômica — e para não prejudicar outras importantes missões planetárias —, a pequena possibilidade de a JEO acontecer depende de seus custos, estimados em 4,7 bilhões de dólares, baixarem e o orçamento para missões não tripuladas da NASA aumentar.

Novo livro sobre ficção científica ufológica

Esse colunista acaba de lançar seu segundo livro de ficção científica ufológica. Filhas das Estrelas [Estronho, 2011] é uma antologia de sete contos que exploram variadas facetas do Fenômeno UFO dentro de uma temática de ficção. Na trama A Marca, por exemplo, ufólogos pesquisam estranhos rastros deixados em uma fazenda por um objeto não identificado. Em Irmãos, o chupacabras volta a atacar em uma propriedade rural, em uma história com final surpreendente. E em Filhas das Estrelas — que dá nome ao livro — é explorado o fenômeno dos gurus que se dizem amigos de alienígenas no intuito de explorar os incautos. O livro pode ser adquirido na loja do site Estronho [www.estronho.com.br], ou nas melhores livrarias.

Assunto relacionado:  Anunciada a programação do maior evento de Ufologia do Brasil. E inteiramente grátis
TÓPICO(S):Edição 186
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

Vencedora do BBB 19 conta em vídeo encontro assustador com extraterrestres em Minas Gerais

A. J. Gevaerd
Por A. J. Gevaerd
3 minutos de leitura
f0f3214762ae280150083ca9e1d616de1663939491
EventosnotíciasSeções

Começa amanhã o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia! Corra que ainda restam algumas vagas!

Equipe UFO
Por Equipe UFO
10 minutos de leitura

Edição 284 – Mundo Ufológico

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura

Edição 287 – Imprensa Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 287 – Casuística Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 287 – Mundo Ufológico

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura

Edição 286 – Imprensa Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
2 minutos de leitura

Edição 286 – Casuística Ufológica

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up