Por Thiago Ticchetti
Filmagens de UFO em Jerusalém que circulam na internet são falsas
Todas as filmagens do que seria um monumental UFO sobrevoando Jerusalém, em Israel, feitas entre o final de janeiro e o começo de fevereiro e amplamente espalhadas pela internet — levando ao surgimento de todo tipo de teorias tresloucadas —, foram sumamente declaradas falsas por estudiosos de todo o mundo. Mas a opinião pública — em especial certos nichos mais excêntricos da Ufologia Mundial —, custa a aceitar o veredito dos ufólogos. Agora, um dos trechos que mais resistência recebeu para ser dado como fraudulento também acaba de ser declarado oficialmente forjado.
Exibido recentemente, o chamado “sexto vídeo” do UFO de Jerusalém mostra o objeto que gerou a fraude ainda mais claramente. Para encerrar as discussões, o chefe do Grupo de Análises de Imagens da Mutual UFO Network (MUFON), Marc Dantonio, foi enfático: “Não tenho dúvidas de que as filmagens são falsas!” Ele esmiuçou todos os vídeos feitos, cujas cópias abundam na internet, e chegou à conclusão de que nenhum é verdadeiro. A Equipe de Análises de Imagens da Revista UFO também chegara exatamente a mesma conclusão semanas antes.
Segundo Dantonio, quando os responsáveis criaram a farsa, deixaram três pistas que derrubaram sua autenticidade: usaram lentes brilhantes, colocaram o foco da câmera oscilando e passaram o objeto por trás de outro artefato sólido para reforçar a autenticidade, mas gerando efeito contrário. Quando comparado com os demais, no sexto vídeo se vê a fraude com clareza. O especialista comentou que no clipe original o UFO desce e sobrevoa Jerusalém antes de disparar e sumir. Já no sexto vídeo, o UFO desce e se move em direção à câmera para depois disparar pela direita.
O consultor da Revista UFO Paulo Poian também apresentou estudos que mostram a fraude. Marc Dantonio afirmou ainda não restarem dúvidas: “Os vídeos são fraudulentos, e nem seria necessária uma análise para se determinar isso. Ora, se realmente um UFO com aquelas dimensões sobrevoasse Jerusalém, muitas pessoas o teriam visto e filmado, o que não ocorreu”.
Luz sobre a capital do Mato Grosso
O leitor da Revista UFO Diego Direne fotografou um objeto voador não identificado sobre Cuiabá. Segundo Direne, primeiro foi avistadasomente uma única luz, forte e parada no céu. “Pensei que pudesse ser o farol de um avião vindo, mas além de demorar demais pra sair da posição em que estava, apareceuoutra luz mais abaixo, como se saísse de trás dosprédios”, declarou. Nas fotos se vê a aproximação de uma forte luminosidade que parece retornar para trás dos prédios, saindo assim do campo de visão da testemunha. “A primeira luz ainda ficou ali, mas em seguida começaram a surgir nuvens pesadas e choveu muito. Não sei que fim aquele fato teve”, encerrou Direne.
UFO acompanha avião militar sobre o Mar do Norte
Segundo a edição de 03 de março do jornal britânico The Telegraph, a tripulação de um caça Tornado da Força Aérea Real Britânica (RAF) viu um UFO surgir diante de seus olhos. Conforme a publicação, várias aeronaves voltavam de uma missão de reconhecimento da base inglesa de Laarbruch, na Alemanha, quando ocorreu o avistamento, logo ao entrarem no espaço aéreo holandês, sobre o Mar do Norte. Um UFO do tamanho de um avião C-130 Hércules, apresentando uma pequena cauda e emitindo fumaça azulada, colocou-se lado a lado com a formação. “Nunca vi nada assim. Quando pousamos, checamos com a base na Holanda e eles não detectaram nada no radar. As tripulações de outros dois caças que estavam conosco viram a mesma coisa. Certamente não era um satélite russo”, disse um dos pilotos. O Ministério da Defesa Britânico (MoD) segue investigando o acontecimento.
Objetos flamejantes na Costa Rica
Pelo menos 15 pessoas teriam visto dois UFOs de formato triangular sobre a cidade de Manuel Antônio, na Costa Rica, por volta das 21h00 de 18 de março. As testemunhas eram funcionários e hóspedes do Hotel Villabosque, e todos apontaram para o céu na direção dos artefatos vermelhos e flamejantes, aparentemente a mais de 2.000 m de altitude. Segundo relatos, os UFOs pareciam estar juntos, mas moviam-se independentemente. Por vezes eram lentos e de repente disparavam. Após alguns instantes, ambos aceleraram em direções opostas e desapareceram atrás das nuvens. Eles chegaram a ser vistos juntos novamente no horizonte, mas já estavam muito distante das estupefatas testemunhas.
UFO fotografado no Tibete
Segundo relato prestado por várias testemunhas, um avistamento de um UFO com foto teria ocorrido em 20 de fevereiro, na cidade de Cganzi, no Tibete. Um grupo de amigos estava viajando pelo país quando de repente seu carro apresentou problemas elétricos. Eles pararam no acostamento para verificar o que estava ocorrendo quando um deles olhou para o céu e viu um objeto voador não identificado. Rapidamente os amigos pegaram suas câmeras e fizeram várias fotos do aparelho. O objeto tinha o formato clássico de dois pratos sobrepostos e as imagens estão sendo analisadas por especialistas, informou o pesquisador Michael Cohen. Há muitos anos existem rumores de que no Tibete haveria uma base extraterrestre, mas isso nunca foi comprovado.
Artefato próximo a vulcão no Japão
Em meio à tragédia ocorrida no Japão, em 11 de março, dezenas de relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados sobre o país entupiram os meios de comunicação, como descrito na seção Imprensa Ufológica desta edição. Apesar de ter surgido explicação para a maioria dos casos, alguns ainda carecem de solução. “A atividade ufológica no país pouco antes do desastre japonês foi intensa”, disse o pesquisador Michael Cohen. A conexão entre UFOs e terremotos tem sido notada há décadas, e para corroborar ainda mais os estudos que garantem a ligação entre os fatos há vídeos e relatos de todos os tipos. No Japão, uma gravação mostrando um objeto sobre um vulcão ativo, nos dias que precederam o tsunami e o terremoto, está levando muitas pessoas a creditar tamanha destruição ao seu surgimento. “Pode ter sido um sinal”, disse Cohen. As imagens realmente são intrigantes.
UFO filmado no Peru
Um UFO teria sido filmado sobre a cidade peruana de Cusco, em 18 de março. O objeto foi visto no início da manhã e na filmagem parece ser estático, mas quando se amplia a imagem, aparenta formato rombóide. O pesquisador norte-americano Scott Corrales afirmou que muitas filmagens assim são feitas todos os anos nas cidades peruanas que contêm ruínas da civilização inca. “Esta gravação é muito interessante, mesmo tendo pouco tempo. Ela mostra que seres extraterrestres ainda têm interesse em alguma coisa do passado”, disse Corrales, deduzindo que sejam de fato naves alienígenas os artefatos observados no Peru, e que estariam lá por causa das ruínas incas.
UFO causa o fechamento de aeroporto na Noruega
De acordo com o site de notícias norueguês VG, o Aeroporto Internacional de Oslo [Foto], a capital, teria sido fechado devido a um UFO de cor verde que o sobrevoou, e pelo menos 15 mil passageiros teriam sido afetados pela presença do inusitado artefato. O evento ocorreu em 24 de março, quando um objeto voador não identificado surgiu a 2.600 m de altitude. “Tenho certeza de que era algum tipo de aeronave, não um fenômeno. Mas não sei qual”, disse o piloto Johan Kylborn, uma das testemunhas do avistamento. Foi levantada a possibilidade de o artefato ser um balão ou até mesmo um paraglider, hipótese descartada imediatamente pelo capitão Kylborn. “O objeto era muito maior do que isso”. A polícia local está investigando o caso, mas encontra dificuldades. Morten Undlen, policial do aeroporto, afirmou que o problema está em que os funcionários do serviço de controle de tráfego aéreo não têm muitas informações que permitam prosseguir com as investigações.