por Renato A. Azevedo
Novo filme de ficção de J. J. Abrams é homenagem a seu mentor, Steven Spielberg
J. J. Abrams sempre enfatizou a profunda admiração que tem por Steven Spielberg. E graças à inspiração do diretor de Contatos Imediatos do Terceiro Grau [1977] e ET [1983], entre outros, Abrams vai se tornando o novo mestre da Ficção Científica [Veja Imprensa Ufológica de UFO 165]. Agora acaba de entrar no ar o teaser de seu novo filme, Super 8. É ele quem dirige e seu mentor quem produz a obra, sobre a qual os detalhes ainda são escassos. De destaque há no teaser cenas mostrando um trem descarrilando após abalroar uma picape que invade os trilhos. Isso remete ao fictício acidente de trem de Contatos Imediatos, história falsa repetida em Taken [2002].
Um dos grandes momentos de Super 8 é quando se afirma que, em 1979, a Força Aérea Norte-Americana (USAF) teria fechado a Área 51, simulando a situação com o desastre. No teaser, facilmente encontrado no Youtube, aparece um vagão com o logotipo da USAF quase intacto mesmo após o choque. A maçaneta da porta começa a girar ao mesmo tempo em que algo ou alguém, socando a partir de dentro, a amassa. Neste momento, surge e aterroriza: It arrives [Aquilo chegou]. O filme promete cenas de grande impacto.
Super 8 é centrado no que é registrado por uma câmera super 8 mm, das antigas, daí seu nome. Fala-se abertamente em reproduzir nele o clima de Contatos Imediatos em meio à melhor fase da carreira de Spielberg. Alguns rumores dão conta de que, a exemplo do clássico de 1977, uma família do subúrbio pode ser envolvida em extraordinários acontecimentos, ligados à aparente presença alienígena sugerida. O filme surge com a promessa de ser uma grande produção, novamente reunindo Ficção Científica e Ufologia em uma trama emocionante.
Parlamento da União Européia pede fim do sigilo aos UFOs
No último 18 de junho, uma bancada de 17 membros do Parlamento Europeu, liderados pelo italiano Mario Borghesi, assinou uma declaração de apoio à liberação de documentos sobre os UFOs em todo o continente. No documento, de número 0057/2010, os políticos reconhecem que a 33ª Assembléia Geral das Nações Unidas, de 1978, estabeleceu como assunto válido a pesquisa ufológica. Os eurodeputados ainda pedem que seja criado um centro científico para análise e disseminação de informações recolhidas pelos países membros e sugere ainda que devem ser abertos os arquivos sobre UFOs em todos eles, facilitando o acesso para a população e a imprensa.
Por fim, as autoridades ainda instruem o presidente do Parlamento Europeu a enviar essa declaração aos demais membros do órgão e aos governos dos países membros, numa ótima iniciativa. Vale lembrar que, em 18 de dezembro de 1978, a mencionada 33ª Assembléia Geral da ONU adotou a Decisão 033/426, convidando os estados-membros a coordenarem esforços de pesquisa sobre a vida extraterrestre, informando ao mesmo tempo ao secretário geral da organização o andamento de tais atividades. Entretanto, a Assembléia Geral nunca tomou qualquer medida para a implementação prática dessa decisão.
FAB inicia avaliação de UAVs
Conforme publicado no artigo Aeronaves Negras da edição UFO 161, os chamados veículos aéreos não tripulados — VANTs ou UAVs, em inglês — estão sendo adotados por inúmeras forças aéreas do mundo todo. E a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou em maio um período de testes daquela que pode ser sua primeira aeronave não tripulada, o Hermes 450, na Base Aérea de Santa Maria (RS). O veículo é fabricado pela israelense Elbit Systems, controladora da Aeroeletrônica, empresa brasileira com sede em Porto Alegre e que assinou o convênio para os testes com a FAB. Representantes da Marinha e do Exército também participam da avaliação.
O Hermes 450 pode ser utilizado para inúmeras missões, especialmente quando há risco para aeronaves tripuladas. O modelo é operado por Israel, Inglaterra e outros países. Com 6 m de comprimento e 10 m de envergadura, o UAV pode operar por mais de 20 horas com raio de ação de 250 km. Um avião Hércules C-130 leva duas unidades e o equipamento de controle. Os dois UAVs podem operar ao mesmo tempo, de forma autônoma ou remotamente pilotada. E embora não tenha um design tão diferente, o Hermes 450 pode surpreender um observador desavisado.
Corot descobre mais seis exoplanetas
A equipe do Telescópio Espacial Corot anunciou em meados de junho a descoberta de mais seis planetas orbitando estrelas distantes. Todos foram localizados pelo chamado “método de trânsito”, após o satélite captar a minúscula variação do brilho de suas estrelas, quando da passagem dos mundos diante delas. Todos os novos planetas são gigantes gasosos, sendo que o menor deles tem 70 por cento da massa e do diâmetro de Saturno e foi designado como Corot T-8b. O telescópio mantém vigilância sobre cerca de 80 mil estrelas por ano. Sempre que capta uma “piscada”, é sinal de um possível trânsito de um exoplaneta. Então, com apoio de grandes telescópios baseados em terra, os cientistas mantém meses de observação sobre as estrelas candidatas, até que os dados sejam confirmados. O método de trânsito permite que se determine tamanho, densidade e tipo da órbita de exoplanetas. Afirma o astrônomo brasileiro Sylvio Ferraz, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo: “Qualquer estrela pode ter planetas”. O Brasil é um dos países participantes da missão do Corot [Veja edição UFO 130].
Cassini pode ter achado vida em Titã
Titã, a maior lua de Saturno — maior ainda do que Mercúrio e Plutão, e único satélite conhecido a possuir uma espessa atmosfera —, também é o único corpo do Sistema Solar, além da Terra, a ter chuva, rios e lagos. Entretanto, esses fenômenos naturais ocorrem nesse mundo gelado movidos pelo metano e outros hidrocarbonetos, e não pela água. Estudando informações enviadas pela nave Cassini, em órbita de Saturno, cientistas da NASA examinaram a complexa dinâmica da atmosfera titânica e chegaram a uma incrível conclusão: algo está consumindo hidrogênio e acetileno em grandes quantidades na superfície do satélite. Os modelos estudados pelos cientistas são incompatíveis com o fluxo de hidrogênio na atmosfera detectado pela Cassini, e o acetileno, formado pelas reações químicas na atmosfera, está ausente da superfície.
Organismo respirando hidrogênio em Titã?
Uma forma de vida baseada em metano, possivelmente na configuração de bactérias exóticas, que estivesse respirando o hidrogênio e consumindo o acetileno, poderia explicar esses dados recolhidos pela NASA. Chris McKay, cientista do projeto, previu que uma hipotética forma de vida baseada em metano teria as características de fazer baixar os níveis de hidrogênio e acetileno, agora detectados. Os cientistas se mantêm cautelosos, lembrando que processos químicos não biológicos podem explicar os dados. Mas a possibilidade de vida em Titã não pode ser descartada até o momento.
Contatos Imediatos em DVD
Um dos maiores clássicos da Ficção Científica mundial, e melhor filme ufológico de todos os tempos, está disponível em DVD. Contatos Imediatos do Terceiro Grau [1977] é uma obra-prima do cineasta Steven Spielberg, que contou inclusive com a participação do grande pioneiro da Ufologia Mundial, J. Allen Hynek. O DVD duplo contém ainda, nos extras, um extenso documentário de quase duas horas em que o próprio Hynek explica a classificação de contatos com extraterrestres, de sua autoria.
Spielberg aparece na maior parte do documentário descrevendo a realização do filme, incluindo um evento muito especial em sua vida, quando seu pai o levou para ver uma chuva de meteoros no deserto. É esse o motivo de, em alguns de seus filmes, surgir repentinamente um desses bólidos riscando os céus.
O documentário também descreve os extraordinários efeitos especiais realizados sem as facilidades dos computadores de hoje. Obviamente, a grande atração é o próprio filme. Infelizmente, no entanto, essa versão em DVD duplo está se tornando rara nas lojas, enquanto uma opção com três DVDs, trazendo o mesmo número de versões do filme, já se encontra disponível. Contatos Imediatos é um clássico tanto para a Ficção Científica quanto para a Ufologia.