por Renato A. Azevedo
BIGELOW AEROSPACE INTERESSADA NA TECNOLOGIA DOS UFOs
A Agência de Estudos Espaciais Avançados da Aeroespacial Bigelow [Bigelow Aerospace Advanced Space Studies, BAASS], é uma companhia voltada para identificação, avaliação e aquisição de tecnologias emergentes pelo mundo afora, relacionadas à tecnologia aero e astronáutica. Sediada em Las Vegas, em Nevada, a companhia foi fundada em 1999 por Robert Bigelow, que fez fortuna com os hotéis da rede Budget Suites. A empresa já lançou, em foguetes russos, os módulos espaciais Genesis I, em 2006, e Genesis II, em 2007, ambos dotados de uma inovadora tecnologia que os faz inflarem em órbita, poupando peso e espaço nos lançadores. Bigelow acredita que esse é o futuro das próximas estações espaciais.
Ambos os módulos possuem câmeras e sofisticados sensores, que esquadrinham a Terra atrás de anomalias. Até um suposto UFO foi flagrado em órbita por um dos satélites. Este, aliás, parece ser um dos maiores interesses da BAASS, que já algum tempo tem um acordo de cooperação com a Rede Mútua de Pesquisas de UFOs [Mutual UFO Network, MUFON], pesquisando os mais recentes avistamentos ufológicos. Segundo alguns ufólogos norte-americanos, isso mostra que segredos extraterrestres, especialmente do governo dos Estados Unidos, estariam sendo enviados a empresas privadas com o fim de desenvolver novas tecnologias. Pode ser. Segundo Bigelow, os UFOs tem tecnologia antigravidade, além de conhecimentos médicos e em propulsão que podem valer bilhões — e um businessman não iria deixar de prestar atenção nisso.
Robert Bigelow já vem patrocinando instituições e ufólogos há algum tempo. Obcecado pela presença alienígena na Terra, acredita que a pesquisa científica e multidisciplinar dos discos voadores pode levar a respostas inesperadas para nossas questões tecnológicas. Assim, desde programas de estudos de abduções alienígenas, até cirurgias de extração de implantes — como as desenvolvidas pelo médico norte-americano Roger Leir, autor de Implantes Alienígenas [Código LIV-011 da coleção Biblioteca UFO. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br] — tem sido financiadas por sua organização.
PROGRAMA TRATA DE TEMAS POLÊMICOS, INCLUINDO DISCOS VOADORES
O Projeto Enterprise é um programa da Rádio Rio de Janeiro, 1.400 AM, voltado aos mais variados assuntos. Cultura, religião, ciência, filosofia e claro, Ufologia, entre outros temas, já foram abordados pelo programa, que vai ao ar todas as quartas-feiras, as 16h00. A apresentação é de Leslie Haum e na produção está o conselheiro especial da Revista UFO e coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Antonio Celente Videira, autor de vários artigos desta publicação. O foco do programa, no ar há 19 anos, são entrevistas com formadores de opinião, que tratam de assuntos polêmicos e atuais. O Projeto Enterprise pode ser também acessado através do site www.projetoenterprise.blogspot.com.
O GIGANTE DE FERRO
O ano de 1999 foi muito proveitoso para a ficção científica. Além de Star Wars episódio 1, este foi o ano da revolução de Matrix e da sensacional comédia Galaxy Quest, que recebeu aqui, no Brasil, o discutível título de Heróis Fora de Órbita. Por sinal, este último filme venceu os dois primeiros no Hugo, o Oscar da FC. Mas outra produção, do diretor Brad Bird — que depois faria pela Pixar Os Incríveis — e roteiro de Tim McCanlies, baseado no livro do autor Ted Hughes, encantou os fãs do gênero. O Gigante de Ferro, ambientado em 1957, em plena época do lançamento do Sputnik 1 e do princípio da paranóia anticomunista, mostra a amizade entre um garoto e um imenso robô alienígena. O menino Hogarth Hughes, como todos os de sua idade, se encanta com histórias de mistério e super-heróis, até que encontra o Gigante, dublado pelo ator Vin Diesel, tornando-se seu amigo e ensinando-o a respeito da vida e, claro, dos quadrinhos dos quais é grande fã.
Entretanto, o agente federal Kent Mansley, na voz de Christopher McDonald, não irá parar por nada sua averiguação do que está acontecendo na pequena cidade de Rockwell, no Maine, local das estranhas ocorrências relacionadas ao Gigante. E, no clímax, caberá a este e a seu amigo Hogarth salvar a cidade. O Gigante de Ferro é uma bela fábula de amizade e uma grande obra de ficção científica, repleta de referências como o pôster do filme O Planeta Proibido no quarto de Hogarth, e três tentáculos de armas do Gigante, similares aos das máquinas marcianas de A Guerra dos Mundos. Infelizmente este DVD é uma peça de difícil obtenção e resta aguardar que a distribuidora, Warner, o relance.
SUPOSTA INVASÃO ALIENÍGENA RENDE PORCESSO JUDICIAL
Em primeiro de abril, o jornal jordaniano Al-Ghad publicou em sua primeira página matéria afirmando que discos voadores pousaram próximo à cidade de Jafr, no deserto a leste do país e a 300 km da capital, Aman, chegando a interromper redes de comunicação locais. Obviamente, foi tudo uma brincadeira de primeiro de abril. Mas o prefeito de Jafr, Mohammed Mleihan, não ficou nada contente com isso, e ameaça processar o jornal.
Segundo o político, pais assustados impediram suas crianças de irem à escola, e ele considerou seriamente a possibilidade de evacuar os 13 mil moradores da cidade, tendo alertado as autoridades do governo central que ordenaram uma busca na área, sem nada encontrar. Moussa Bahoumeh, editor do Al-Ghad, pediu desculpas pelo pânico causado na população, justificando que foi apenas uma brincadeira. Para complicar, Jafr fica próxima a uma base militar utilizada pelos militares jordanianos, e ocasionalmente também pelos norte-americanos, para manobras. Brincadeiras de primeiro de abril são muito comuns na imprensa estrangeira. Veículos ligados ao Campeonato Mundial de F-1, por exemplo, chegaram a anunciar que em 2011 a categoria teria obrigatoriamente carros de dois lugares. E há dois anos o site Movieweb anunciou que Zach Snyder, diretor de 300 e Watchmen, fora contratado por George Lucas para realizar uma “nova versão” da clássica trilogia da saga Star Wars, o que enfureceu alguns fãs, antes de verificarem a data da notícia… primeiro de abril.
COWBOYS E ALIENS TERÁ HARRISON FORD
A história em quadrinhos Cowboys e Aliens foi lançada pela Platinum Studios Comics e Harper Collins, em 2006, e conta a história da chegada de alienígenas ao velho oeste norte-americano na metade do século XIX. Seu objetivo é escravizar a humanidade, o que leva os inimigos, cowboys de um lado e apaches de outro, a se unir para derrotá-los. O diretor Jon Favreau, o mesmo dos filmes do Homem de Ferro, lidera a adaptação para o cinema, que tem Daniel Craig e Olivia Wilde no elenco. Mas a grande revelação veio do próprio Favreau, que no dia 08 de abril lançou no Twitter o seguinte anúncio: “Por favor, parem de perguntar se Harrison Ford está no elenco de Cowboys e Aliens, OK? Ele está. Por favor não contem a ninguém”. O papel de Ford, ninguém menos do que o rosto de Han Solo de Star Wars, e também de Indiana Jones, ainda não foi divulgado, mas é certo que sua presença basta para que o interesse pela produção cresça enormemente.
GIRO LITERÁRIO
VEM AÍ UFO: CONTOS NÃO IDENTIFICADOS
Uma nova obra de ficção científica baseada na Ufologia está para ser lançada em julho. Trata-se de UFO: Contos Não Identificados, antologia com participação de diversos articulistas e que conta também, como autor convidado, com o consultor de Revista UFO Renato A. Azevedo, autor de De Roswell a Varginha [Tarja Editorial, 2008]. O livro será uma publicação da Editora Literata, tendo como responsável o editor Eduardo Bonito e organização de Georgette Silen. Contará ainda com prefácio de Rober Pinheiro, um artigo exclusivo de Edgard Smaniotto, intitulado Ficção Ufológica no Brasil: Literatura e Ufologia Construindo Caminhos Para Entender o Fenômeno OVNI, e arte de Carlos Roberto Peixoto e Anubian Etriel.
A antologia inspira-se, naturalmente, no Caso Roswell, de julho de 1947, e no Caso Varginha, de janeiro de 1996, especulando que seres extraterrestres estariam aqui há milênios, observando-nos e estudando a Terra, e que talvez sejamos o resultado de suas experiências. “Seguramente, eles não vieram aqui apenas para passear”, dizem os autores. UFO: Contos Não Identificados segue a trilha dos mestres da ficção científica, tais como H. G. Wells, Ray Bradburry e Isaac Asimov, e com seus 34 autores participantes promete ser um dos grandes lançamentos do ano, fazendo reverberar a pergunta: eles cruzaram o universo para estarem aqui? Agora, resta saber o que querem. Mais informações, inclusive sobre a data e local do lançamento, em julho, estão no site http://ufocontosnaoidentificados.blogspot.com. 2010 promete muitas outras boas obras no mercado.