por Renato A. Azevedo
ESTRÉIA NO BRASIL STARGATE UNIVERSE, UMA SÉRIE DE FICÇÃO DE TIRAR O FÔLEGO
Finalmente estreou no canal SciFi brasileiro Stargate Universe, a terceira série produzida dentro do ambiente do Portal Estelar. A trama gira em torno da descoberta do que significa o nono chevron, ou coordenada, do Stargate. Conforme publicamos na edição UFO Especial 036, intitulada Alienígenas na Ficção Científica, cada Portal Estelar se conecta com outro idêntico em um planeta situado a muitos anos-luz de distância, possibilitando o transporte instantâneo. Endereços de sete coordenadas ou símbolos possibilitam a viagem entre planetas de uma mesma galáxia. E endereços de oito símbolos capacitam o Stargate para viagens intergalácticas. Mas como cada portal possui nove coordenadas, sempre foi alvo de discussões para onde levaria um endereço de nove símbolos.
Em Stargate Universe, uma equipe liderada pelo doutor Nicholas Rush (o ator britânico Robert Carlyle), estuda um Stargate baseado em um planeta a 21 anos-luz da Terra. Através de uma ligação direta com a energia vinda do núcleo daquele mundo, um endereço de nove símbolos é finalmente discado e uma conexão é feita, no exato instante em que a base sofre um ataque. Sem outra opção, os sobreviventes precisam passar pelo portal, que os leva a bordo de uma nave dos Anciões, a raça que construiu os Portais Estelares, chamada Destiny. A gigantesca nave teria partido da Terra há centenas de milhares de anos, e já está a bilhões de anos-luz de distância. Sem possibilidade imediata de retornar para casa, a equipe precisa lidar com as desavenças e desconfianças mútuas e trabalhar unida para sobreviver. Eles visitarão novos mundos através do portal, pois novas naves foram enviadas antes da Destiny, descobrindo planetas habitáveis e depositando Stargates neles.
Os dois primeiros episódios, Air partes 1 e 2, foram lançados juntos no final de novembro, e a série será exibida todas as segundas-feiras à noite no SciFi Channel. Vale lembrar que nesses primeiros episódios tiveram participações especiais os atores Richard Dean Anderson, como general Jack O´Neill, Amanda Tapping, como coronel Samantha Carter, e Michael Shanks, como Daniel Jackson. E uma homenagem, na forma da nave Hammond comandada pela coronel Carter, foi feita ao saudoso Don S. Davis, que interpretava o general George Hammond.
OS MARCIANOS ESTÃO AQUI
Causou sensação inédita no mundo o espetacular anúncio da NASA, em 06 de outubro de 1996, de que haviam sido encontrados fósseis de bactérias marcianas no meteorito ALH84001, localizado na Antártida. É interessante lembrar, inclusive, que o memorável anúncio ocorreu apenas pouco mais de seis meses após o Caso Varginha. O comunicado da confirmação definitiva da existência de vida extraterrestre sofreu críticas de cientistas mais céticos, questionando os resultados da agência espacial norte-americana. O fato é que a polêmica se estendeu até os dias de hoje, mas aparentemente acaba de ser encerrada.
O ALH84001 teria sido arremessado de Marte por um impacto de asteróide há cerca de 15 milhões de anos, vagando pelo espaço e caindo na Antártida 13 mil anos atrás. A possibilidade de bactérias terrestres terem contaminado a rocha marciana sempre foi defendida pelos descrentes na descoberta, mas no final de novembro foi anunciado que a NASA finalmente comprovou que foram encontrados sais de carbonato e cristais de magnetita no meteorito, utilizando microscópios de elétrons que não estavam disponíveis há 13 anos.
Os cientistas chegaram à conclusão de que as propriedades químicas e físicas do ALH84001 estão associadas aos sais de carbonato, em formato de discos, comprovando sua interação com a água presente na superfície de Marte há milhões de anos. Alguns especialistas ainda aguardam novas evidências, mas o estudo mais recente parece de fato comprovar o que já fora anunciado em 1996, a definitiva constatação de que houve vida em Marte. Possivelmente ainda existindo atualmente, fato a ser averiguado nas próximas missões não tripuladas ao Planeta Vermelho.
MATE VOADOR NÃO IDENTIFICADO
O estúdio Pixar, de propriedade da Disney, brindou o mundo com alguns dos mais celebrados filmes de animação dos últimos tempos. Na premiação do Oscar em 2009 sua ficção científica Wall-E, contando a história de um pequeno robô destinado a salvar a poluída Terra, confirmou o favoritismo e levou o prêmio de Melhor Animação. A Pixar também já havia flertado com a Ufologia com o curta Lifted, que acompanhou o longa Rattatoile nos cinemas. Lifted é uma divertida história de abdução, contada do ponto de vista de um estagiário alienígena.
O filme Carros é considerado um dos melhores da Pixar, apesar de não ter vencido o Oscar de animação em 2006. Baseado nele, uma série de curtas foi produzida, e a mais recente é Unidentified Flying Mater. Mater, ou Mate, na versão brasileira, é uma picape bem atrapalhada e caipira, parceira das aventuras do personagem principal, Relâmpago McQueen. Mate tornou-se protagonista desses curtas, e no mais recente acaba conhecendo um pequeno disco voador de nome Mator. Mate e Mator se tornam amigos e começam a bagunçar a cidadezinha de Radiator Springs. Mate o introduz ao seu esporte preferido, derrubar tratores, e Mator produz neste momento uma divertida versão dos agroglífos. O curta menciona também a clássica fraude ufológica de jogar uma calota para o alto e fotografá-la e seus personagens visitam a Área 51, mas Relâmpago McQueen não se recorda de haver participado da divertida aventura (abdução?). Unidentified Flying Mater pode ser facilmente assistido no site Youtube.
HOMENAGEM À COLEÇÃO OS CIENTISTAS
O consultor da Revista UFO e doutor em biologia Carlos Alberto Machado lançou um blog dedicado a divulgar a histórica coleção Os Cientistas e a defender o retorno de sua publicação [http://oscientistas.wordpress.com]. Lançada em meados da década de 70, Os Cientistas trazia semanalmente um experimento, em um total de 50 exemplares. Tinha o formato de caixas de isopor acompanhadas de fascículos científicos que instruíam o leitor a repetirem experiências clássicas de notáveis cientistas, como Lavoisier, Galileu, Einstein, Faraday etc. Muitos cientistas de hoje cresceram impulsionados por aquele magnífico trabalho da Editora Abril.
Os kits traziam itens como microscópio e lâminas com amostras, balança de precisão, frascos, soluções químicas, sais e diversos outros materiais, permitindo a realização de inúmeras experiências químicas, físicas e biológicas. Machado destaca em seu blog que entre os jovens influenciados a se tornar cientistas encontra-se até o atual diretor do Instituto Butantã, Isaías Raw, que apóia sua campanha pelo retorno da série. Entre os experimentos estavam um de corrente elétrica de Ampere e Ohm, outro do princípio do avião de Bernoulli, a síntese da água de Cavendish, a densidade dos líquidos de Da Vinci, a seleção natural de Darwin, o efeito fotoelétrico de Einstein, a pilha elétrica de Volta, e muitos outros. A Revista UFO dá seus parabéns a Machado e a Raw pela iniciativa, mais do que bem-vinda diante do falimentar e deplorável estado da educação e do ensino da ciência em nosso país.
PORTAL UFOTURISMO É INAUGURADO
Dois pesquisadores de peso inauguraram o mais novo site da Ufologia Brasileira, o portal Ufoturismo [www.ufoturismo.com.br]. São eles o investigador de campo Marco Aurélio Leal e o consultor da Revista UFO Paulo Aníbal G. Mesquita, que está para ter sua primeira obra lançada pela colação Biblioteca UFO, Ufoturismo no Brasil [Código LIV-024 da coleção Biblioteca UFO. Confira na seção Shopping UFO desta edição e no Portal UFO: ufo.com.br]. O projeto destina-se a difundir o turismo a lugares conhecidos por sua constante casuística ufológica, tais como a Chapada dos Guimarães (MT), Serra do Roncador (GO), Alto Paraíso (GO), São Tomé das Letras (MG) e Peruíbe (SP), entre outros.
Mesmo no estado mais industrializado do país, cidades como Analândia, Botucatu e Peruíbe, esta no litoral sul de São Paulo, possuem muitas manifestações ufológicas [Veja matéria nesta edição]. Coincidentemente, quase todas são regiões com elevações montanhosas e exuberante beleza natural, algumas das quais áreas de proteção ambiental que abrigam ecossistemas como a Mata Atlântica, o Cerrado, a Amazônia e até a Caatinga. Além de locais de importância geológica, onde há fósseis, de cristais de rocha e de minérios, alguns estratégicos, como urânio e tório. Com seu vasto território, o país tem um potencial turístico imenso a ser explorado, inclusive no campo ufológico.
GIRO LITERÁRIO
JOAQUIM FERNANDES LANÇA ANTOLOGIA UFOLÓGICA INÉDITA
De Outros Mundos: Portugueses e Extraterrestres no Século XX é uma antologia de artigos ufológicos de diversos autores portugueses, organizada pelo ufólogo e correspondente da UFO em Portugal Joaquim Fernandes dentro do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa. Fernandes teve entrevista recente publicada em nossa edição UFO 157 [As Aparições Marianas à Luz da Ufologia], em que faz uma abordagem científica e bastante objetiva da manifestação ufológica.
O livro traz uma visão multidisciplinar da controversa presença alienígena na Terra, analisando experiências insólitas sob o ponto de vista científico. São ao todo 19 trabalhos produzidos por 23 investigadores ligados a várias universidades portuguesas, dando seriedade e uma legitimidade até então inéditas à Ufologia dentro do ambiente acadêmico. Abordando da antropologia à física, da psicologia à religião, são muitas as propostas de leitura e interpretação das observações ufológicas e dos agentes que as provocam.
Trata-se da primeira antologia do gênero em língua portuguesa, elaborada por uma equipe de acadêmicos propondo, nas palavras de Fernandes, “uma digressão por ‘outros mundos’ que se atravessaram, subitamente, no quotidiano normal de pessoas normais. Uma visita guiada pela mão de especialistas de diferentes disciplinas aos conceitos, idéias e imagens geradas em Portugal durante um século”. Uma excelente e oportuna iniciativa.