por Renato A. Azevedo
NOBEL DA PAZ PARA OBAMA E A “IMINENTE” REVELAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE EXTRATERRESTRES
Circulou no final de outubro a bombástica informação, de autoria de Michael Salla e publicada no site Examiner [www.examiner.com], de que seria iminente um anúncio à população do planeta sobre a existência de vida extraterrestre inteligente. Salla ainda informava em seu artigo que os governos do mundo já sabem disso há bastante tempo e que estavam esperando o momento certo para admitirem tais fatos — inclusive de que um contato é inadiável. O anúncio seria feito por ninguém menos do que o presidente norte-americano Barack Obama. Entre os argumentos do texto estava o Nobel da Paz recebido por ele, que, segundo o articulista, lhe conferiria legitimidade para fazer tal anúncio. Falou-se também da suposta e não comprovada reunião secreta sobre o tema que teria ocorrido na ONU, da insatisfação de setores das forças armadas dos EUA com a política de sigilo, de teorias de acobertamento sobre a missão lunar LCROSS e da recente abertura ufológica promovida por algumas nações, entre as quais o Brasil.
Infelizmente, tudo não passou de agitação e há diversos absurdos listados no referido artigo. Em primeiro lugar, Salla afirma que os diplomatas presentes a tal reunião secreta teriam sido ameaçados a mantê-la em sigilo. Fora o fato de ser absurdo completo afirmar algo assim, como manter segredo sobre uma reunião que teria discutido justamente o fim do segredo aos UFOs? Ora, é obrigação de qualquer nação proteger os diplomatas estrangeiros fora de seus países, de acordo com leis internacionais, e dos Estados Unidos de fazerem o mesmo em seu território, onde está a ONU. O próprio comitê do Nobel confirmou que o prêmio para Obama foi um incentivo para que ele prossiga em sua política externa mais produtiva em relação ao governo anterior. A abertura e divulgação de documentos antes sigilosos tem de fato acontecido, mas é a única realidade no infeliz artigo, que possui todo aspecto de “bom demais para ser verdade”. A quem interessaria criar tal clima de falsa expectativa, não se sabe. Trata-se de mais um infeliz evento ligado ao estudo ufológico.
SONDA LCROSS CHOCA-SE COM A LUA
Lançada em 18 de junho de Cabo Canaveral, a sonda norte-americana LCROSS conseguiu um feito inédito em 09 de outubro, ao observar o impacto do último estágio de seu foguete Centaur na cratera Cabeus A, no pólo sul do satélite, antes de ela própria atingir o mesmo local. Ao contrário do que diz Michael Salla em seu sensacionalista artigo, não há qualquer evidência de que a sonda tenha encontrado uma suposta construção alienígena no local. Os resultados não chegaram a ser tão espetaculares quanto algumas das animações realizadas anteriormente, muitas das quais por autores de fora da NASA. Mas, mesmo assim, as informações obtidas pela missão foram descritas como substanciais e muito importantes. De fato, as fotos do impacto do Centaur mostram claramente a nuvem de detritos resultante no fundo da cratera. A NASA espera agora que a análise dos dados comprove a existência de água no fundo das crateras polares da Lua, o que poderia facilitar as futuras missões tripuladas ao satélite.
DEPOIS DE DISTRITO 9, MAIS FICÇÃO
Distrito 9, sem surpresas, foi sucesso de público e crítica em sua estréia no Brasil [Veja análise no Portal UFO: ufo.com.br]. E diante do final do filme já surgem rumores de uma mais que provável seqüência. Contudo, isso dependerá das lotadas agendas do produtor Peter Jackson e do diretor e co-roteirista Neill Blomkamp. Este já declarou que tem outro projeto de ficção científica, não relacionado a Distrito 9 e mais comercial, sem entretanto deixar de lado uma trama inteligente. O diretor o descreve como uma mistura de gêneros, mas com tom similar ao de D9. Ainda vale recomendar uma visita ao site MNU Spreads Lies [www.mnuspreadslies.com], o blog do mutante Christopher do filme. Há vídeos de protesto pelos direitos dos extraterrestres e pôsteres pregando a convivência pacífica entre espécies, além de exemplos do alfabeto dos “camarões”, como são chamados no filme.
Enquanto isso, o fantástico Distrito 9 vai fazendo carreira. Trazendo de volta para a ficção científica sua tradicional veia crítica e social, os comentários são de que o filme revitaliza um gênero que equivocadamente muitos consideravam em crise, face ao tremendo avanço tecnológico da sociedade terrestre. O preconceito e a mesquinhez escancarados no filme, mostrando que os seres humanos são muitas vezes os vilões, é um alerta contra atitudes lamentáveis que precisam mudar, para que possamos evoluir como civilização. E quem sabe, realmente ter condições para fazer o tão aguardado primeiro contato.
LUCA OLEASTRI LANÇA LIVRO COM SUAS ILUSTRAÇÕES PREMIADAS
Um dos mais talentosos artistas ligado à Ufologia Mundial, que tem produzido sensacionais imagens digitais para as capas da Revista UFO, é o italiano Luca Oleastri, de Bologna. São dele, por exemplo, as ilustrações das edições UFO 130, 133, 137, 148, 152, 154 e 159. Oleastri também ilustra a UFO Notiziario, comandada pelo pioneiro da Ufologia Italiana Roberto Pinotti, e várias outras publicações não ufológicas. Agora ele está lançando o livro UFOs, Aliens, IFOs and Other Mysteries [UFOs, Aliens, IFOs e Outros Mistérios, Associazione Scudo, 2009], que traz em suas 56 páginas algumas de suas melhores produções, coloridas e ricamente talentosas. O grande destaque, como o próprio título mostra, são as concepções de ETs e suas naves. O livro custa US$ 27,94 e pode ser encomendado através do site: www.lulu.com. É um trabalho imprescindível a quem aprecia ilustrações artísticas e Ufologia.
O GOOGLE E OS DISCOS VOADORES
Causou polêmica, em 21 de setembro passado, a decisão do site Google de alterar seu tradicional logotipo para outros, com tema ufológico. Já não é a primeira vez que o mais popular mecanismo de busca da internet faz isso. Em um dos logos colocados no ar, um disco voador aparecia “abduzindo” uma das letras O do nome do site. Em outro, ainda mais elaborado, naves surgiam flutuando sobre um campo. Tratou-se, na verdade, de uma homenagem ao pioneiro da ficção científica Herbert George Wells, ou H. G. Wells, ator de Guerra dos Mundos e de vários outros clássicos do gênero, exatamente no dia do 143º aniversário de seu nascimento. O Google já destacou vários acontecimentos importantes nos últimos tempos, tais como o primeiro acionamento do acelerador de partículas LHC, a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, entre outros, com diferentes versões de seu logo. Como se vê, a Ufologia cresce cada vez mais em aceitação, também na publicidade!
FALECE PAVEL POPOVICH
Morreu em 29 de setembro o cosmonauta Pavel Popovich, nascido em 1930. Ele tripulou a espaçonave Vostok 4, em agosto de 1962, em um vôo conjunto com a Vostok 3 de Adrian Nikolayev. Esta foi a primeira missão do gênero com naves tripuladas. Também participou da Soyuz 14, de julho de 1974, ao lado de Yuri Artyukhin, em uma tarefa militare na estação Salyut 3. Popovich chegou ao posto de chefe do Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, cargo que ocupou até 1989, e recebeu diversas comendas, incluindo a Ordem de Lênin e a medalha de Herói da União Soviética. Ficou conhecido também pelas atividades na Ufologia, chegando a ser o chefe da comissão dedicada ao assunto na Academia Soviética de Ciências. Na sessão Mundo Ufológico da edição UFO 150, descrevemos seu avistamento, ocorrido em 1978, em um vôo retornando de Washington, quando participava de uma delegação científica enviada por seu país. Popovich era presidente da Associação Ufológica da Rússia.
GIRO LITERÁRIO
RELANÇAMENTO DE CONTATO, DE SAGAN, RENOVA A FICÇÃO
Na edição UFO Especial 036, Alienígenas na Ficção Científica, falamos a respeito desta única obra de ficção científica do saudoso Carl Sagan, no artigo Os Contatos Mais Fascinantes. O livro Contato retornou recentemente ao mercado em nova edição, mais uma vez pela Companhia das Letras, agora com um novo formato e capa, mas mantendo o mesmo conteúdo. Na trama, a cientista Ellie Arroway, do Programa de Busca de Vida Extraterrestre (SETI), capta um sinal de rádio alienígena que embute uma sofisticadíssima mensagem de uma civilização milhões de anos mais avançada que a nossa. Uma evidente referência à cientista que protagoniza o papel central do filme homônimo Contato [1997], encarnada pela atriz Jodie Foster.
Dividido em três partes – A Mensagem, A Máquina e A Galáxia –, o livro é ambientado ao final da Guerra Fria, quando ainda existia a União Soviética, e explora qual seria a possível reação da humanidade diante do primeiro contato direto e confirmado com outras espécies cósmicas. Sem deixar de lado a crítica social sem meias palavras contra as mazelas da sociedade humana, Sagan traçou uma obra fascinante que traz até mesmo um indisfarçável acobertamento dos resultados da extraordinária expedição de Ellie e seus companheiros. São cinco os viajantes no livro, aliás, contra apenas a própria Ellie em Contato. O leitor verá que se trata de uma obra essencial e fundamental não apenas para entender o que pode ser um contato com nossos vizinhos extraterrestres, mas que também discute nosso lugar no universo. Imperdível!